Como escolher o melhor sistema de reservas para o turismo

sistema de reservas

Não importa se você vende turismo de aventura, tours por vinícolas ou trabalha com receptivo. Todos os operadores de passeios e atividades querem algo em comum: proporcionar a melhor experiência para seus clientes. Para isso eles precisam de um sistema de reservas.

Uma parte crucial dessa experiência está na fase de compra do turista. Hoje em dia os consumidores querem velocidade e eficiência no seu atendimento e facilidade de pagamento, tudo isso ao alcance de alguns cliques. Por isso, você precisa de um bom sistema de reservas no qual o turista efetua a compra a qualquer hora do dia com conforto e que atenda as necessidades do seu negócio.

Fizemos um levantamento de quais são as características essenciais para considerar ao escolher um sistema de reservas:

Sistema de reservas em tempo real

Um bom sistema de reservas permite que o turista compre passeios com confirmação em tempo real. Ou seja, ele consegue consultar a disponibilidade atual dos seus serviços, selecionar dia, horário, quantidade, pagar online e receber uma confirmação. Tudo de forma automatizada. Uma das experiências mais frustrantes é apresentar uma mensagem do tipo “vamos consultar nossa disponibilidade e responderemos em breve” depois do cliente preencher um formulário de reserva.

Apresentar a disponibilidade em tempo real, dá ao cliente a sensação de segurança de que a reserva online é para valer. Além disso, confere o que se chama de “prova social”. Se outras pessoas já compraram é um bom sinal.

O processamento do pagamento também deve ser em tempo real. Pedir para o cliente aguardar enquanto você realiza a cobrança gera insegurança. As transações devem ser aprovadas ou não imediatamente. Se houver algum problema com o cartão de crédito, o cliente deve saber na hora para poder entrar em contato com o emissor do cartão, resolver a questão e tentar novamente.

Depois do pagamento, o cliente deve também receber uma confirmação da sua reserva na mesma hora, de preferência com um código de confirmação que ele possa usar para tirar alguma dúvida e apresentar no dia da atividade.

Para você também todo esse processo deve ocorrer em tempo real. Você precisa saber sempre que uma venda for realizada. E o controle de quantas vagas estão disponíveis deve ser feito automaticamente.

Painel de controle para administrar as vendas

É ótimo poder vender e reservas passeios e atividades turísticas online! Mas como você vai administrar tudo isso? Você precisa acessar todos os dados da compra, do cliente e do passeio em um só lugar. Melhor ainda, você precisará de um painel onde TODAS as suas vendas fiquem reunidas. Quando digo todas me refiro também àquelas que são feitas presencialmente, pelo telefone ou WhatsApp. Com tudo em um só lugar, seu trabalho fica mais fácil e pode dizer adeus à papelada.

Esse painel de controle deve permitir realizar buscas por código de reserva e listar as informações de acordo com diversos critérios como data da atividade, status de pagamento etc.

Reagendamento sem dor de cabeça

Sabemos que a realização de algumas atividades dependem da qualidade do tempo e de outros fatores. Sabemos também que os turistas têm imprevistos e acabam cancelando a reserva. Por isso, seu sistema deve permitir que você modifique a datas as reservas facilmente para não perder a venda.

Suporte de uma equipe qualificada

Certamente você e sua equipe estão sempre muito ocupados cuidando dos passeios, preocupados em recepcionar bem os clientes, atendê-los da melhor forma e fazer com que tudo ocorra da maneira planejada. Com tanta coisa para pensar, seu time não precisa de mais uma preocupação com o funcionamento, manutenção e atualização de um sistema de reservas. O ideal é que exista uma equipe, do próprio sistema de reservas, para dar o suporte necessário e que cuide de tudo isso para você. Quase como uma extensão do negócio!

Chat de atendimento

Na experiência da EZ Travel, o chat de atendimento na página de vendas aumenta em 50% as conversões. Esse resultado diz tudo, não é mesmo? Mas você sabe porque isso acontece? Bom, ultimamente as pessoas preferem um atendimento rápido e prático, sem ter que ligar ou esperar uma resposta por e-mail. Você deve saber disso por causa da sua experiência conversando com os clientes por WhatsApp.

A preferência pelo chat também ocorre em situações nas quais o cliente não quer ficar falando em voz alta. Por exemplo: no transporte público, durante o horário de trabalho, à noite na cama etc. Às vezes o cliente também quer fazer perguntas mais delicadas, que ele se sentiria constrangido de fazer conversando por telefone com alguém. A conversa por texto dá mais liberdade ao cliente.

Cadastro de vendedores

Uma boa prática para operadores de passeios e atividades é a parceria com negócios locais como hotéis e pousadas. Se você é adepto dessa prática, seu sistema de reservas deve permitir que você cadastre seus parceiros para que eles realizem vendas direto no sistema. O sistema deve permitir que você acompanhe as vendas realizadas por eles. Assim, você poderá gerenciar o quanto precisa pagar de comissões de forma muito mais fácil.

Flexibilidade para construir formulários

Alguns sites de vendas online exigem que o turista esteja cadastrado e entre com um login e uma senha (que ele pode facilmente esquecer) para finalizar uma compra. Essa etapa pode ser burocrática e alongar o trabalho do cliente, que não quer perder tempo, ao coletar informações que muitas vezes serão descartadas.

O ideal é não dar nenhum motivo para o cliente desistir do processo da compra. E cada campo que você pede para o cliente preencher é uma chance para ocorrer algum erro. Além disso, é possível que o cliente não tenha na hora da compra todos os dados que você pede. Por exemplo, se você precisa que ele informe o CPF de cada participante é possível que a pessoa que está realizando a reserva não tenha a informação de todos naquela hora.

Em um sistema de reservas ideal, você decide quais campos precisa e o turista passa apenas as informações relevantes.

Layout responsivo

A evolução dos smartphones não é novidade para ninguém. Aplicativo do banco, mapa da cidade, delivery de comida, táxi e tantos outros estão ao alcance das nossas mãos e dentro de uma telinha. Com isso, as pessoas preferem os celulares aos seus computadores. Sem falar naqueles que nem computadores têm.

De acordo com as estatísticas de acesso dos servidores da EZ Travel, 70% dos usuários usam smartphones. Isso significa que o sistema de reservas que você escolher deve funcionar de forma perfeita nos celulares mas também se adaptar corretamente aos 30% que acessam via computador. É o que se chama de layout responsivo. Ou seja, o site se adapta ao dispositivo que o usuário está usando para acessar.

Sendo assim, é quase que obrigatório que um sistema de reservas seja responsivo. A navegação deve ser tão fácil pela “pequena” tela de um celular tanto como por uma tela de computador.

Constante evolução

O ritmo de surgimento de inovações tecnológicas é muito rápido e só vai acelerar. Por melhor que um sistema de reservas seja, se ele não continuar adotando novas tecnologias, em pouco tempo estará defasado.

Por exemplo, as tecnologias de reconhecimento de voz estão melhorando rapidamente. Em breve, as pessoas poderão também interagir com seus smartphones e computadores usando comando de voz de forma natural. Elas vão esperar que todos os sistemas com os quais elas têm contato saibam também se comunicar com elas dessa forma.

O seu sistema de reservas deve se adaptar às rápidas mudanças do setor turístico e do mundo digital. Então pense se o sistema de reservas para você é aquele que não sai do lugar ou um que está evoluindo com o seu negócio e com o mercado.

Um sistema de reservas eficaz consegue agilizar o trabalho da sua equipe, facilitar a administração das reservas feitas online e manualmente (presenciais, por telefone ou WhatsApp) e ao mesmo tempo oferecer a melhor experiência para o seu turistas antes mesmo dele chegar ao destino da viagem. É durante o processo de compra e atendimento que ele terá um dos primeiros contatos com seu negócio, por isso é essencial que ele esteja satisfeito!

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