Guia rápido de como usar o WhatsApp Business

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O WhatsApp criou uma solução voltada para pequenas e médias empresas: o WhatsApp Business. Nele, você consegue criar uma conta comercial para seu negócio e fidelizar os turistas. O serviço é completamente gratuito, embora, algumas funções venham a ser pagas no futuro.

 

 

No Brasil é comum que empreendimentos usem o WhatsApp para entrar em contato com seus clientes.  Em uma pesquisa realizada pela Morning Consult, 80% dos pequenos negócios usam o aplicativo e ainda 100 milhões de brasileiros utilizam ele todos os dias.
 
 

 

Na nova versão, apesar da interface ser muito similar a do WhatsApp comum, existem funcionalidades exclusivas que proporcionam mais agilidade e eficácia. Um dos benefícios é o perfil confirmado ou verificado, dando segurança para turistas trocar mensagens com você.

 

 
O WhatsApp Business também é uma boa alternativa para quem depende do e-mail, pois o contato via mensagem é mais rápido, muitas pessoas ficam ligadas o tempo todo no celular. Outra vantagem é ter acesso a quem visualizou as mensagens.

 

 
 
Quem já usava o aplicativo na versão original para fins comerciais pode migrar suas conversas e contatos para a nova versão. Quem nunca usou, precisa começar a cogitar a ideia. Vamos conhecer as funcionalidades do WhatsApp Business:

 

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  • Contas verificadas

 

No Business, você consegue verificar sua conta, assim é possível diferenciar perfis de empresas de pessoais, além de tornar seu perfil legítimo.

 

  • Mais dados

 

Quem já está acostumado com o WhatsApp sabe que é possível colocar uma foto e nome no perfil. Na nova versão, as empresas podem adicionar o link do seu site, e-mail, localização, horário de funcionamento, categoria do negócio e descrição. O perfil da sua empresa funcionará como um cartão de visita.

 

 
  • Mensagens Automáticas

 

Outra funcionalidade são as mensagens automáticas que podem ser programas para receber o cliente, assim que ele te manda uma mensagem ou responder automaticamente quando sua equipe estiver ausente. Assim quando o turista entrar em contato, uma mensagem pode introduzir a sua empresa ou quando você não estiver disponível ele saberá quando retornar.

 

 
  • Respostas rápidas

 

Com as respostas rápidas, você consegue criar respostas pré-definidas para perguntas feitas com frequência. A diferença entre elas e as mensagens automáticas é a maneira como são enviadas. Para enviar uma resposta rápida é preciso digitar um atalho na caixa de texto precedido pelo símbolo “/”.

 

  • Etiquetas

 

As etiquetas permitem que você adicione maradores coloridos em conversas ou mensagens. Além de te ajudar na organização, fica mais fácil achar aquilo que é mais importante dentre tanta informação.

 

  • Métricas

 

No WhatsApp Business, você tem acesso aos dados estatísticos do seu relacionamento com os clientes via WhatsApp.  Você conseguirá visualizar todas suas mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas Esse é o local onde você conseguirá mensurar as suas ações no aplicativo.

 

 

Começando a usar o WhatsApp Business

 

 
Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos no seu celular, buscar por WhatsApp Business e instalar.

 

 
O primeiro passo para criar um perfil é ter um número que não esteja na base de dados do WhatsApp, ou seja, provavelmente você precisará de um número novo para cadastrar.
 

 

Depois de criar sua conta, complete o perfil e coloque uma imagem de alta qualidade do logo na foto para que você seja melhor identificado.

 

 

Vamos aprender a configurar as funcionalidades

 

  • Como verificar minha conta?

 

No momento, empresas não podem solicitar ou pagar por uma verificação de conta, apenas as mais conhecidas são verificadas. Mas é possível confirmar sua empresa, para isso basta que o número cadastrado seja o mesmo que o telefone da empresa.

 

 
 
  • Como criar mensagens automáticas e respostas rápidas?

 

O primeiro passo para configurar essas opções é acessar as configurações da empresa como ilustrado abaixo:

 

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Em “Configurações da Empresa” você pode acessar seu perfil, as estatísticas ou configurar as mensagens automáticas e respostas rápidas.

 

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Em Mensagem de Ausência ou Mensagem de Saudação você define aquele texto que será enviado toda vez que estiver ausente ou quando receber um novo turista. É possível ativar ou desativar essas opções.
 

 

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O WhatsApp Business é muito intuitivo, para configurar as mensagens automáticas você deve escolher qual será o texto da mensagem, o horário de envio e os destinatários.

 

 

Para configurar as respostas rápidas é preciso escolher o texto e o atalho. O atalho é uma palavra única que vem acompanhada de “/” (exemplo: /preços) e aciona a resposta pré-definida.

 

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Para enviar uma respostas rápida basta digitar “/” junto com a palavra que foi definida como atalho, selecionar a mensagem e enviar.

 

 
  • Como atribuir etiquetas em conversas ou mensagens?

 

Para adicionar uma etiqueta a uma mensagem, clique em cima e segure por um tempo para selecionar. Depois abra o menu e escolha “Etiquetar Mensagem”. Na janela que abrirá você pode escolher uma etiqueta já existente ou criar uma nova.

 

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Para adicionar etiquetas em conversas inteiras, você deve selecioná-la (clicando e segurando por um tempo) e depois clicar no ícone de etiqueta no topo da tela.

 

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Para visualizar suas mensagens e conversas marcadas com etiquetas, abra o menu e clique em “Etiquetas”.

 

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Esse foi um guia básico introduzindo as novas funcionalidades do WhatsApp Business.
 
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