Vale a pena desenvolver seu próprio sistema de reservas?

Muitas empresas de turismo perdem tempo e dinheiro desenvolvendo seus próprios sistemas de reservas. Veja neste artigo porque isso não faz mais sentido.

Conversando com potenciais clientes encontramos empresas que acabaram ou estão prestes a investir R$ 10 mil, R$ 15 mil no desenvolvimento de uma solução própria de reservas online. Quando falamos para eles quanto custa passar a utilizar EZ Travel para gerenciar suas reservas e vender online alguns só faltam chorar de remorso. Nossa solução começa em R$ 99,90 po mês. Neste artigo explico porque o modelo de negócios da EZ Travel é mais eficiente e entrega mais valor para nossos clientes do que o desenvolvimento de uma solução própria. Spoiler: não é apenas mais barato.

 

Economia de escala

Quando cada empresa de turismo investe do próprio bolso para desenvolver um sistema de reservas ela está realizando o investimento menos eficiente. Imagine que 10 empresas invistam R$ 10 mil reais para desenvolver um sistema customizado. Por mais que as empresas acreditem que têm necessidades muito específicas, na maioria dos casos, a solução é praticamente a mesma. Isso significa R$ 100 mil reais investidos em dez sistemas quase iguais.

Agora imagine concentrar esse investimento de desenvolvimento em uma solução que possa ser usada por todas essas empresas. Você pode fazer duas coisas: desenvolver a mesma coisa por um custo muito menor (provavelmente mais próximo dos R$ 10 mil) ou desenvolver algo muito mais sofisticado pelo mesmo investimento total (os R$ 100 mil).

EZ Travel concentra os investimentos no desenvolvimento de software para que cada empresa de turismo não tenha que realizar o gasto sozinha. Quando você utiliza EZ Travel, paga apenas uma pequena mensalidade e taxas acessíveis sobre as transações que passam pela plataforma. Mas isso é só a primeira de uma série de vantagens.

 

Evolução constante

Quando você paga um desenvolvedor para construir uma solução customizada, está contratando uma solução específica, com recursos limitados, especificados no briefing que você faz ao prestador e no contrato de prestação de serviços. Isso é o que em engenharia de software se chama de escopo. Depois que o trabalho for entregue (e muitas vezes até mesmo depois dele ser iniciado) você não vai poder pedir modificações e melhorias sem implicar em um custo adicional.

Se você já contratou desenvolvimento de software antes sabe que qualquer modificação que você deseja fazer, por mais simples que pareça, vai acabar influenciando o prazo de entrega e o custo.

Além disso, por melhor que seja o escopo que você definiu para desenvolver a sua solução customizada, é muito provável que daqui a 12 meses você vai querer realizar avanços. Você pode ter uma ideia nova sobre como apresentar seus serviços ou simplesmente por causa do surgimento de uma nova tecnologia.

Por exemplo, por muitos anos, os desenvolvedores construíam sites com foco no acesso via computador. Desde a proliferação da banda larga móvel e dos smartphones isso não faz mais sentido. O padrão hoje é desenvolver com prioridade para os dispositivos móveis porque a maior parte do acesso à internet é feita no celular. Nos próximos anos, novas tecnologias como a interação por comandos de voz se tornarão cada vez mais utilizadas.

Com EZ Travel, essas modificações e evoluções são realizadas constantemente pelo investimento que nós fazemos no desenvolvimento da plataforma. Quando você usa a nossa plataforma, não precisa se preocupar em investir e nem mesmo pensar nessas novidades. Nossa equipe está constantemente atualizando o sistema e trazendo novidades com o objetivo de vender mais pelo seu site e reduzir o seu trabalho.

Isso não se refere apenas ao desenvolvimento do sistema. Logo no começo, tínhamos muita curiosidade em saber porque alguns turistas deixavam de concluir suas compras. Adotamos então um sistema de atendimento via chat. Descobrimos dezenas de motivos e dúvidas que os usuários têm durante o processo de compra. Com a ajuda em tempo real aos usuários conseguimos melhorar muito a nossa taxa de conversão de vendas.

Se você conversar com nossos clientes, vai perceber que temos um canal de discussão sempre aberto, ouvindo suas sugestões para que possamos implementar novos recursos. Assim, se você se tornar nosso cliente terá sempre a capacidade de influenciar a evolução do sistema.

 

Hospedagem, monitoramento e manutenção

Todo sistema precisa estar hospedado em algum lugar e ser monitorado para verificar sua estabilidade. Quando você contrata uma empresa de desenvolvimento para fazer uma solução customizada, terá também que pagar um serviço de hospedagem para colocar e manter o sistema no ar.

Além disso, é preciso monitorar e saber se o sistema está funcionando adequadamente. Hoje em dia, quase todo software utiliza sistemas externos que são atualizados de tempos em tempos. Você precisa realizar constantemente a atualização desses sistemas para garantir que tudo continua funcionando. Isso significa um investimento mensal que não está incluído no custo de desenvolvimento.

Quando vasculhamos a internet atrás de potenciais clientes frequentemente encontramos sites que deixaram de funcionar. Pode ser um certificado de transação segura que expirou, um limite de espaço em disco que foi ultrapassado, entre muitos outros fatores.

Se você é cliente de EZ Travel, nós nos encarregamos da hospedagem e monitoramento da solução. Por sinal, usamos os melhores data centers do mundo para hospedar nossa plataforma. Sabemos a todo momento quantas pessoas estão acessando o sistema e qual é o nosso tempo de resposta. Esse é o nosso negócio. Você não precisa se preocupar com isso.

 

Tempo de desenvolvimento

Todo projeto de software leva um tempo para ser desenvolvido. Por mais experiente que seja a empresa que você contratou para desenvolver a sua solução customizada, ela vai precisar de várias semanas ou meses para entregar o sistema. O mais comum é que sejam muitos meses.

Se você usar EZ Travel, a implantação é imediata. Como o sistema já está desenvolvido, basta cadastrar a sua empresa e os serviços que você quer vender. Conseguimos colocar no ar um novo cliente em 24 horas! Não há comparação. Você pode começar a vender em uma fração do tempo que seria necessário no caso de um desenvolvimento próprio.

 

Testes e lançamento

Todo software precisa ser testado antes de ser lançado. Recentemente um dos nossos clientes investiu no desenvolvimento de um novo site durante meses. Quando o site foi ao ar, diversos problemas estavam presentes. O site não carregava corretamente no celular, havia links quebrados, entre muitos outros defeitos.

Como o sistema da EZ Travel já está pronto, você não corre esse risco. Todas as novas funcionalidades também são exaustivamente testadas antes de serem colocadas para funcionar.

 

Você não é a Amazon

Você trabalha com turismo há muitos anos e já tem o seu sistema de trabalho funcionado. Mas agora o crescimento da demanda pelo canal online exige que você faça investimentos na internet. A primeira ideia é mandar fazer um site de e-commerce. Mas esse não é o caminho correto.

É normal que você pense em e-commerce quando começa a planejar como vender pela internet. Afinal, todos temos nossa experiência como consumidores online. Mas vender serviços turísticos é muito diferente de vender geladeiras, eletrônicos e calçados.

O erro mais comum que a mentalidade de e-commerce incute no desenvolvimento da venda online de serviços turísticos é a exigência que os turistas se cadastrem no seu site para que possam comprar. Os sites genéricos de venda online têm o objetivo de estimular a fidelidade dos compradores.

Afinal, o que eles vendem muitas vezes pode ser comprado várias vezes (comida, material de limpeza etc.) e está disponível em todos os concorrentes (a geladeira que é vendida no Submarino é igual a que está no site do Ponto Frio).

Por isso faz sentido que eles exijam que as pessoas se cadastrem. Eles querem enviar ofertas de outros produtos depois que o usuário fez a compra.

Mas para você isso é muito menos relevante. Para a maioria dos nossos clientes, uma segunda venda para o mesmo consumidor é uma raridade. Assim, não é bom exigir que o cliente se cadastre antes de comprar.

Aliás, quanto menos informações você pedir antes do usuário concluir a transação, melhor. É sabido que quanto mais informações são exigidas mais chance o usuário tem de desistir do processo.

Na EZ Travel não exigimos que o cliente se cadastre. Aliás, o processo de compra tem apenas dois passos: escolher o dia, horário e quantidade de pessoas e dar suas informações de compra.

 

Muito além da venda online

Quando você pensa em começar a vender online é muito comum também pensar que a venda pela internet é algo separado das demais vendas. Nada mais equivocado. Os seus clientes vão continuar comprando pelos seus canais tradicionais (telefone, email, WhatsApp, loja).

Você não pode correr o risco de vender pela internet mais do que você tem capacidade de atender. Mas você mandou fazer um sistema de venda online que não conversa com o seu negócio como ele tem funcionado até agora. Você precisa integrar todos os seus canais de venda e controlar a sua agenda em um só lugar.

É por isso que EZ Travel não é apenas uma solução de vendas online, mas um sistema de reservas completo para o seu negócio. Você cadastra todas as vendas na plataforma. Assim, o controle da sua capacidade de atendimento é realizado automaticamente, online. Você não precisa se preocupar em gerenciar quantas vagas estão à venda no seu site porque todo o seu calendário de atendimento é centralizado dentro de EZ Travel.

 

Foco

Seu negócio é atender bem os turistas. Especificar, contratar, testar e aprovar um projeto de software não é a sua prioridade.

Em EZ Travel temos profissionais que criam serviços digitais desde que a internet existe. Eu mesmo fui uma das primeiras pessoas a criar sites no Brasil. Um dos primeiros deles, foi o site do jornal Zero Hora, em 1995. Nosso diretor de tecnologia também tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de serviços online.

Além disso, estamos pensando nisso todos os dias, sempre buscando novas formas de fazer o sistema mais eficiente e que ele venda mais para você. Também conversamos com nossos clientes continuamente e ideias que surgem nessas discussões acabam beneficiando todas as empresas que trabalham conosco.

Espero que esses argumentos ajudem você a decidir sobre a sua estratégia de vendas. Se tiver alguma dúvida é só me escrever em caique@eztravel.com.br.

 

Abraços

Caique Severo, CEO, EZ Travel

 

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