10 livros que todo empreendedor de turismo deveria ler

livros

O turismo, setor que realiza o sonho das pessoas de viajar, foi um mais afetados pela pandemia de COVID-19. A recente distribuição de vacinas, tanto no Brasil como no mundo, traz esperança, mas empreendedores certamente terão que buscar alternativas para reinventar a si e aos seus negócios.

Para ajudar, a EZ Travel montou uma lista com 10 livros que todo empreendedor do turismo deve ler. Confira:

19 reflexões sobre turismo e COVID-19: Coletânea de artigos sobre impactos da Covid-19 no turismo

41zolj LwKL

Um livro indicado para quem trabalha na indústria de viagens e turismo, seja no Brasil ou exterior. É possível acompanhar através desse único exemplar entendem diversos conteúdos que explicam as mudanças do turismo por conta da pandemia, com ideias e insights para adaptar ideais as ferramentas da sua empresa e destino.

As análises e informações começam desde marco de 2020, onde a pandemia de COVID-19 afetou duramente a todo mundo.

Turismo de experiência

416BeM08qhL

O turismo de experiência está ganhando cada vez mais corpo no mercado turístico, onde os profissionais da área têm encontrado dificuldades para conseguir matérias que possam sintetizar esse assunto. A fim de entender melhor este público, o livro apresenta estudos sobre o turismo de experiência e uma necessidade de formação.

Para prestar a atenção também nas ilustrações, estão representados exemplos de como o turista deve buscar suas experiências.

Turismo: Múltiplos olhares, novos desafios

51YqkQRRqrL. SY346

O turismo está se consolidando como uma das principais atividades econômicas da atualidade, com potencial para promover melhorias significativas em todos os locais que apostam nesse setor.

A atuação de pesquisadores, gestores e técnicos, tudo isso tem se mostrado essencial para o setor turístico.  Este livro mostra um pouco dos olhares de múltiplos historiadores e apaixonados pelo turismo, através de reflexões em busca de novos desafios.

Marketing 4.0

81cGvewyYjL. AC UY218

Philip Kotler é o pai do Marketing Moderno e muito dessa brilhante história é relatada nessa evolução do marketing em todos os continentes. Philip já tinha escrito outros livros, onde relatava histórias focadas ao consumidor, produtos, serviços culturais e empresariais para refletir em cotidianos humanos bem-sucedidos.

Agora, junto com Iwan Setiawan, eles mostram que não apenas a conectividade fez profundas transformações no marketing tradicional para o que chegamos agora, o marketing 4.0. Você irá entender os caminhos do consumidor, em uma era digital onde o consumidor adotou novos meios para comprar os seus apreços.

Para se alcançar o sucesso em um ambiente que e tão mutável e complexo, o marketing deverá guiar o consumidor ao longo de uma jornada onde o principal objetivo é conseguir fidelizar o consumidor.

De tempos em tempos, aparece um novo movimento dentro do marketing, porém desta vez não estamos falando apenas das mudanças das regras, mas sim de toda uma sociedade. Também aqui serão retratadas ideias do consumidor para o futuro e a sua relação dentro do marketing.

Produtos turísticos e novos segmentos do mercado – Planejamento, criação e comercialização

41HpWd Y81L. SX336 BO1204203200

Diariamente é possível perceber novos segmentos que aparecem no mundo turístico, muito em conta da velocidade que se tem acesso as informações no dia de hoje, que são trocadas e repassadas dentro das redes sociais, o que possibilita a agrupação dos indivíduos, identificando, conhecendo e se possível antecipando os desejos desses segmentos, com objetivo do que as empresas podem atrair, conquistar e atender de forma confiável.

Quanto mais o consumidor te conhece e tem experiência no mundo globalizado que estamos levando as empresas do setor turísticos a se interessarem em aprimorar os seus produtos para um público cada vez maior.

Além de estarmos abordando o planejamento e comercialização do turismo, podemos abordar aqui vários segmentos do mesmo, como: turismo de conhecimento, segmentos consolidados e novos segmentos, alguns dos que vem se destacando dentro do mercado brasileiro.

Comece pelo porque: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir

41Bbi8335AL. SX346 BO1204203200

Algumas pessoas e organizações são mais criativas e inovadoras do que as outras. Isso é fato! Porém, você já parou para se perguntar o que estas pessoas e organizações tem de diferente em comparação ao restante?

De acordo com Simon Sinek, a resposta está no forte censo de propósito que estas pessoas e organizações apresentam.

O livro te mostra como eles pensam, agem e se comunicam para se manterem como líderes, após conquistarem tudo o que querem na vida, porém seguir no objetivo de conseguir mais. Também entender movimentos que podem te inspirar a criar a sua organização, além de que tudo nesta vida tem um proposito, nada irá acontecer por acaso.

Cadeia produtiva do turismo: atrativos, transportes, hospedagem, alimentação

51OBb6a0jCL. SY498 BO1204203200

Este livro irá te mostrar o propósito para ser mais produtivo. A sua aplicação pode ser feita em várias categorias: atrativos, transportes, hospedagem, alimentação, serviços de apoio e comércio.

Segundo o conceito, cada uma dessas categorias deve estar bem articulado para que a importância econômica esteja sempre no topo. Trate bem os seus turistas se você for um dono de hotel, assim o seu dinheiro sempre será entregue pelos seus hospedes com orgulho e carinho.

O livro é voltado para pessoas que trabalham no campo de turismo, hospitalidade e lazer, com uma leitura dinâmica focada para esclarecer os impactos na qualidade e competitividade do produto turístico em todo o mundo.

O jeito Disney de encarar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar

51AHsiI6kRL. SX339 BO1204203200

A Disney contempla um atendimento especial aos seus clientes até o ponto em que não para mais de crescer. Hoje a Disney é uma marca que não está apenas presente nos Estados Unidos, mas sim nas Américas, Europa e Ásia, por exemplo.

Neste livro, você irá conhecer os bastidores das melhores práticas e da filosofia que a Disney coloca em ação. Aqui você será o convidado, podendo conhecer tudo sobre a magia da empresa que há anos presta um serviço lendário.

Já publicamos um artigo completo sobre este livro

Instagram para negócios: Aprenda a vender todos os dias transformando seguidores em clientes

Você nunca sonhou em alavancar o seu Instagram e fazer dele o seu grande negócio? Se o seu desejo é aumentar a lucratividade da empresa, porém não sabe como começar, vai precisar ler esta obra escrita por Júlia Munhoz.

Júlio tem muita experiência com o Instagram, no qual ela irá te trazer uma experiência totalmente nova, onde você será apresentado a uma conta de Instagram de sucesso, que todos os dias faz vendas, acumula seguidores e os transforma em clientes.

Gatilhos mentais: O Guia Completo com Estratégias de negócios e comunicações comprovadas para você aplicar

41u5KxvrUpL. SX346 BO1204203200

Aqui você irá descobrir todo o poder do copywriting e entender como pessoas normais estão vivendo disso, trabalhando desde qualquer lugar que estejam, em vários projetos e com bons rendimentos.

A obra conta uma série de gatilhos mentais, que vão muito além de uma simples comunicação de vendas. O gatilho mental mais poderoso sempre será a sua alma, que com ela você estará motivado para ir atrás dos seus objetivos.

Essas estratégias tem o intuito de te provar como é possível construir um negócio e o fazer sólido mesmo com pouco.