12 eventos de turismo no Brasil em 2022

12 eventos de turismo no Brasil

O ano de 2022 começou de forma otimista para o mercado de turismo. Apesar do avanço da Ômicron, a mais recente variante da COVID-19, os empreendedores e profissionais do segmento acreditam que chegou efetivamente o momento da retomada. Vários eventos estão marcados de norte a sul do Brasil para comprovar essa tendência.

Selecionamos nada menos do que 12 dessas feiras, exposições e festivais. Confira abaixo e você poderá ver que são excelentes oportunidades para conhecer novidades, obter capacitações e especializações, além de fazer muito networking e negócios.

Feira de Turismo da AVIRRP

A Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP) marcou para os dias 18 e 29 de março a realização da edição 2022 da sua Feira de Turismo. Os realizadores prometem um evento “mais moderno e preocupado com a segurança de todos os participantes”.

Haverá uma “Feira VIP”, na qual expositores receberão os profissionais de Turismo de Ribeirão Preto e região para tratar de negócios. “Será realizado como parte da programação da Feira de Turismo, o Fórum ‘A Voz do Agente’, em que os agentes de viagem terão novamente a oportunidade de debater as estratégias, oportunidades e soluções para o setor no próximo ano”, afirmaram os organizadores ao site Panrotas.

  • Quando: 18 e 19 de março de 2022
  • Onde: Centro de eventos Taiwan (Ribeirão Preto, SP)
  • Mais informações: ainda não há site oficial

UGART – 36ª Feira de Negócios Turísticos

A Feira UGART será realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no final de março. Tratará de pautas no turismo de negócios focada sobretudo nos agentes de viagem, para promover o debate sobre “um mundo repleto de novas ideias daqui para a frente”.

A edição anterior contou com área de convivência para network, experiências e degustações gastronômicas, área do conhecimento com palestras e capacitações, rodada de negócios entre os expositores, lounge de marketing e lounge jurídico para dúvidas legais.

A União Gaúcha das Operadoras e Representantes de Turismo (UGART) é a entidade que organiza o evento.

WTM Latin America

Trata-se de um evento Business to Business (B2B) com três dias de duração no qual a indústria de viagens vai se reunir para negociar e fechar contratos que contribuem o posicionamento da América Latina como uma das áreas mais importantes da indústria mundial de viagens e turismo. São aguardados 15 mil profissionais de viagens e turismo e 500 empresas expositoras para fazem networking, negócios e descobrirem as últimas novidades do setor.

“Por meio de nossas conexões na indústria e nosso incomparável alcance mundial , criamos oportunidades pessoais e comerciais, oferecendo aos clientes, contatos, e conteúdos de qualidade. Também proporcionamos aos nossos visitantes a oportunidade de descobrir o mundo em um único lugar e expandir o seu conhecimento por meio de palestras com grandes nomes da indústria”, diz o site oficial.

Expo Turismo Paraná 2022

Em sua 26ª edição, a Expo Turismo Paraná 2022 é uma feira de negócios, capacitações e mostras. Oferece rodadas de negócios agendadas e eventos paralelos. São em média 300 expositores e mais de 5 mil visitantes.

A organização é unidade paranaense da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PR). “Todo o formato do evento foi atualizado e se enquadra nas novas regras de segurança para atender as demandas mais recentes do setor. Além de abrir a visitação ao público final, são várias novidades para fomentar negócios e networking”, explica a entidade.

Travel Business Networking

O Travel Business Networking (TBN Nacional 2022) ocorrerá de 28 a 31 de Agosto, no Portobello Resort, em Angra dos Reis (RJ) – o estabelecimento será fechado para os participantes fazerem negócios. Serão três dias de evento reunindo expositores internacionais e nacionais com agências de viagens do Brasil.

Os organizadores prometem grandes novidades e surpresas especiais. “Os expositores conseguem mostrar sua marca, seus produtos e serviços através de um sistema de agendamento desenvolvido especialmente para o evento, atendendo assim a necessidade um público altamente segmentado nas entrevistas marcadas”, diz o site oficial.

ABAV Expo

Este é outro evento organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), desta vez de Pernambuco. Edições recentes contaram com mais de 32 mil participantes, “34% do público formado por tomadores de decisões”. Forma ainda mais de duas mil marcas expositoras, 700 jornalistas e influenciadores digitais e 5 mil pessoas capacitadas.

O evento é voltado para destinos nacionais e internacionais, operadoras emissivas e receptivas, companhias aéreas, consolidadoras, hotéis e resorts, cruzeiros, fornecedoras de tecnologia e sistemas, locadoras de veículos, empresas de ecoturismo e aventura e de representantes do turismo rural, entre outros. “A ABAV Expo é a oportunidade de fortalecer sua marca e estabelecer uma sólida rede de relacionamentos com todas as cadeias da indústria do turismo, incluindo a mídia segmentada e influencers de viagens e turismo”, prometem os organizadores.

Brasil Travel Market (BTM)

O Brazil Travel Market (BTM) – é um evento que promove a integração do setor de viagens e turismo, além de apresentar novos produtos para mercado. Reúne feira, fórum, capacitações e rodada de negócios. O BTM é realizado e organizado pela BBC Eventos desde 2010, em formato de workshop – na ocasião, contou com presença de 60 expositores e 200 agentes e operadores de viagens visitantes, vindos dos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

As edições mais recentes contaram com aa presença de mais de 4 mil profissionais do turismo, vindos em caravanas de todo Brasil, além de 240 estandes. O Brazil Travel Market tornou-se assim dos maiores eventos B2B de turismo realizado no Brasil.

Festuris Gramado

O Festuris Gramado já é uma das maiores feiras de negócios turísticos em toda a América Latina, o que também o coloca entre os maiores eventos do setor no mundo. Na edição do ano passado, o tema foi “transformação”.

Ainda não há muitas informações sobre o Festuris deste ano, programado para ocorrer de 3 a 6 de novembro em Gramado, na serra gaúcha. “Abordamos assuntos pertinentes no dia a dia, trabalhamos sobre a sustentabilidade, a inclusão, experiências, entre outros assuntos. Oportunizamos momentos de aprendizagem e adaptação a todos. Todos são bem-vindos ao nosso evento!”, diz o site oficial.

Festival das Cataratas

O Festival das Cataratas era realizado no mês de junho, mas o sucesso das duas últimas edições realizadas em dezembro fez o evento migrar para o final do ano. “Conversamos com muitos expositores e participantes, que manifestaram o desejo de manter o evento para dezembro. O que percebemos é que a qualidade da feira e das negociações aumentou consideravelmente nas últimas edições”, destaca Mayara Angeli, diretora do evento.

Mais de 5 mil pessoas circularam pela última edição, que contou com uma área de exposição 40% maior em comparação com 2020. De acordo com o site oficial, foram 250 estandes e 1,3 mil marcas apresentadas ao amplo público do evento, formado por agentes de viagens, operadores de turismo, destinos e atrativos, meios de hospedagens, companhias aéreas, instituições privadas e governamentais, profissionais da hotelaria, entre outros.

Assim como a tradicional Feira de Turismo e Negócios, outros eventos paralelos e complementares serão promovidos em dezembro, como o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que é o maior fórum científico do turismo das Américas.

Abeta Summit (Datas ainda não foram divulgadas)

O ABETA SUMMIT, como é conhecido o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, é organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA). Realizado desde 2003, é o principal evento deste segmento específico do turismo. Inclusive utilizou o EZ Travel para inscrição dos participantes, demonstrando a versatilidade da nossa plataforma de reservas online.

“É considerado um dos mais importantes fóruns de discussões do setor, reúne de forma dinâmica e interativa, empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores de atividades em ambientes naturais”, diz o site oficial. Ainda não foram divulgadas as datas da edição 2022 – a última foi em novembro, em Timbó, no chamado “Vale Europeu Catarinense”.

Fórum Panrotas (Datas ainda não foram divulgadas)

O Fórum PANROTAS também teve a sua última edição realizada em novembro de 2021 e também não divulgou datas para este ano, mas certamente será realizado. Afinal, trata-se de outro dos mais importantes eventos para a indústria do Turismo brasileiro.

O fórum exibe cases de diferentes modelos de negócios que estão sendo reinventados pela tecnologia e o impacto do consumidor conectado em diferentes plataformas de comunicação. “Palestras e painéis discutem o papel da liderança dentro das organizações, trazendo em cada edição as tendências do marketing, distribuição, sustentabilidade, tecnologia e análises sobre comportamento do consumidor”, complementa o site oficial

O evento anual reúne as principais lideranças dessa importante indústria, trazendo reconhecidos palestrantes tanto do Brasil quanto do Exterior.

Travel Conference ( Datas ainda não foram divulgadas)

A Travel Conference é um dos eventos de turismo mais importantes do Brasil, sendo muito importante sobretudo para os operadores de turismo, além de fornecer novas informações e contribuir para um melhor desenvolvimento do setor.

Assim como aconteceu em 2021, será debatido eventos sobre a retomada do turismo que já aconteceram no último ano e que em 2022 deverá retornar com ainda mais força.

Coloque todos os eventos na sua agenda e não deixe de participar, convidando os seus colegas de trabalho para debater sobre a sua visão turística em cada uma das datas.

Comentários

Conhece algum outro evento que merece ser incluído? Deixe nos comentários abaixo: