12 vantagens de um sistema de reservas para turismo receptivo

sistema de reservas no turismo receptivo no aeroporto

Um sistema de reservas para turismo receptivo pode representar a oportunidade perfeita de gerenciar o seu negócio, possibilitando um aumento no número de vendas e o acesso rápido, prático e seguro para os clientes.

Isso porque essa é uma plataforma que permite aos viajantes acessar os principais serviços oferecidos, podendo realizar reservas, pagamentos pelo cartão de crédito e boleto bancário, além de conferir a disponibilidade do serviço. Tudo isso de forma online.

Então, se você está em dúvida sobre os benefícios de adquirir esse sistema, a gente te ajuda! Vamos lá?!

O que é um motor ou sistema de reservas?

Um motor de reservas é uma ferramenta online, na maioria das vezes um site, que conecta os prestadores de serviços turísticos a seus clientes. Desse modo, o empreendedor pode colocar os seus serviços à venda online e os clientes podem consultar a disponibilidade em tempo real, valores e realizar a reserva online com pagamento antecipado.
Sistemas de reservas online são utilizados por agências de turismo receptivo, atrativos turísticos, parques de diversão, vinícolas, cervejarias, agências de excursões, pistas de kart, campos de paintball e muitos outros locais que exigem reserva antecipada.

Além de garantir informação de forma rápida e prática para o cliente, permitindo que ele compre o serviço através do cartão de crédito ou boleto bancário, o sistema de reservas online ainda proporciona ao empreendedor a oportunidade de gerenciar suas reservas e vendas de forma centralizada e eficiente.

Gerencie todas as suas vendas em um só lugar

Um dos melhores benefícios de um sistema de reservas é a possibilidade de gerenciar o serviço por meio da plataforma online, reunindo todas as informações em um só lugar.

Desse modo fica mais fácil entender quantas vendas foram realizadas, quais são os horários reservados, quanto dinheiro entrou e quais são os dados pessoais dos clientes.

As ferramentas de reservas online mais modernas são capazes de gerenciar não somente as vendas feitas pela internet, mas também permitir a inserção e gestão das vendas feitas pelo telefone, e-mail, redes sociais, balcão, parceiros e WhatsApp!

Pagamentos online

Sim, a preocupação com o recebimento acabou! Isso porque o sistema de reservas de turismo é integrado aos principais meios de pagamento, o que garante o recebimento através do cartão de crédito e boleto bancário, por exemplo.

Assim, você não precisa ficar conferindo extratos bancários ou pedir para que seu cliente envie comprovantes de pagamentos. O sistema de reservas irá exibir qual é o status de pagamento de todas as reservas.

Alguns motores de reservas também permitem que você envie cobranças online mesmo para reservas inseridas manualmente no sistema. Nessa situação, o sistema monitora se a pessoa realizou o pagamento. Caso o cliente não pague a tempo, a reserva será cancelada automaticamente. Dessa forma, você não fica com aquela vaga bloqueada.

Automatize os processos

Gerenciar os processos que ocorrem no dia a dia do seu negócio, como a emissão de reembolsos, a mudança nas datas de reserva ou a alteração de dados do cliente nunca foi tão fácil!

No sistema de reservas você pode emitir um cancelamento e reembolso com apenas um clique. Também é muito simples modificar a data da reserva. O sistema irá liberar as vagas originalmente selecionadas pelo cliente e bloquear as novas datas escolhidas pelo cliente. Também será enviado um novo email de confirmação com os detalhes atualizados da reserva.

Crie uma rede de vendedores e parceiros

Criar relações com as empresas e vendedores parceiros é uma estratégia importante na divulgação do serviço. Alguns sistemas de reservas permitem que você cadastre vendedores internos e parceiros externos para que você saiba quem está gerando mais negócios.

Uma forma de engajar sua rede local de parceiros é criar algum material impresso com as informações sobre o passeio, as instruções sobre como fazer a reserva online e o código do parceiro. Esse material pode ser distribuído por recepcionistas de hotéis e pousadas ou ser colocado no quarto dos hóspedes.

Acelere as vendas via Facebook e WhatsApp

Com a criação das redes sociais nada mais é como antes. Assim, o cliente tem a facilidade de realizar compras do conforto de sua casa, basta acessar a informação online, por meio do Facebook e do WhatsApp, o que aumenta o número de vendas e deixa tudo ainda mais rápido.

Você provavelmente já está investindo o seu perfil no Instagram, mas ainda não conectou um sistema de reservas online ao seu perfil. Muitas empresas de turismo e lazer utilizam um serviço de direcionador de links como o cur.to para permitir que seus seguidores visitem seu site, chamem no WhatsApp ou abram diretamente a página de reservas.

Criar esse caminho direto das suas iniciativas de marketing até a conclusão de uma reserva é fundamental para melhorar os seus resultados.

Relatórios em tempo real

Os relatórios fornecidos vão garantir que você possa visualizar a lotação dos seus serviços, se já está esgotado ou se ainda possui um número considerável de vagas, além de emitir planilhas com os dados dos clientes, para que você possa tê-los em mãos no dia do atendimento.

Você também pode fazer o download de planilhas com os dados dos clientes para fazer iniciativas de marketing pós-venda ou analisar suas iniciativas de marketing. Muitos empreendedores de turismo e lazer incluem entre os dados que o cliente precisa preencher ao realizar uma reserva uma pergunta sobre onde o consumidor descobriu a sua empresa. Assim ele pode avaliar a qualidade dos seus investimentos em aquisição de clientes.

Opere 24 horas por dia, 7 dias por semana

Empreendedores que usam o um sistema de reservas podem ter também seus momentos de descanso, já que ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que permite ao cliente comprar a hora que ele quiser.

Muitos empreendedores ficam presos ao atendimento pessoal de cada cliente, achando que precisa estar presente o tempo todo para resolver cada dúvida. Hoje em dia, os consumidores estão mais acostumados a comprar online e costumam pesquisar com antecedência antes de tomar uma decisão de compra.

Utilizar um sistema automatizado não quer dizer que você vai perder totalmente o contato com os seus clientes. Eles vão continuar procurando falar com você para tirar dúvidas e ter certeza que você oferece o serviço certo para eles. Mas uma vez decididos, eles querem realizar o processo de reserva de forma autônoma, muitas vezes em dias e horários em que você não está disponível para atendê-lo.

Hoje em dia, se você não oferecer uma forma de realizar reserva online é muito provável que o seu concorrente esteja oferecendo. E neste caso, você pode perder seu cliente para ele.

Pagamento seguro

O pagamento é seguro tanto para o cliente quanto para o empreendedor, já que as reservas online usam sistemas de transações bancárias muito seguras, principalmente aquelas que utilizam criptografias de dados.

Isso significa que os clientes podem colocar seus dados de pagamento online sem correr o risco de que eles sejam copiados. Sistemas de reservas utilizam serviços de “site seguro”, normalmente identificados pelo ícone de um cadeado na barra do endereço da página.

Oferecer pagamento online seguro também é uma vantagem em relação ao atendimento pessoal e manual do cliente. Os consumidores já sabem que não é seguro passar por telefone seus dados de cartão de crédito.

Comece a vender em menos de 24 horas

Ao descobrir os benefícios do sistema de reserva você pode pensar que ele demora para ser instalado e para começar a usar, mas não! Esse sistema é muito prático e funcional, por isso você poderá desfrutar dos benefícios em menos de 24 horas, o que garante maior lucratividade a longo prazo e menos dor de cabeça com funções básicas, antes feitas de forma manual.

Alguns sistemas de reservas já vem com um gateway de pagamentos acoplado, reduzindo o tempo de implementação a menos de 24 horas. Você não precisa ter um contrato com uma “maquininha de cartão”.

Integre com seu site ou rede social

Você já tem um site ou rede social dedicada ao seu negócio? Isso é ótimo!

Ter um sistema de reservas para turismo receptivo irá integrar a ferramenta a essas redes, já que você poderá acrescentar o link da ferramenta e começar a vender o quanto antes.

Assim, basta clicar no link que você mandou pelo WhatsApp, Facebook, Instagram, ou que postou em um dos artigos do seu site, para que o cliente possa acessá-lo e entender como funciona e de que forma comprar o seu serviço.

Rápido, fácil e muito prático!

Gerencie seu negócio de qualquer lugar com um sistema de reservas

O sistema conta com um painel de controle que permite a visualização e monitoramento do número de vendas, que pode ser acessado do computador ou por meio de um dispositivo móvel, como smartphone, tablet e iPad.

Controle como você quer receber

Agora vem a melhor parte: o recebimento dos valores pagos pelos clientes pela prestação do seu serviço. Nesse sentido, o motor ou sistema de reservas é ideal para facilitar a sua vida!

Isso porque ele garante que os pagamentos creditados sejam recebidos na hora em que você precisar e que, a depender do interesse do empreendedor, ocorra a antecipação dos recebimentos parcelados.