15 Estratégias para aumentar as vendas online em 2022

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Conheça as 15 melhores estratégias para aumentar as vendas online em 2022, as quais são essenciais para obter sucesso no comércio eletrônico.

Ter uma estratégia de engajamento digital do cliente sólida, executada de forma adequada, pode superar os desafios da baixa receita e aumentar significativamente as vendas online. Descrevemos algumas estratégias principais que ajudarão a fornecer uma ótima experiência ao usuário e impulsionar as vendas online.

Devido à alta concorrência, ao investir em um negócio online é preciso ter em mentes quais as estratégias devem ser utilizadas para se destacar em seu segmento, como é o caso de empresas que fazem parceria com sites como Descontos Top para disponibilizar cupons aos seus clientes, atraindo o público-alvo e motivando o desejo de compra dos mesmos.

Aqui está uma guia rápida sobre as estratégias para melhorar as vendas online, seja no caso de vendas de passagens e pacotes de viagem, entre outros.

15 Estratégias para aumentar as vendas online em 2022

A seguir, as estratégias mais utilizadas pelas empresas para aumentar o número de suas vendas no comércio eletrônico e se destacar diante da concorrência:

1. Determine suas metas de vendas

A primeira e mais importante etapa para aumentar as vendas online é identificar claramente suas metas de vendas. Significa a porcentagem de crescimento que você terá como meta com base em estratégias específicas, que estão alinhadas com suas metas de receita.

Definir as metas de receita é muito importante em cada etapa do seu negócio. Antes disso, olhar para trás é a melhor maneira de ter uma ideia básica de como definir novas metas de vendas para o futuro.

Faça pesquisas de mercado – compreender o seu mercado é o primeiro passo para desenvolver um bom plano de vendas. Uma pesquisa completa ajuda você a entender seus segmentos de mercado-alvo, seus objetivos, pontos fracos e padrões de compra para fazer um plano eficaz.

Crie buyer personas – Os valiosos insights de pesquisa de mercado ajudam você a criar buyer personas e desenvolver conteúdo para direcionar melhor seu cliente ideal. As personas do comprador mantêm você focado em atender às prioridades, desejos e necessidades do cliente.

Defina sua estratégia de marketing – com base na análise de pesquisa e personas do comprador, você deve delinear sua estratégia e executá-la bem para aumentar as conversões de vendas online.

Métodos de pagamento – É essencial facilitar o pagamento para os clientes, oferecendo diferentes opções, como: fatura de cartão (boleto), pix, pagamento débito, Mercado Pago, etc.

2. Faça textos para converter vendas

Adotar a estratégia e elaborar conteúdos com base num Copywriting eficaz é uma obrigação para que qualquer empresa tenha sucesso neste mundo digital.

Quando o assunto é produzir conteúdo para conversão de vendas, uma boa redação e conteúdo otimizado podem informar e estabelecer a importante conexão com o público-alvo, levando os leitores a agir comprando o produto ou serviço que você vende ou até mesmo indicando para outros.

O método mais óbvio de produzir conteúdo eficaz utilizando as estratégias de copywriting para seu negócio seria pesquisar online para encontrar redatores referência nessa área ou contratar uma agência de serviços digitais (o que pode ser mais confiável).

Ao contratar um profissional da área, você deve ter em mente que um bom redator deve ser capaz de capturar a imaginação e a atenção de potenciais clientes. O escritor também deve ter um olho afiado para detalhes e talento para dar vida a ideias complexas, deixando-as fáceis de compreender e interessante para os leitores.

Ou seja, o conteúdo produzido pelo profissional deve ter o objetivo que as estratégias de copy definem: atrair clientes em potencial e ser atraente o suficiente para fazê-los querer conferir o produto, o que aumenta as chances de conversão de vendas.

Lembre-se: Depois de ver um anúncio, os clientes em potencial devem estar convencidos de que o produto é o que eles precisam e desejam.

3. Implementar chat online para melhorar as conversões de vendas

O chat online é um dos canais preferidos de comunicação com o cliente. 79% dos consumidores preferem o bate-papo em tempo real porque não precisam esperar a resposta da equipe de suporte ao cliente. Isso leva a um aumento de 48% na receita por hora de chat e um aumento de 40% na taxa de conversão.

O uso do chat ao vivo para geração de leads ajuda os clientes a entrar em contato com os representantes de vendas e obter soluções instantâneas que ajudam a tomar decisões de vendas rápidas.

Aqui estão as principais maneiras de como o chat ao vivo pode aumentar as vendas online.

Converta visitantes do site em leads – A implementação do chat ao vivo ajuda a maximizar os leads e otimizar o retorno sobre o investimento (RoI) do negócio. Ele ajuda a fornecer assistência de vendas em tempo real e gera mais receita.

Reduza o ciclo de vendas – Ao contrário de outros canais como e-mail ou telefone, o chat ao vivo lida com as objeções do cliente para obter uma resposta mais rápida, o que ajuda e reduz o processo de vendas.

Encaminhe chats de vendas para a equipe certa – o roteamento inteligente ajuda a encaminhar automaticamente as conversas de vendas para a equipe certa para acompanhamento. Também ajuda a melhorar o tempo de resolução e aumentar a conversão de vendas.

Reduz a taxa de rejeição – você pode ajudar seus clientes de forma proativa caso eles gastem um determinado tempo na página do produto ou de preços. Isso os ajuda a tomar decisões de vendas rápidas e reduzir a taxa de rejeição.

4. Concentre-se na experiência do usuário do seu site

Resumindo: um design de site bem estruturado parece ótimo e funciona bem para fornecer a melhor experiência do usuário. BMW, Apple e Nike não jogam milhões em web design para se divertir. Eles sabem que vende melhor. Na verdade, sua aparência e funcionamento são os principais motivos pelos quais as pessoas compram deles.

Projetar uma ótima experiência no site requer um conhecimento profundo dos desafios que os visitantes enfrentam. Como os sites se tornaram uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas online, é crucial focar no design do site considerando os componentes principais.

Posicionamento correto de call to action (CTA) – Certifique-se de que o CTA deve ser a primeira coisa visível para o cliente, pois o incentiva a realizar a ação.

Melhore a navegação do site – Oferecer aos visitantes e clientes uma navegação simples nas páginas internas os incentiva a encontrar as informações exatas que procuram aumenta as chances de conversão de vendas online.

Use títulos atraentes – os títulos orientam o usuário pelo site, facilitando a varredura e a localização do conteúdo que fala diretamente com ele. Os títulos devem ser orientados pelo que seus clientes em potencial estão procurando.

5. Implementar chatbots para conversões de vendas 24 × 7

A Inteligência Artificial tem se tornado uma forte aliada para organizações de vendas com grande volume de oportunidades e geração de leads, principalmente, por fornecer suporte rápido e preciso na execução de diferentes etapas de vendas.

As empresas estão investindo muito na implantação de chatbots para vendas e geração de leads com leads de alta intenção. Os bots podem aumentar as taxas de conversão de vendas online em até 30% ao envolver clientes potenciais ou leads.

6. Execute anúncios pagos para aumentar as vendas online

Exibir anúncios pagos é uma ótima maneira de alcançar seus clientes. Você precisa identificar os canais em que seu público-alvo passa o tempo e envolvê-los onde eles estão. Anúncios pagos são uma forma eficaz de expor sua marca a um grande público e ajudam a aumentar o tráfego do site.

Você pode executar o Google Ads ou anúncios pagos em suas contas de mídia social, como Facebook ou Instagram, para melhorar as vendas online. A mídia social é uma ótima ferramenta de publicidade digital para qualquer empresa que deseja obter um melhor retorno do investimento.

Os anúncios do Shopify no Facebook são extremamente atraentes e demonstram um grande conhecimento da demografia do negócio principal.

Você pode criar uma “ vitrine ” digital para os compradores de vitrines. O Facebook oferece vários tipos de anúncios para exibir seus produtos, como tela, anúncios de coleção e anúncios carrossel.

Use o objetivo de tráfego da Loja do Facebook para aumentar as vendas offline. Como a publicidade no Facebook é frequentemente associada a vendas online, você cria um anúncio digital que leva à sua loja online onde os clientes compram.

O teste A / B permite que você determine o que está funcionando, com quem está trabalhando e como pode melhorar sua campanha para que possa alcançar os clientes com maior probabilidade de responder aos seus anúncios. Quando você está medindo a eficácia de sua campanha, é importante fazer o teste A / B.

7. Ofereça avaliação gratuita sem compromisso

Geralmente, os clientes relutam em comprar um produto online, pois não confiam nas marcas. Eles têm medo de comprar online devido aos muitos riscos associados de compartilhar alguns detalhes pessoais ou de assumir compromissos.

Oferecer uma avaliação gratuita por um período de 10 a 15 dias, uma demonstração gratuita ou um produto gratuito é uma excelente estratégia para melhorar as vendas online. 62% das empresas obtêm 10% ou mais de seus negócios com avaliações gratuitas.

8. Aumente as vendas online com prova social

A prova social desempenha um grande papel nas decisões de compra do cliente. Quando alguém está meditando sobre uma compra ou tentando decidir entre duas marcas diferentes, muitas vezes recorrem a outras pessoas que tenham experiência com os produtos para obter orientação.

Incrivelmente 9 em cada 10 clientes leem as avaliações antes de decidirem pela compra. Obter análises criteriosas do produto é fundamental para convencer os clientes a tomar decisões de compra corretas com mais rapidez.

Influenciar as decisões do cliente – Avaliações de produtos têm o poder de influenciar as decisões do consumidor, mas podem fortalecer a credibilidade da empresa. 68% dos compradores online são mais propensos a se envolver com empresas que têm avaliações positivas

Fortaleça a confiança do cliente – Avaliações positivas podem ganhar a confiança do cliente e incentivá-lo a interagir com a empresa. Em última análise, a interação com o cliente leva a maiores lucros para as empresas.

Melhor engajamento do cliente – O uso de análises de produtos oferece uma oportunidade para empresas e clientes construírem um relacionamento saudável. O estabelecimento de uma conexão emocional com os clientes fornece 23% mais receita do que com um cliente não engajado.

9. Impulsione o tráfego relevante usando a mídia social

A mídia social é uma ferramenta valiosa para empresas e lidera à frente da mídia tradicional para direcionar o tráfego para seu site. Eles trazem amplas oportunidades para ganhar visitantes de negócios e aumentar as vendas online.

Um relatório da Forbes mostra que 25% dos usuários de mídia social seguem as páginas das marcas, o que afeta suas decisões finais de compra em lojas individuais de varejo e online. Evidentemente, o potencial de vendas aumenta por meio de canais de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram.

Algumas dicas que você pode aproveitar para sua estratégia de geração de leads de mídia social são:

Aproveite o conteúdo gerado pelo usuário – você pode adquirir conteúdo gerado pelo usuário compartilhando as postagens originais de seus clientes em suas plataformas de mídia social. Por exemplo, a imagem de um cliente que tirou uma foto do café dela em seu café.

Trabalhe com influenciadores de mídia social – os influenciadores têm a confiança das pessoas e a promoção de sua marca e produtos por meio de influenciadores de mídia social tem grande probabilidade de impulsionar as vendas e tem demonstrado  entregar ROI de até 600% em alguns casos.

Crie conteúdo valioso para atrair os clientes – A mídia social é uma plataforma excelente para as marcas fornecerem conteúdo valioso ao seu público. O conteúdo deve ser envolvente para o seu público e atraente o suficiente para induzi-lo a fazer uma compra.

10. Incorpore imagens e vídeos de produtos de alta qualidade

É crucial ter fotos de produtos atraentes e de alta qualidade e apresentá-las de uma forma que ressoe com seus clientes em potencial. 90% das informações enviadas ao cérebro são visuais e as pessoas formam sua primeira impressão em meio milissegundo.

Em termos gerais, significa que as imagens do seu produto ajudam a convencer o seu cliente potencial de que vale a pena comprar o seu produto. Você pode dar o seu melhor com imagens e vídeos de produtos de alta qualidade projetados para ajudá-lo a aumentar as vendas online.

Aqui estão algumas maneiras de usar imagens ou vídeos de produtos para aumentar suas taxas de

11. Ofereça uma garantia de devolução do dinheiro

Você já experimentou que um produto comprado não funcionou? Mesmo uma pequena compra pode apresentar o risco de ‘remorso do comprador’. Então, por que eles deveriam comprar seus produtos?

Ter uma garantia de devolução do dinheiro pode superar o risco. Quando você se esforça para diminuir o risco da decisão do cliente em potencial, é mais provável que ele compre de você. É aconselhável retirar qualquer coisa que possa dissuadir os clientes em potencial de comprar de você.

Simplificando – menos sofrimento para eles, mais vendas para você.

12. Evite atrito nas páginas de checkout

Apesar do crescimento acelerado nas vendas no varejo online, as conversões de checkout ainda são um grande desafio para muitos varejistas. É um dos motivos pelos quais as empresas perdem vendas. Portanto, é fundamental se livrar dos elementos que geram atrito e incomodam o cliente.

As marcas de comércio eletrônico perdem US $ 18 bilhões em receita de vendas a cada ano devido ao abandono do carrinho. 26% dos compradores irão embora se o processo de checkout for muito complicado.

Como reduzir a taxa de abandono do carrinho de comércio eletrônico e impulsionar as vendas online?

Faça o processo de pagamento em poucas etapas e o mais simples possível para que seus clientes possam concluir o processo de finalização da compra sem qualquer atrito.

Fornece assistência de vendas em tempo real aos clientes, aproveitando o chat ao vivo ou chatbot que aumentam a taxa de conversão de vendas online.

Você deve fornecer várias opções de pagamento para aumentar a conveniência para seus clientes.

13. Ofereça ótimas ofertas e descontos

O preço é o fator mais importante na decisão de compra de qualquer produto ou serviço. Um preço baixo pode mostrar a baixa qualidade na mente do comprador.

Antes de implementar qualquer estratégia de preços, saiba como seus clientes se sentem em relação ao seu produto para que uma mudança no preço incentive o comportamento de mercado que você deseja.

14. Use as comunidades para impulsionar as vendas online

Os fóruns da comunidade são um dos melhores canais que fornecem aos profissionais de marketing um conjunto valioso, e geralmente gratuito, de consultas e tópicos de interesse.

Ao ser proativo e aproveitar a extensão de usuários e informações nos fóruns, você pode transformar a maneira como se relaciona com seus clientes potenciais e clientes.

Entenda os problemas do cliente – ao identificar os problemas enfrentados pelos clientes, você pode facilmente alinhar a solução. Obter a solução certa os incentiva a reter sua marca por um período mais longo.

Encurte a fase de pesquisa do produto – reduz o tempo que os clientes gastam visitando outras páginas com informações desnecessárias. Aumenta as chances de os consumidores comprarem, pois tudo o que precisam para a tomada de decisão está ali mesmo no seu site.

Mantenha relacionamentos de longo prazo – Oferecer aos clientes um fórum para fazer perguntas e fornecer feedback os fará sentir que suas vozes estão sendo ouvidas, especialmente depois de receberem uma resposta que os reconhece. Isso os inspirará a voltar regularmente para interagir com sua empresa e outros clientes.

15. Capture os e-mails dos seus visitantes

Existem várias maneiras de alcançar clientes novos e existentes. Um dos motivos pelos quais as pessoas começam a segui-lo nas redes sociais, se inscrevem em seu boletim informativo por e-mail ou participam de seu programa de fidelidade é para ter acesso a ofertas exclusivas que os recompensam por sua fidelidade.

O envio de boletins informativos personalizados de reengajamento não apenas ajuda a aumentar as vendas online, mas também influencia os clientes que deixaram o site. As marcas agora executam automação de e-mail personalizada para acompanhar os clientes com base em seus comportamentos com conteúdo personalizado para melhorar as conversões de vendas.

Configure descontos exclusivos de vez em quando para que sua empresa permaneça em alta entre os compradores e avise-os sempre que estiver realizando uma promoção ou venda. Você também pode usar o e-mail para permitir que os assinantes saibam sobre as novas postagens do blog e outros conteúdos do site em que possam estar interessados.