5 estratégias simples para atrair seguidores no Instagram

seguidores no instagram

Conheça as 5 estratégias simples para atrair seguidores no Instagram e impulsionar os resultados de seu perfil nessa famosa rede social.

O Instagram foi fundado em 2010, com a ideia de que “cada pessoa tem uma voz visual dentro de si”. Originalmente um aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos curtos, atualmente é uma gigante empresa da mídia, permitindo que marcas e seguidores postem vídeos ao vivo, histórias que expiram em 24 horas, criem postagens compráveis, convertam vendas online, usem o perfil como portfólio para seus trabalhos, e muito mais.

Se você acha que o Instagram é apenas mais uma plataforma de mídia social, é hora de começar a rever os seus conceitos. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, 500 milhões de usuários ativos diários e a maior taxa de engajamento com a marca de qualquer plataforma de mídia social no mundo, o Instagram oferece às marcas uma oportunidade poderosa de construir e expandir seus negócios.

Muitos proprietários de empresas e profissionais de marketing medem seu sucesso no Instagram pelo número de seguidores e engajamento social que possuem, o que impacta de forma positiva o resultado de campanhas de marketing para empresas e criadores de conteúdo.

Confiram a seguir quais as 5 estratégias simples para atrair seguidores no Instagram:

5 dicas para atrair seguidores no Instagram

Há diversas maneiras de atrair seguidores nas redes sociais, seja ao comprar curtidas no Instagram, ou através de estratégias eficazes como as que mencionaremos a seguir:

Otimize seu perfil no Instagram

Seu perfil do Instagram é onde você compartilha informações sobre sua marca, incluindo seu nome, uma biografia e seu site. Os perfis aparecem na pesquisa e podem servir como a primeira impressão para os seguidores sobre sua marca. Certifique-se de fazer o melhor uso deste espaço, otimizando seu perfil.

Dicas para um perfil bem otimizado do Instagram:

  • Seu nome de usuário e nome da empresa podem ser diferentes, então use-os para destacar outros nomes ou termos que as pessoas possam pesquisar.
  • Se possível, tente incluir um termo-chave, como exemplo: “projeto verão”.
  • Inclua nas postagens hashtags e termos-chave que seu público-alvo pode pesquisar, sempre que possível.
  • Certifique-se de destacar as conquistas.
  • Faça upload de uma foto de perfil nítida e fácil de reconhecer.
  • Faça uma biografia clara e objetiva, incluindo no perfil o link do seu website.

Aproveite as tendências de hashtags

As hashtags permitem que os usuários pesquisem conteúdo relacionado a tópicos nos quais estão interessados. O uso de hashtags relacionadas ao seu setor fará com que seu conteúdo apareça nas pesquisas feitas por seu público-alvo.

Comece pesquisando no Instagram por termos sobre o seu setor, por exemplo, uma pizzaria pode pesquisar #pizza. Você verá uma lista de hashtags relacionadas.

Crie uma lista de hashtags com um grande número de postagens e, em seguida, procure os termos relacionados. Continuando com a pizzaria, você pode pesquisar o nome do bairro onde está localizado e outros itens que vende, como #wings ou #breadsticks.

Em seguida, use uma ferramenta de hashtag para encontrar hashtags relacionadas. Uma boa dica é usar Hashtagify.me e RiteTag . Ambos oferecem testes gratuitos ou permitem que você pesquise algumas tags gratuitamente.

Por fim, observe quais hashtags seus concorrentes estão usando em suas postagens mais populares. Teste-os em suas próprias postagens e veja se eles aumentam seu engajamento! Você pode usar até 30 hashtags por postagem, embora o número mais eficaz de hashtags tenda a ser menos que 10.

Organize um concurso de fotografia

Concursos, em geral, são uma ótima maneira de gerar buzz em torno de sua marca. Eles empolgam as pessoas e as encorajam a postar sobre sua empresa. Além disso, todo mundo adora coisas grátis, certo?

No Instagram, os concursos de fotos são particularmente eficazes porque toda a plataforma é baseada em fotos! Ao criar um concurso de fotos, siga estas regras para atrair usuários direcionados, não apenas usuários que querem coisas grátis!

  • Solicite inscrições em concursos relacionados à sua marca. Por exemplo, uma empresa de cuidados com os cães pode hospedar um concurso para o cão mais fofo.
  • Certifique-se de que o prêmio está relacionado à sua marca ou setor. Dar um iPad vai atrair pessoas que querem um iPad, não necessariamente usuários em seu público-alvo.
  • Peça aos seguidores que votem em seus favoritos para aumentar o alcance do seu concurso e incentive os seguidores a compartilhar o concurso.

Inclusive, muitos perfis realizam sorteios no Instagram, colocando como uma das regras que os perfis inscritos indiquem mais usuários para que possa concorrer, sendo que, esses usuários indicados também acabam seguindo o seu perfil para participar e concorrer ao prêmio.

Siga contas relacionadas ao seu setor

Faça um esforço para acompanhar e se envolver com contas relacionadas ao seu setor. Isso ajuda a criar um senso de comunidade e gera sentimentos positivos sobre suas marcas. Os seguidores de outras contas verão você e também podem seguir sua conta.

Isso não é somente no instagram ou facebook, mas hoje o comprar seguidores tiktok tem surgido bastante efeito, pois ainda é uma plataforma nova e ainda possui muito erros de validade dos seguidores.

Agora, isso não significa que você deve postar comentários mesquinhos nas postagens de seus concorrentes. Não seja essa pessoa. Em vez disso, procure contas relacionadas com um público-alvo semelhante e deixe comentários significativos ou reorganize seu conteúdo com uma tag. Isso o colocará no radar do público de uma forma natural.

Interaja com o seu público

Se você quer ter sucesso nas redes sociais, precisa ser social! No Instagram, isso significa envolver o seu público de uma forma autêntica. Não apenas dar “amei” em fotos aleatórias, comente “Amei isso!” e continue com o seu dia.

Reserve um tempo para realmente se envolver com sua comunidade e agregar valor. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

  • Compartilhe o conteúdo gerado pelo usuário e use @ menções para compartilhar o conteúdo gerado por ele;
  • Curta e participe de concursos relevantes;
  • Faça pesquisas para saber mais sobre seu público;
  • Faça perguntas nas histórias do Instagram;
  • Siga hashtags relacionadas ao setor e interaja com o conteúdo dessas hashtags;

As respostas que você recebe podem ser usadas para inspirar blogs ou outras postagens no Instagram, oferecer conteúdo de qualidade e atrair o público-alvo.

Confira mais artigos no blog da EZ Travel.