Cada vez mais, as interações vêm acontecendo de forma online ou automatizada. E para manter o seu negócio no futuro, você deve conhecer algumas tendências e ideias que podem afetar diretamente o futuro do turismo. Por essa razão, selecionamos aqui o que há de novidade no mercado para te dar um norte, caso o seu desejo seja atualizar o seu negócio. Abaixo, você encontrará informações preciosas sobre Metaverso, Inteligência Artificial (IA ou AI), Big Data, criptomoedas e Blockchain.
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Tendências que irão influenciar o futuro do turismo
É muito perceptível que, atualmente, novidades no mercado da tecnologia vem surgindo de forma desenfreada. A vida está online! As pessoas podem efetuar compras, realizar pagamentos, agendar voos e fazer reservas, tudo com seu aparelho celular, em qualquer lugar ou horário do dia. A praticidade está na moda. Enfrentar filas, visitar agências de turismo e efetuar pagamentos com dinheiro ou cartão físico está cada vez mais ficando para trás.
E assim como diversos mercados, a área do turismo também precisa se adequar a esse novo estilo de vida, para trazer o negócio para uma nova realidade. Então, para facilitar a sua transição, abaixo criamos uma lista com as 5 tendências que irão influenciar o futuro do turismo.
Metaverso
Não dá para mencionar as palavras tecnologia e futuro, sem mencionar o Metaverso – uma realidade paralela totalmente virtual que aumenta a interação entre seus usuários e o ambiente digital. Um bom exemplo do que o Metaverso deseja se tornar está presente no filme jogador n°1, que narra um futuro distópico onde a realidade aumentada serve de base para um jogo 100% realista.
No filme, ao colocar os óculos de realidade virtual, os jogadores experimentam sensações reais através dos seus avatares, podendo namorar, realizar compras e até mesmo trabalhar de forma rentável.
Imaginar todas essas possibilidades que o Metaverso pretende oferecer é fascinante. Mas, você pode estar se perguntando: onde entra o turismo nessa história?
Atualmente, o Metaverso é um dos temas mais pesquisados nos buscadores. Gigantes da tecnologia como a Meta – empresa do Facebook e Instagram, e a Microsoft, investiram pesado na ideia.
Então, apesar do Metaverso não estar totalmente nos moldes do que pretende ser, existe uma grande chance de que ele se espalhe mais rápido do que imaginamos.
Agora nós perguntamos: como você vai oferecer um serviço de turismo físico se o futuro estará online?
E é aqui que entra o futuro do turismo: Serviços oferecidos de forma totalmente virtual em realidade aumentada. Contudo, até que esse dia chegue, você pode ir aplicando algumas técnicas simples, relacionadas ao Metaverso atual. Como por exemplo: experiência de reserva com a ajuda da realidade virtual e passeios virtuais em 3D em hotéis, museus e outros pontos turísticos.
Inteligência Artificial
Quando falamos em Inteligência Artificial (IA ou AI, de Artificial Inteligence), as pessoas tendem a imaginar robôs substituindo humanos, carros voadores e casas inteligentes, o que torna a ideia lúdica e distante em muitos aspectos. Contudo, as IAs já são mais comuns do que você imagina, e estão entre nós há um bom tempo. Mas não se assuste, elas não estão infiltradas entre nós buscando uma forma de nos destruir como nos filmes. Mas sim nos auxiliando de forma clara, no dia a dia, constantemente.
Você pode encontrar uma IA no seu próprio Instagram, através do algoritmo inteligente que seleciona conteúdos e propagandas de acordo com os seus gostos. Outro exemplo interessante de IAs utilizadas no cotidiano é a famosa Alexa. Em modelos mais avançados do aparelho, podemos ajustar a temperatura do ambiente, ligar a TV e aparelhos domésticos, ativar e desativar trancas de janelas e portas, tudo através do comando de voz ou por aplicativo no celular.
No turismo, a inteligência artificial pode ser utilizada como forma de um programa inteligente para otimizar os dados dos clientes no computador da empresa, facilitando o envio de mensagens, propagandas e até separando os diversos perfis. Também existe a possibilidade de utilizá-la nas redes sociais do seu negócio, através de mensagens programadas respondendo dúvidas frequentes dos clientes, 24h por dia.
E nas próprias instalações do seu negócio, caso você ofereça serviço de hospedagem. Um quarto inteligente com Alexa, com certeza marcaria positivamente um cliente!
Big Data
Afinal, o que é Big Data? Se assim como a maioria das pessoas você acredita se tratar de uma data favorável para os negócios, saiba que está totalmente equivocado! A Big Data nada tem a ver com uma data específica, mas sim com o controle e análise de dados.
Então, respondendo à pergunta inicial deste tópico, a Big Data é um recurso com uma fonte gigantesca de informação, que possibilita ao usuário fazer uma análise não-convencional, para ter respostas sobre como reagir a comentários, fatos, sugestões e vontades de uma pessoa, a respeito de um produto.
Na área do turismo, a Big Data se encaixa perfeitamente no marketing, já que através desse recurso você pode analisar os desejos atuais das pessoas, criando promoções, destinos e valores que irão atingir em cheio o consumidor.
Criptomoedas
As criptomoedas são as moedas virtuais que até pouco tempo eram utilizadas apenas para fazer compras em jogos online. Contudo, devido a sua alta valorização no mercado, atualmente a moeda pode ser comprada como investimento, minerada e utilizada de forma ampla. Por esse motivo, algumas pessoas acreditam que elas serão o dinheiro do futuro, se popularizando cada vez mais.
Ou seja, para não perder nenhuma forma de pagamento, o setor do turismo, assim como outros estabelecimentos, deveria pensar na possibilidade de receber pagamentos em criptomoedas. No Brasil, a unidade de doceria The Brownie Shop, o Bar do Beto – Rio de Janeiro, e o Trapista Hamburgueria e Cervejaria – Curitiba, são alguns exemplos de estabelecimentos que já aceitam a moeda virtual.
Blockchain
Trata-se de uma tecnologia que surgiu com o Bitcoin, a primeira criptomoeda. Seu futuro, porém, se desenha bem mais promissor. Afinal, embora tenha surgido no mundo das finanças digitais, o Blockchain tem potencial de utilização em muitos outros segmentos.
O termo significa “corrente de blocos”, e é isso mesmo: são pedaços de código gerados de forma online que carregam informações conectadas, ou blocos de dados. O conceito foi apresentado em um artigo acadêmico de 2018, escrito por Satoshi Nakamoto – pseudônimo do suposto criador ou criadores do Bitcoin (até hoje, a real identidade é desconhecida).
Logo, Bitcoins e outras moedas digitais são armazenadas em Blockchain – na verdade, elas sequer seriam viáveis no modelo proposto se não fosse essa revolucionária tecnologia de armazenamento de informações.
Para entendê-la melhor, se é que é possível para um leigo, imagine um trem com incontáveis vagões espalhados pelo mundo inteiro. Quando adquirimos uma criptomoeda – seja por compra ou mesmo mineração -, ela é guardada em um desses vagões. Quando isso acontece, essa informação é selada com um código extremamente complexo que a deixa atrelada ao seu dono, ou seja, você.
Só que não precisa ser somente uma moeda digital. Pode ser o contrato de compra do seu automóvel ou da sua casa. Caso você negocie um desses bens, a informação será guardada nem um dos vagões da Blockchain, desta vez atrelada ao novo proprietário.
Há muitas outras aplicações, como no campo da saúde: será possível armazenar todos os dados médicos de uma pessoa – inclusive seu código genético – nessa rede global.
Já pensou? Então deixe nos comentários.