6 dicas para seu negócio de turismo entrar na onda da Copa

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A Copa do Mundo se aproxima, e com ela, muitos empreendedores visam lucrar com algumas técnicas de venda, marketing e outras estratégias. Quem trabalha com vendas fica fácil saber quais estratégias usar durante a copa para atrair clientes, mas e quem trabalha com turismo, o que é necessário fazer?

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Bom, a não ser que você tenha uma agência que ofereça uma viagem até o Qatar, essa pergunta pode parecer difícil. Porém, mesmo que seja difícil imaginar um cenário desse, trouxemos neste artigo algumas dicas para que o seu negócio de turismo consiga entrar também no clima da Copa do Mundo.

Aposte nas cores da bandeira do Brasil

Falando da parte estética do seu negócio, seja físico ou online, o seu empreendimento deve se pintar de copa do mundo. E quando falamos nisso, as bandeiras do Brasil já aparecem na nossa cabeça. Afinal, isso é automático: quando nós vemos as cores verde, amarelo e azul juntas, já ligamos a seleção brasileira. Por isso, aproveite esse momento para encantar os seus clientes, incentivando o apoio a nossa seleção durante o período de jogos.

Você enquanto dono do negócio pode usar itens mais simples e econômicos para a decoração da Copa do Mundo. Podemos citar como exemplo as bexigas e o papel crepom nas cores verde e amarelo. Mesmo sendo algo simples, cria um ambiente visualmente agradável nesses períodos.

Seja uma pessoa criativa e faça arranjos de bexigas, as flores de papel, reproduzindo a bandeira do Brasil através desses itens também. Enfim, deixe a sua criatividade fluir nesse período, e com certeza os resultados vão ser maravilhosos.

Utilize símbolos relacionados ao futebol

Retornando a decoração e o visual do seu negócio, outro ponto importante é tornar o ambiente cada vez mais futebolístico. Essa é outra aposta que pode acabar trazendo bons resultados para o seu negócio de turismo.

Qualquer tipo de símbolo relacionado ao futebol faz com que os clientes entrem de cabeça nesse universo. Tente usar elementos como bolas de futebol em sua decoração, além de gols, gramados, chuteiras, e veja como o público poderá se divertir enquanto visita o ambiente. Nas redes sociais não é diferente. Tenha um feed com publicações referentes ao futebol, mas que não fujam do tema central do seu negócio, é claro.

Pensar na Copa como opção de presente

Essa é uma dica que pode te ajudar muito a atrair clientes para o seu negócio. Você pode presentear os seus clientes com lembranças ou bônus que remetem a copa do mundo. Kits de vestuários, bonés, chaveiros e outras coisas fazem com que o cliente se sinta paparicado. Sorteios com produtos relacionados a copa também são excelentes opções.

Essa maneira pode acabar estimulando o consumo de seu serviço como uma forma e presente, e isso é ótimo. Afinal de contas, o foco da copa do mundo para empreendedores é o marketing, a atração de clientes. Mas não pense que somente itens físicos podem ser usados como jogada. Uma experiência ou produto digital também pode ser ótimo. Uma partida da seleção em um barzinho parceiro, com cerveja liberada para aquele cliente, por exemplo, pode ser algo muito bom.

Analisar esses potenciais parcerias que podem ajudar a entregar mais e melhor para os seus clientes é perfeito. A tática do sorteio para quem tem um negócio relacionado a turismo pode acabar custando caro, exceto se você tiver boas parcerias.

Ações promocionais

Pegando um gancho do último tópico, as ações promocionais também são ótimas para quem busca conquistar mais ainda a clientela (e novos clientes) para o seu negócio de turismo. Afinal de contas, a Copa do Mundo é um excelente momento para poder investir em ações promocionais como distribuição de brindes e sorteios, como já citamos acima.

Essa tática de sortear ou presentear clientes pode ser relacionada juntamente a compras. Ou seja, só pode participar do sorteio quem participar de uma tal promoção, por exemplo. Dessa forma, os seus clientes vão se sentir atraídos a adquirir determinado serviço. Uma boa iniciativa de ação promocional são os bolões, onde as pessoas deixam os palpites dos resultados dos jogos e quem acerta ganha um grande prêmio. Esses botões podem ser realizados tanto presencialmente quanto online.

Prepare as redes sociais

Bom, agora partindo para um tópico mais direto, as redes sociais com certeza é um ponto chave neste período de copa do mundo. Afinal de contas, boa parte dos negócios de turismo possuem uma conta nas redes sociais. É praticamente obrigatório estar conectado atualmente, e por isso a dica principal relacionada a isso é: interação sempre. Você precisa preparar as redes sociais para esse momento.

Uma dica boa é utilizar os stories do Instagram para mostrar a preparação da equipe para os jogos da Copa, por exemplo. Mostrar os bastidores da empresa, as promoções, os memes, enfim, tudo com tema de Copa do Mundo.

Uma outra estratégia interessante é criar uma “Copa do Mundo de serviços”, usando a interação com seus seguidores nos stories. Funciona da seguinte maneira: você define quais serviços vão disputar e o produto mais indicado passa de fase. Dessa forma, os seus seguidores vão interagir com seu perfil e você vai poder dar destaque ao portfólio da sua empresa, usando a temática da Copa como um pano de fundo.

Intensifique as redes com o tema da Copa do Mundo

Como já pontuamos no tópico acima, as redes sociais são uma peça fundamental para qualquer empresa do ramo turístico. Por isso, depois de preparar as suas mídias, intensifique o conteúdo nelas.

Conteúdo temático no Instagram, TikTok e outras redes sociais de marca ajudará a levar o público a comprar de sua empresa. Planeje as postagens que serão publicadas na web e foque no design. Afinal, a decoração da sua loja online também deve ser considerada, certo?

O período da Copa do Mundo pode ser muito lucrativo para muitos negócios, principalmente aqueles que decidem investir em promoções e decorações criativas para a Copa do Mundo. Não perca isso, e não perca a oportunidade de agradar o cliente e fazer algo diferente. Faça um esforço, suje as mãos e comece agora!