Está interessado em utilizar as redes sociais para alavancar o seu negócio de turismo ou lazer? Saiba que o Reels do Instagram é uma excelente ferramenta de engajamento. Por meio dele, é possível atrair mais clientes, criar um público fiel e bombar o perfil da sua empresa, a fim de se destacar entre os concorrentes. Nesse sentido, criamos este artigo que traz 6 dicas incríveis para explorar o Reels do Instagram. Então, não deixe de ler nenhum tópico a seguir!
LEIA MAIS
- Guia básico para entrar no TikTok (você e sua empresa)
- 16 dicas para tirar boas fotos da sua atividade de turismo e lazer
- Deixe o seu marketing de conteúdo com a EZ Travel
Tópicos
Dicas para explorar o Reels do Instagram
As redes sociais são um veículo de marketing muito importante atualmente. Todos que querem sair na frente devem manter um perfil ativo nas plataformas de entretenimento. O próprio Instagram entendeu a necessidade de auxiliar os empresários que possuem um perfil empresarial em seu app, e criou a opção de “Turbinar Publicação”, que nada mais é do que fazer um anúncio que irá aparecer para o seu público-alvo, dentro da plataforma.
Apesar de essa ser uma boa opção, para turbinar uma publicação, o interessado precisa passar por uma avaliação e ser liberado para tal função. Também é necessário pagar um preço referente àquele serviço.
Portanto, se você está começando e neste momento não pode investir em anúncios pagos, não se preocupe! Existe a opção de receber um bom engajamento de forma gratuita, através do Reels do Instagram.
Essa é uma ferramenta que está disponível para todos os usuários da rede social e que vem apresentando excelentes resultados para aqueles que a exploram corretamente. Então, confira as dicas disponíveis a seguir, para não ficar de fora desse incrível mecanismo de engajamento!
Dica 1 – Não copie seu concorrente
É comum se inspirar nos vídeos que viralizaram para criar os seus próprios. Contudo, copiar exatamente o vídeo feito pelo seu concorrente pode ser mal-visto pelos usuários. Confira algumas dicas que poderão te ajudar nessa etapa de criação de conteúdo:
- Preze por utilizar a sua criatividade na hora de criar conteúdo para o Reels do Instagram;
- Busque inspiração nos seus vídeos preferidos;
- Faça vídeos que combinem com a proposta do seu negócio.
A última dica é a mais importante de todas: não adianta postar vários vídeos por dia, se nenhum deles atingir o seu público-alvo.
Dica 2 – Use os áudios que viralizaram
Outra excelente dica para viralizar o seu conteúdo de vídeos no Reels do Instagram é utilizar os áudios que estão em alta. Para descobrir quais são eles, basta abrir a opção “explorar” e visualizar os Reels mais curtidos.
Entretanto, não é só porque um áudio viralizou que deve ser utilizado, ele precisa combinar com a proposta do seu negócio, agregando valor às imagens do seu vídeo.
Por esse motivo, é importante fazer uma curadoria para escolher os melhores áudios dentro do seu nicho.
Dica 3 – Preze pela qualidade da imagem e som
Vídeos com uma melhor qualidade de imagem e som tendem a engajar mais. É complicado manter a atenção voltada para um conteúdo com uma imagem escura e um áudio estourado. Os vídeos mais harmônicos, que apresentam sons de boa qualidade, prendem a atenção do espectador de forma fácil e prática. Para ter um vídeo de boa qualidade:
- Limpe a lente da câmera antes de começar a gravar;
- Busque sempre por uma boa iluminação que pode ser conseguida através de rings light ou na golden hour, que acontece por volta das 17h;
- Procure não gravar com barulhos de carros passando na rua, cachorros latindo, ou pessoas conversando no fundo do áudio principal.
Outra opção para melhorar a imagem é evitar aqueles filtros estourados que prometem ressaltar as imagens, mas só reduzem a sua qualidade.
Dica 4 – Fique atento aos ângulos e efeitos
Dependendo do ângulo de gravação, uma imagem real pode ficar completamente deformada em vídeo. Por isso, é importante atentar sempre ao ângulo de gravação dos seus vídeos. Como citado anteriormente, os efeitos também são um perigo na hora da edição do conteúdo, pois eles podem deixar o vídeo visualmente carregado, estourando a sua imagem ou dando muitas informações que não precisavam estar ali.
Além de tudo, a própria plataforma reduz a qualidade do vídeo na hora da sua postagem, e com os filtros essa qualidade de imagem tende a cair mais ainda. Assim como vídeos com baixa qualidade de som e imagem não prendem a atenção do telespectador, vídeos que possuem ângulos distorcidos e muitos efeitos também são de baixo engajamento.
Dica 5 – Nunca poste um vídeo só por postar
Um dos maiores erros cometidos por quem está começando é acreditar que quanto mais vídeos postados, maiores a chance de viralizar no Reels do Instagram. Essa é uma ideia totalmente equivocada, pois como podemos observar nas dicas anteriores, obter um bom engajamento tem mais a ver com qualidade do que com quantidade.
Então, evite sobrecarregar o feed dos seus seguidores com uma chuva de vídeos que não agregam em nada na vida deles. Busque produzir vídeos com significado, que desperte emoções como nostalgia e felicidade em seu público-alvo. Atualmente, uma das frases mais utilizadas pelas empresas é “Não vendemos produtos, mas sim experiências”, e essa estratégia de marketing tem funcionado bastante.
Portanto, agregue informações úteis aos seus vídeos, ou então crie um conteúdo pensado e planejado estrategicamente para despertar emoções nos usuários da plataforma. Dessa forma, o perfil da sua empresa terá um engajamento orgânico e real, sem precisar de muito esforço.
Dica 6 – Foque no seu nicho
Se a sua intenção é realizar vendas de produtos ou serviços, de nada adianta o seu perfil ter vários seguidores se eles não estão interessados nas suas mercadorias. Por esse motivo, busque montar uma lista de contatos com pessoas que estão interessadas no seu nicho.
Então, se você possui um negócio voltado para o turismo, evite criar vídeos de humor ou sobre rotina empresarial. Foque nos vídeos mostrando os lugares maravilhosos que os usuários podem conhecer ao se tornar seu cliente. Dessa forma, o seu público estará mais propenso a realmente comprar os seus serviços ou produtos, do que apenas a assistir os seus vídeos para dar algumas risadas.
Conhece alguém que vai gostar desse conteúdo? Então, compartilhe.