6 tendências que marcarão o ano no turismo

tendências do turismo

Tendências ficaram de lado em 2020, quando tivemos que nos adaptar a um mundo em que a quarentena se tornou uma das palavras mais buscadas no Google e que viajar normalmente não seria mais possível. Ficamos mais expostos e a ansiedade ficou nítida ao nosso redor. Isso fez com que as transformações acontecessem mais rapidamente, de forma que nem as percebêssemos – o trabalho remoto, por exemplo, veio para ficar.

Para o mercado de turismo, essa imprevisibilidade não impediu de apostarem em novas tendências, mesmo com o atual cenário bastante preocupante. Pesquisas que apontam novos caminhos nunca foram tão importantes como neste momento, como a  TRVL LAB, montada pelas empresas PANROTAS e MAPIE (disponível para download e graça aqui). Confira as tendências:

Serviços mais baratos

Clientes tendem a se adaptar s novas tendências, ainda mais quando as convém. A Inteligência Artificial chegou para fazer parte da vida das pessoas, fazendo tarefas cotidianas e atendendo as necessidades particulares.

É preciso reconhecer as suas preferencias, hábitos e desejos. A busca de caminhos nunca foi tão importante como agora. É preciso pesquisar mais do que antes, não por uma obrigação, mas sim em busca de encontrar novas oportunidades em tempos de crise.

Um mundo com outra configuração

Ficar em casa passou a ser algo marcante na vida de muitas pessoas, que antes quase não permaneciam em suas residências. Esta reconfiguração coletiva das nossas atividades do dia, com mudanças até o momento que se fizeram permanentes.

Nunca antes visto, os estacionamentos ficaram tão vazios ou muito menos cheios do que antes. Os restaurantes também precisaram se readaptar e para muita gente, essa mudança não foi fácil.

Assim os grandes centros que eram vistos como as principais tendências para negócios, agora passam a dar espaço para um mundo conectado, onde mais pessoas podem fazer a diferença mesmo sem estar no centro das atenções.

O desafio da empatia

Vivendo em um mundo polarizado, a empatia ganha cada vez mais força, tornando-se um desafio para muitos. Os consumidores que são mais engajados esperam que as marcas os atendam melhor agora, de forma mais simpática e valorizando o dinheiro e confiança investidos neles.

Também se espera que estas marcas se posicionem aos fatos, com valores claros. Diferente do passado, atos de oportunismo são mais fáceis de serem notados agora.

Vendas sem nenhum contato

A economia sem nenhum contato vem se mantendo permanente em 2021, mesmo que cheguemos ao fim da pandemia. Assim fazer check-in não é mais apenas presencialmente, além de que aplicativos fazem com que os hóspedes e passageiros possam apreciar do melhor do turismo sem nenhum contato.

Diante destes fatos, é que entra a pergunta de como promover um engajamento, mesmo sem interação direta? A forma com que se acolhe, envolve e emocione as pessoas, tem sido levada com cada vez mais seriedade pelas empresas de turismo. Mais e mais empresas estão se tornando e adentrando no mundo digital.

Turismo com assinatura digital

Talvez não seja o momento mais preciso para dizer que o turismo se tornou digital, que virou de uma vez por todas uma Netflix, porém sim aos poucos estamos vendo isso acontecer. Antes tínhamos apenas a Tripadvisor, e agora temos milhões de empresas nesse ramo, startups e mais empresas que surgiram.

Ainda é cedo para saber como essa nova tendência irá proceder, pois é preciso considerar os desafios financeiros do negócio e a relevância que isso terá para o cliente, porém já existem gigantes por trás desse negócio.

Viagem: um assunto cada vez mais presente

Devido a forma como tivemos que reconfigurar nossas vidas, o número de viajantes que combinam viagens de lazer e negócios só tem aumentado. Portanto, é preciso pensar em produtos que atendam tanto a vida empresarial como de lazer do cliente.

A aceleração do nomadismo digital por conta da pandemia se faz cada vez mais presente, sendo este um dos insights mais marcantes no turismo desde o último ano. Essa mudança em tendências que tanto nos acostumamos, nos faz pensar em o que pode marcar época a partir de 2021.

Se está na busca de entender o turismo na sua forma mais atual, precisa conferir a opinião de profissionais engajados com o turismo.

Resumo das tendências

O fim de algumas tendências deu espaço a outras, em mundo cada vez mais interligado. As pessoas se deram conta que não existe café ou almoço grátis, tudo nessa vida tem um preço. O que irá se prevalecer para 2021, assim como se tornou uma nova tendência no mundo turístico e dos negócios em geral no ano passado é o esforço, dedicação, curiosidade e também acreditar na ciência, na espera em que todos estamos por uma vacinação com êxito da COVID-19.