7 dicas para ter mais clientes por indicação

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Quando se trata de serviços de atendimento ao público, conhecer dicas para ter mais clientes é essencial para aumentar o sucesso do seu negócio. Ainda mais, quando elas ensinam a conquistar clientes pelo clássico e infalível método da indicação. Assim, criamos uma lista contendo sete dicas para aumentar o número de clientes do seu negócio por meio do método de indicação, de forma dinâmica e funcional.

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A princípio, algumas das dicas para ter mais clientes podem parecer um pouco óbvias, pois não existem muitos segredos em relação a conquistar clientes por indicação. Contudo, por serem ações aparentemente simples, elas costumam passar despercebidas pelos empreendedores, que buscam saídas mais rebuscadas na hora de aumentar a lista de clientes, sendo que o simples, na maioria das vezes, funciona!

Então, se você deseja que os seus clientes trabalhem a favor do seu negócio, de forma prática e dinâmica, por meio do ato de indicação dos seus serviços, não deixe de conferir as dicas abaixo.

Faça um excelente trabalho

Para que um cliente se sinta tentado a indicar os seus serviços para os seus amigos ou familiares, a experiência dele com a sua empresa precisa ter marcado positivamente a sua vida. Ou seja, se o seu desejo é conquistar novos clientes por meio de indicações, não poupe na hora de oferecer um excelente serviço de atendimento.

Algumas dicas para ter mais clientes por indicação, são:

  • – Investir em um treinamento voltado para o atendimento humanizado, a fim de criar um ambiente acolhedor e simpático, através do contato cliente/colaborador;
  • – Passar a sensação de estar sempre disponível para solucionar as dúvidas ou resolver possíveis questões do cliente;
  • – Disponibilizar canais de contatos simplificados e dinâmicos;
  • – Oferecer serviços de qualidade, para que o cliente possa tirar o melhor aproveitamento possível da experiência ofertada.

Lembrando que, o segredo é fazer o cliente se sentir compreendido e valorizado.

Ofereça benefícios

Uma das formas mais simples, rápidas e práticas de conseguir indicações das pessoas que já utilizaram os seus serviços, é oferecer benefícios a elas. Entretanto, é necessário ter muito cuidado no caso de indicações através de benefícios, pois, apesar deste ser um método funcional, alguns indivíduos podem utilizar desta ferramenta apenas para obter vantagens, de forma fraudulenta.

Confira a seguir algumas dicas para ter mais clientes por meio de benefícios:

  • – Após 10 check-ins com o seu código de indicação, ganhe um fim de semana de hospedagem grátis;
  • – Indique 3 amigos e pague metade do preço pelo serviço;
  • – Indicando 5 amigos, ganhe x meses de uso grátis etc.

É de extrema importância deixar os termos do benefício claro, para não ocorrer nenhum mal-entendido com o cliente.

Aposte nos depoimentos

As indicações mais valiosas são aquelas feitas de forma intuitiva e até inocente, sem esperar recompensas em troca. Por esse motivo, a indicação por meio de depoimentos faz tanto sucesso nas redes sociais. Sem mencionar o fato de que essa técnica dispensa o boca a boca, indo muito além de amigos e familiares, já que a internet possibilita atingir um maior número de pessoas.

Portanto, uma das dicas para ter mais clientes é sempre incentivar os consumidores a relatarem a sua experiência com os seus serviços, e postar esses relatos nas redes sociais de sua empresa. Dessa forma, as pessoas que ainda estiverem em dúvida de consumirem ou não o seu produto, serão incentivados por meio de relatos e comentários positivos.

Dê visibilidade para os defensores da marca

Toda empresa possui os seus fãs de carteirinha, que estão sempre consumindo os seus serviços e fazendo marketing para o negócio de forma voluntária. Esses clientes realizam um excelente serviço de indicações, simplesmente sendo defensores da sua marca. Por essa razão, merecem todos os benefícios e visibilidade possíveis.

Nesse sentido, detecte todos os defensores do seu negócio, com o objetivo de oferecer promoções ou até mesmo algumas parcerias, para que eles se sintam cada vez mais valorizados e incentivados a continuar espalhando a admiração pelos seus serviços.

Seja uma empresa estável

Alguma vez você já foi até um estabelecimento muito elogiado por um familiar ou amigo, e ao chegar lá recebeu um tratamento muito diferente do que o relatado? Pois é, esse tipo de divergência faz com que os clientes se sintam inseguros para indicar o seu estabelecimento para os seus conhecidos, pois nunca se sabe como estará o atendimento naquele dia em específico.

Portanto, não adianta nada oferecer um atendimento de alta qualidade, mas não conseguir manter o padrão. Assim, foque em ser uma empresa estável, oferecendo o mesmo nível de qualidade para todos os seus clientes, diariamente.

Crie laços com os clientes

Falar bem dos nossos amigos é um ato automático. Sempre que gostamos da personalidade de alguém, da sua atenção, educação, entre outras qualidades, sentimos a necessidade de passar os elogios adiante.

Isso porque, verbalizar as nossas admirações é uma característica comum do ser humano. E essa característica pode ser utilizada tanto para relacionamentos de amizade quanto em relações de clientes/serviços.

Nesse sentido, crie laços com os seus clientes, para que eles se sintam próximos o suficiente da sua marca, a ponto de ficarem à vontade na hora de verbalizar toda a admiração que sentem pelos seus serviços e produtos.

Essa aproximação pode ser realizada por meio, de:

  • – Atendimento personalizado e humanizado;
  • – Interação nas redes sociais;
  • – Campanhas de marketing.

Sempre demonstre que os clientes são a prioridade do seu negócio. Dessa forma, eles irão indicar os seus serviços trazendo mais clientes para a sua empresa, de forma orgânica.

Peça indicações

Ir direto ao ponto também é uma opção quando se espera aumentar a lista de clientes por meio de indicações. Entretanto, essa pode ser uma técnica perigosa, por esse motivo a colocamos como a última da lista. Afinal, os clientes não gostam de se sentirem obrigados a nada, e pedir indicações de forma direta pode soar como uma ordem, ao invés de um simples pedido.

Portanto, antes de pedir esse favor a um cliente, primeiramente, sinta o terreno, com o propósito de descobrir se aquele é o momento ou o cliente certo, para fazer tal pedido. Seguindo essas dicas, seus clientes por indicação podem aumentar significativamente.