7 estratégias de vendas para faturar de curto a longo prazo

vendas

Empreender no turismo não é uma tarefa fácil, mas existem algumas estratégias e caminhos que podem facilitar o percurso até o sucesso. Dentro dessas inúmeras estratégias para alavancar o seu negócio, as de vendas são as mais direcionadas e que atraem mais resultados a curto e longo prazo. O objetivo deste artigo é apresentar estratégias de vendas de viagens que podem ser facilmente aplicadas no dia a dia sem um grande investimento, mas também sugerir estratégias mais avançadas que podem render muito.

LEIA TAMBÉM

Leia cada uma com atenção e escolha as que fazem mais sentido para a sua empresa. Este com certeza será um grande passo para a produção de resultados no seu negócio!

1. Promoções exclusivas

Os consumidores estão sempre interessados ​​em promoções, por isso você deve saber usar essa dica a seu favor. Crie promoções exclusivas com prazos e promova-as ao máximo. Essa ação será suficiente para gerar uma enorme motivação de compra entre seus clientes e trazer um senso de urgência para aproveitar a oportunidade. É uma tática rápida para levar dinheiro ao caixa e uma ótima maneira de salvar clientes antigos.

Aliás, essa estratégia é usada em outros setores há muitos anos. No turismo, lembre-se de fazer análises sobre as condições das promoções exclusivas antes de sair divulgando.

2. Cartões de presente

Os clientes, muitas vezes, não sabem ao certo o que querem comprar. Uma ótima maneira de fazer uma venda rápida é apenas dar a ele a oportunidade de adquirir um voucher com condições especiais, mas mantendo o prazo de validade.

Enviar um vale-presente com um bom desconto ou algum tipo de benefício é uma estratégia que costuma funcionar bem em diferentes modelos de negócios. Investir nessa ideia proporciona que o cliente permaneça mais tempo vinculado com a sua empresa, podendo aumentar seu faturamento de longo prazo.

3. Programa de fidelidade

Os programas de fidelidade podem ser uma ótima ferramenta para você aumentar suas vendas de viagens no curto prazo e ganhar mais com o mesmo cliente. Isso ocorre porque as pessoas que participam desses programas tendem a estar mais dispostas a comprar de novo para colher os benefícios da fidelização. Quanto mais seus clientes aparecerem, mais lucro você terá com essa venda.

Os programas de fidelidades viraram um marco importante nas empresas de turismo. Se você for fazer uma breve pesquisa de campo, a maioria das agências e sites voltados para o turismo possui algum tipo de programa de fidelidade.

4. Use gatilhos mentais

Usar gatilhos psicológicos que criam um senso de urgência e escassez é fundamental para sua capacidade de melhorar a estratégia de vendas de viagens no curto prazo. Os consumidores que pensam que as boas ofertas ou os produtos que em breve não estarão mais disponíveis acabam comprando, muitas vezes, por impulso.

Se você está se perguntando como usar gatilhos mentais, leia esse artigo. Vale a pena tentar!

5. Invista em automação de marketing

A automação de marketing visa aumentar a eficiência na captação de clientes e vendas. O processo reduz tarefas manuais e prepara as empresas para agir de forma mais personalizada e escalável com quem interage com o negócio, em diversos canais online.

Grande parte do trabalho feito manualmente pode ser automatizado. Cada ferramenta de automação oferece diferentes recursos e benefícios, ajudando na obtenção de um desempenho comercial mais inteligente e confiável. Para sua estratégia de vendas de negócios e viagens crescer, este é, certamente, um recurso que pode fazer toda a diferença.

6. Use a narrativa

Contar histórias de forma simples é uma técnica interessante e valiosa. Como isso te ajuda a vender? Quando as pessoas são persuadidas por uma boa história, elas acabam se sentindo mais propensas a comprar. Se você souber aplicar esse princípio na comunicação da sua empresa, com certeza terá vantagem.

Aliás, essa estratégia é uma das mais aplicadas em todos os setores de marketing. Se você tiver um blog, por exemplo, saber usar a narrativa com maestria vai lhe trazer muitos leitores e, consequentemente, muitos clientes para o seu negócio.

7. Faça marketing e vendas trabalharem juntos

Muitas empresas acabam gerenciando os departamentos de marketing e vendas de forma totalmente separada. Atualmente, os dois setores estão cada vez mais convergentes, principalmente, nas empresas de menor porte.

O processo de entender e planejar como as ações se conectam lhe dará uma vantagem para melhorar sua estratégia de vendas de viagens. Portanto, trabalhe para que tanto o marketing quanto as vendas saibam se comunicar para render bons frutos para o seu negócio.

Conclusão

É perceptível que uma estratégia está ligada na outra. Isso ocorre porque cada estratégia é pensada para um determinado processo dentro do turismo. Ter uma diversidade de estratégias para faturar mais no seu negócio é importante para colher bons frutos nesse mercado.

Comece analisando o seu público-alvo e o seu caixa para investimento. Depois, priorize a estratégia que irá lhe trazer o melhor custo-benefício em um curto espaço de tempo. Somente depois disso você vai conseguir encaixar melhor cada uma dessas 7 estratégias de vendas no turismo para faturar de curto a longo prazo com maestria.