Quem empreende no setor de turismo deve ter percebido que, nos últimos dois anos, os serviços online e aplicativos se tornaram imprescindíveis, ainda mais para quem lida com pessoas de vários cantos não apenas do Brasil, mas do mundo. Assim, produzimos um artigo com pelo menos sete sugestões que entendemos como indispensáveis para os empreenderes e profissionais do segmento.
Tópicos
WhatsApp Business
Se você utiliza o WhatsApp profissionalmente e comercialmente, considere migrar para a versão Business. Em primeiro lugar, saiba que a interface e os principais recursos são praticamente os mesmos da edição normal. Então, você não terá problemas em utilizá-la. As funcionalidades, porém, são maiores.
É possível, por exemplo, organizar os seus contatos em categorias, como clientes, fornecedores etc. Há também a possibilidade de criar um catálogo de produtos ou serviços. Que tal colocar seus passeios ou atrativos turísticos nele?
Trello
O popular Trello surgiu como uma ferramenta de gestão ágil de projetos, pois é baseada nos quadros do tipo Kanban. Sua versatilidade, porém, permitiu com que as equipes explorassem diferentes possibilidades de utilização, como por exemplo para fluxos de seleção e contratação de funcionários, calendário editorial, “pipeline” de vendas, desenvolvimento de novos produtos e serviços e muito mais.
Muito provavelmente você já utilize o Instagram por motivos pessoais ou mesmo profissionais e comerciais – e deve, pois hoje esta rede sociais é uma das principais “vitrines” da Internet. Considere também utilizar versões mais potentes para negócios, como a “for business” ou “para criadores de conteúdo”
Ambas oferecem funcionalidades mais avançadas para você apresentar seus produtos e serviços de turismo, inclusive no que se refere impulsionamentos e anúncios – tudo integrado ao Facebook, inclusive. Também é possível acompanhar métricas e informações sobre a performance das postagens, como o número de engajamentos, pessoas que curtiram, comentaram e outros detalhes importantes dentro da rede social.
AccuWeather
A AccuWeather, uma das principais empresas de previsão do tempo do planeta, tem aplicativos para smartphones e tablets, incluindo Android e iOS. E convenhamos: ficar por dentro de como será o clima é bastante importante para quem trabalha com passeios e atrativos turísticos.
O app AccuWeather é um entre as várias opções do gênero, mas está entre os mais potentes. Oferece a possibilidade de conferir a previsão do tempo agora para as próximas semanas, sem a necessidade de precisar abrir o navegador Web.
Google Workspace
O Google Workspace é o que conhecemos como o antigo G Suite, uma plataforma altamente multifuncional para as empresas. Ela permite que você utilize várias ferramentas do Google profissionalmente, incluindo o Gmail, o Drive, o Calendar e outras.
O valor é por usuário e em dólar, o que pode sair um pouco caro. Mas, dependendo do porte da sua empresa de turismo, pode ser vantajoso centralizar a maioria das suas ferramentas e informações sob o guarda-chuva da gigante das buscas.
Cur.to
Parceiro do EZ Travel e oferecido gratuitamente em nossos pacotes de marketing digital, o cur.to é uma alternativa ao LinkTree para links da bio do Instagram e de outras redes sociais. Por apenas R$ 80 anuais, é possível ir além da lista de links e inserir vídeos, áudios, galeria de imagens e muito mais. Tudo isso num domínio mais bacana para marcas brasileiras.
Reverso
Por fim, é sempre importante em nosso meio, ter uma ferramenta que possa ajudar a nós e a nosso colaboradores com traduções tradução em vários idiomas. Afinal, lidamos com estrangeiros e outras culturas.
Nossa indicação é o Reverso, que tem versões para Android, iOS e até Windows. Ele faz tradução online em vários idiomas, além de concordâncias bilíngues online e verificação ortográfica. Indique ele aos clientes, será de grande ajuda!