7 técnicas de produção de conteúdo para negócios de turismo

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Ao criar conteúdo sobre viagens, passeios e atrativos turísticos, conhecer as técnicas para incentivar os viajantes a comprar aumentará as vendas do seu negócio. Isso pode ser feito com a ajuda de técnicas de redação, entre outras. Esses métodos aplicados ao turismo são projetados para aumentar o desejo de consumidores em potencial de comprar pacotes e atividades de viagem.

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Confira essas 7 dicas simples de redação que vão te ajudar a criar conteúdo e incentivar os viajantes a fazer uma compra.

Crie conteúdo para seu público-alvo

Um dos principais requisitos para a criação de conteúdo que incentive os viajantes a comprar seus serviços é definir claramente seu público-alvo. Dessa forma, você poderá identificar exatamente em quais tópicos essas pessoas estão interessadas e o que é relevante para sua oferta.

Por exemplo, se você pretende atender um público que prefere resorts e spas, será necessário ajustar sua comunicação com pessoas que possuam essa característica e tenham necessidades e desejos específicos. Conhecer seu público facilita o desenvolvimento de comunicações que abordam as preocupações e preocupações desses viajantes de maneira confiante.

Com esse detalhe bem estabelecido, é hora de pesquisar por palavras-chave para otimizar seu texto para os mecanismos de busca. Para fazer isso, você deve usar ferramentas que o ajudem a selecionar de maneira otimizada os termos mais pesquisados.

Portanto, a pesquisa é realizada com base no volume de pesquisa, intenção e concorrência. Para facilitar a identificação de palavras-chave para seu conteúdo, faça a si mesmo esta pergunta: O que meu público deseja e como eles pesquisam no Google?

Foco na estimulação sensorial

Uma das formas de estimular os viajantes com conteúdo é focar nos sentidos do seu público. Tente descrever a experiência com todos os seus sentidos em mente. Então, fale sobre as vistas do viajante quando ele chegar a algum lugar, os cheiros que ele sentirá, mas também a comida, os sons e, claro, as sensações.

Nesse caso, para conseguir converter seu público rapidamente, é interessante usar uma descrição completa e muito detalhada que estimule uma resposta emocional. A partir daí, você pode fazer os leitores sonharem com a viagem e torná-la realidade.

Fale sobre uma experiência de viagem única

De acordo com uma pesquisa realizada pela Booking.com, cerca de 55% dos viajantes acreditam que a melhor parte de viajar é sair da zona de conforto. A maioria dos viajantes procura fazer coisas que não costuma fazer ou nunca fez para ter uma experiência única.

Dessa forma, uma das maneiras de estimular o viajante a agir é despertando sua imaginação para diferentes percepções e sentimentos durante a viagem.

Por isso, sempre que estiver falando de uma cidade, evento ou atração turística, tente mencionar a experiência que esse viajante terá. Ao avaliar os produtos que você vende e apresentar experiências novas e diferentes, você pode dar aos viajantes mais motivação e confiança para comprar seus pacotes e serviços.

Apresentar novidades e oportunidades de aprendizado

A mesma pesquisa da Booking mostra que os viajantes buscam cada vez mais experiências e aprendizados únicos. Você pode implementar isso na sua produção de conteúdo de viagem falando sobre curiosidades e dicas úteis para incentivar o público a conhecer mais do destino e escolher uma experiência mais autêntica.

Compartilhe informações pouco conhecidas, pois isso diferencia sua empresa da concorrência. Veja o que mostra a pesquisa:

  • As pessoas são mais propensas às viajarem para lugares com relevância histórica ou cultural;
  • 50% dos viajantes querem aumentar seus conhecimentos através das viagens.

Crie antecipação

Uma maneira de incentivar um viajante a agir é criar uma sensação de antecipação no leitor, um desejo de conhecer o destino com antecedência, na tentativa de provocar uma resposta emocional. Os sentimentos são uma parte importante da experiência de viagem, por isso é fundamental suscitar tantos sentimentos positivos quanto possível em viagens futuras.

Então a dica é orientar o leitor aos pequenos detalhes do destino, mencionar como ele vai se sentir e descrever o máximo possível tudo ao redor da cidade ou atração turística, por exemplo:

  • As atrações do destino e a diversão que poderá ser vivida;
  • A gastronomia e os bons momentos das refeições;
  • A beleza da natureza e os momentos de contemplação.
  • As sensações que ele vai sentir e as diferentes experiências.

Foque sempre na comunicação que estimula os sentidos e o lado emocional.

Fale sobre o prazer como estilo de vida

As pessoas viajam também com o intuito de recarregar as suas energias quando se sentem estressadas e cansadas da rotina. Logo, é interessante levar o seu público a pensar no prazer como estilo de vida, que pode ser atingido através de viagens.

Diante disso, mencione pontos e detalhes que fazem as pessoas valorizarem a compra de experiências, como:

  • Vivência de momentos prazerosos ao lado de pessoas queridas;
  • Recompensar a si mesmo pelos momentos de trabalho;
  • Conhecer novos lugares e aprender com novas experiências;
  • Recarregar as energias e descansar a mente;
  • Entre outras…

Inspire a sensação de liberdade

Ao detalhar a produção de conteúdo de viagem na tentativa de convencer os viajantes a agir, é importante que você inspire a sensação de liberdade deles, pois esse é um dos sentimentos mais procurados pelos viajantes.

A correria da rotina e a tecnologia tornam as pessoas mais aceleradas, deixando-as sem tempo para seus hobbies e desejos. As férias trazem a possibilidade de experimentar um pouco de liberdade, e você deve adicionar palavras ao seu conteúdo que remetam a esse sentimento.

Conclusão

Não é difícil perceber como a produção de conteúdo se tornou algo fundamental nos dias de hoje quando o assunto é vendas. No turismo isso não é diferente, mas muitos profissionais do ramo não sabem como aplicar esse tipo de estratégia para ter retorno na área.

Acontece que muitos profissionais do turismo visam apenas o turismo e esquecem do marketing. Como podemos observar ao longo do artigo, cada técnica é essencial e se completa.

Por isso, um bom empreendedor precisa investir nas técnicas de produção de conteúdo no turismo para estimular vendas no ramo. Essas 7 são as principais, mas existem outras que também podem ser muito úteis. Vale a pena a pesquisa.