8 dicas infalíveis para aprimorar o site do seu negócio de turismo

site de turismo

Na hora de construir um site ou blog precisamos ficar atentos a diversos detalhes que são fundamentais para que ele alcance os resultados esperados. Muitos aspectos da otimização de sites devem ser utilizados em conjunto e passar por constantes revisões para que a página cresça cada vez mais.

Então, mesmo que o site do seu negócio de turismo tenha sido colocado no ar sem os devidos cuidados, não se preocupe, pois ainda há tempo de ajustá-lo para que fique de acordo com o que é praticado por grandes páginas da internet. Acompanhe nossas 8 dicas e comece a implementá-las agora mesmo!

Melhore o SEO para obter tráfego orgânico

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que em português quer dizer “Otimização para mecanismos de busca”. Ou seja, trata-se de algumas práticas na construção de conteúdos que fazem com que eles sejam melhor classificados em mecanismos de busca como o Google.

Então, se as páginas do seu site ou blog não estão alcançando um bom resultado faça uma revisão dos conteúdos e tente adaptá-los em questões como:

  • Escreva textos relevantes e voltados a solucionar o problema do usuário;
  • Repita a palavra-chave no decorrer do texto e sem forçar;
  • Escreva parágrafos curtos;
  • Use listas e bullet points;
  • Inclua “Chamadas para a ação” para incentivar o usuário a continuar em contato com sua marca;
  • Introduza imagens, vídeos e infográficos sempre que possível;
  • Produza conteúdo original.

Invista na otimização de sites para abrir em vários dispositivos

Uma pesquisa demonstrou que 70% do tráfego da internet vem dos smartphones. Entretanto, ainda estamos um pouco acostumados a construir sites pensando em computadores e notebooks. Mas, para obter sucesso, é preciso alterar essa filosofia e criar páginas que sejam responsivas nos dispositivos móveis.

Com esse objetivo, use um tema responsivo para esse tipo de aparelho e sempre faça testes em seus conteúdos para ter certeza de que ele vai oferecer uma boa experiência em qualquer tela.

Utilize ferramentas como a GT Metrix

A GT Metrix é uma ferramenta gratuita para a otimização de sites. Ela permite que você conheça todos os detalhes do carregamento do seu site e veja o que pode ser melhorado. Ao fazer o teste, a ferramenta vai calcular o tempo de carregamento da página e também vai fornecer um gráfico completo com informações separadas para cada item do site.

Além disso, você terá acesso a algumas sugestões para ajudar a melhorar a performance. Essa ferramenta é extremamente poderosa e útil, pois já ficou provado que alguns poucos segundos de atraso no carregamento são o suficiente para muitos usuários rejeitarem uma página.

Otimize as imagens

Sabemos que as imagens em uma página da internet são fundamentais para ajudar a construir uma boa experiência para o usuário. Elas podem ser usadas para ilustrar determinada parte do texto e evitar que o leitor se canse rapidamente.

Entretanto, é preciso ter um cuidado especial ao inserir esse tipo de item ou você terá uma página pesada, que demora a carregar e faz com que o usuário vá para outro site. Por isso, antes de subir esse tipo de arquivo em seu site, tenha certeza de que fez uma boa otimização. Para isso, fique atento a três pontos:

  • A imagem é de boa qualidade;
  • As dimensões são as ideais, sem exagerar na altura e largura ou fazer imagens muito pequenas;
  • Ela possui o menor tamanho possível em KBs. Esse talvez seja um dos pontos mais importantes. Para evitar qualquer problema, sempre comprima a imagem antes de inseri-la em seu site. Há várias páginas que fazem isso de maneira gratuita.

Tenha um site organizado

Um bom site ou blog se preocupa com a experiência do usuário, por isso é organizado de tal forma que qualquer um pode encontrar o que procura com facilidade. Então, os menus devem ser claros e a navegação entre as diferentes áreas da página precisa ser organizada e responsiva.

Pois, tenha certeza, se o usuário estiver em busca de alguma informação e não conseguir localizá-la rapidamente, ele irá atrás de outra empresa. Vivemos em uma época em que ninguém tem tempo a perder e apenas 1 ou 2 segundos podem fazer toda a diferença quando se fala em internet.

Produza conteúdo relevante

Ainda pensando na experiência do usuário, um dos pontos mais importantes da otimização de sites é produzir conteúdo relevante. Você precisa solucionar dúvidas e oferecer conhecimento referente à sua área. Isso ajuda a transformar a empresa em uma referência no assunto e melhorar sua classificação nos motores de busca.

Outra consequência disso é que se torna mais fácil captar leads e transformá-los em clientes. Por fim, esse tipo de conteúdo também ajuda a fidelizar os clientes, já que eles estarão em contato com a sua marca mesmo após usarem o produto ou serviço.

Insira os dados da empresa de forma clara

Principalmente quando falamos em um site, os potenciais clientes precisam encontrar os dados da sua empresa com facilidade para facilitar o contato, seja os números de telefone, e-mail e também o endereço.

O ideal é que você tenha um botão para sua página de contato em destaque no menu e também que coloque esse tipo de informação discretamente em outras páginas do site, convidando os usuários para falar diretamente com a empresa.

Mas lembre-se que o usuário que visita o seu site geralmente quer tirar alguma dúvida sobre o seu produto ou serviço para depois entrar em contato, então as informações precisam seguir essa hierarquia.

Leve em consideração a opinião do cliente ao fazer otimização de sites

A opinião dos clientes deve ser levada em consideração em qualquer etapa do seu negócio. Então, faça uma pesquisa e escute as opiniões sobre o seu site. Isso vai permitir que você descubra se ele é rápido, responsivo em vários dispositivos e organizado. Esses resultados também podem servir de ponto de partida para a implementação de mudanças.

Além disso, quando você recebe comentários positivos sobre os seus serviços é uma boa ideia introduzi-los em seu site para aumentar a confiança dos novos clientes.

Gostou de saber mais sobre a otimização de sites? Conte nos comentários se você já colocou algumas destas dicas em prática.