8 ferramentas de marketing digital para “espionar” a concorrência

concorrência

Quando ouvimos a palavra espião automaticamente vem à mente um personagem de terno preto e capa de chuva que misteriosamente lê um jornal, enquanto observa o que acontece ao seu redor. Somos muito influenciados por filmes de espiões, concorda? No marketing digital, espionar felizmente significa outra coisa, significa conhecer os pontos fortes e fracos de nossos concorrentes, o que nos ajudará a desenvolver uma estratégia eficaz e nos destacar acima deles.

Em qualquer estratégia de marketing é essencial realizar um bom estudo de tudo o que os nossos concorrentes mais diretos fazem nos diferentes canais de publicidade online em que estão presentes. Não se trata de copiar o seu conteúdo ou as técnicas que utilizam, mas sim de melhorar o que têm e oferecer um serviço melhor.

8 ferramentas de marketing digital para espionar sua concorrência

Para pesquisas de palavras-chave e posicionamento orgânico:

SemRush

Ele nos permite acompanhar as palavras-chave que estão sendo usadas por nossos concorrentes e quais são suas posições no Google.

Além disso, também podemos ver quais palavras-chave estão obtendo melhores posições, para cada uma das páginas do seu site, qual delas está trazendo mais tráfego, etc.

Se entrarmos na opção “Pesquisa de Publicidade”, também podemos ver que tipo de publicidade que estão fazendo e quais textos eles usam para conseguir novos clientes.

Ahrefs

Com esta ferramenta de SEO, poderemos saber quais links apontam para o nosso site, bem como obter informações úteis sobre a evolução das nossas estratégias de posicionamento orgânico, ou seja, aquelas em que as campanhas de publicidade paga não têm lugar.

Esta ferramenta de pesquisa trabalha para nos oferecer dados exaustivos e confiáveis ​​sobre palavras-chave, links e conteúdo de nossos concorrentes.

Com ele podemos:

  • Pesquise vários domínios e URLs
  • Pesquise sobre as posições dessas palavras-chave, que nossa concorrência tem.
  • Identificar a ausência de conteúdo em outros sites do nosso setor. Isso nos dará a oportunidade de criar conteúdo interessante, que ainda não é explorado, e atrair usuários de nossos concorrentes para nosso site.
  • Explorar tendências.
  • Crie listas de palavras-chave para anúncios e conteúdo.

Para pesquisar páginas e domínios semelhantes aos seus

SimilarWeb

É uma ferramenta que fornece informações sobre fontes de tráfego, conteúdos relevantes, menções em redes sociais etc. É interessante poder comparar sites semelhantes ao nosso, dentro do nosso nicho de mercado.

Também podemos obter dados sobre outros concorrentes internacionais, dos quais podemos obter ideias para nos posicionarmos melhor.

Existe uma versão gratuita da ferramenta, que podemos obter baixando a extensão do Chrome. No entanto, o número de resultados por métrica é mínimo e limitado.

Woorank

É uma ferramenta para comparar domínios da web. Compare seu site com o da concorrência, fornecendo dados sobre o status do seu site e oferecendo recomendações de otimização.

Analisar nossa concorrência nos ajudará a conhecê-los melhor, saber o que estão fazendo e o que funciona para eles.

Além disso, o Woorank nos permite saber como está nosso negócio em relação à nossa concorrência mais direta, para poder tomar decisões sobre quais estratégias digitais são as melhores para nós.

Para monitorar o conteúdo de seus concorrentes

Google Alerts

Uma boa maneira de começar a espionar nossos concorrentes é descobrir quando eles são mencionados na Internet.

O Google Alerts é a melhor ferramenta para nos ajudar nesse sentido. É uma ferramenta gratuita do Google, mas muito eficaz, para pesquisar menções no momento, diariamente, semanalmente, etc.

  • Monitore ou pesquise as marcas de nossos concorrentes.
  • Obtenha informações específicas sobre produtos ou categorias de produtos.
  • Acompanhe conteúdo específicos de interesse da nossa concorrência.

Para monitorar suas menções nas redes sociais

Social Mention

Se falamos de redes sociais e seu monitoramento, não podemos deixar de mencionar essa ferramenta. Com ele podemos:

  • Escreva a marca de nossos concorrentes, o nome do produto que nos interessa ou a palavra-chave que queremos e obtenha um instantâneo de tudo.
  • Colete dados de vários blogs, favoritos, imagens e vídeos.

Podemos classificar nossos resultados por data ou fonte e o mais importante, pelo tipo de sentimento que produz, ou seja, se os conteúdos de nossa competição são aceitos com prazer e interesse ou, ao contrário, com indiferença por parte dos usuários.

Também podemos ver quantos concorrentes escreveram sobre um tópico específico.

BuzzSumo

Se sua concorrência está tendo sucesso com o conteúdo que publica, é aí que entra essa ferramenta. Com ela, podemos:

  • Encontre o conteúdo com melhor desempenho para um domínio específico no último ano.
  • Encontrar novas tendências que estão sendo comentadas e escrever sobre isso.
  • Obtenha estatísticas de redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest etc.

Essa ferramenta nos ajudará a identificar que tipo de conteúdo funciona melhor para nossos concorrentes, para posteriormente publicar conteúdo relacionado com um nível mais alto de otimização, o que nos ajuda a ter empatia com um novo público.

Para acompanhar os preços da sua concorrência

Minderest

É uma plataforma especializada no monitoramento e otimização de preços de produtos. Esta ferramenta rastreia os preços dos concorrentes e nos enviar alertas.