9 datas e momentos para o seu negócio de turismo

datas

Sabemos que os últimos anos têm sido complicados para empreendedores e profissionais do turismo. O ano de 2022, porém, surge como uma excelente oportunidade de recuperação – afinal, a pandemia do COVID-19 parece finalmente estar arrefecendo. Convém explorar todas as datas comemorativas e períodos propícios ao seu negócio.

LEIA TAMBÉM

Afinal, há momentos que as pessoas estão mais propensas não apenas a viajar e apreciar atividades de lazer, mas também a gastar um pouco mais. Então, vale antecipar um planejamento tanto para promover o seu atrativo como para receber os visitantes de forma diferenciada e inesquecível para eles – e rentabilizar com isso, claro.

Listamos nove datas comemorativas, períodos e situações para você explorar em 2022.

Feriadão de Páscoa – 15 a 17 de abril

Corra porque a primeira data já está chegando! O feriado de Páscoa, que começa na Sexta-feira Santa (alguns colégios fazem feriado já na quinta-feira), é bastante aproveitado pelas famílias para viagens e lazer.

Enfeitar o seu atrativo com motivos relacionados à data e oferecer brindes são duas formas de acolher bem os clientes, sobretudo se forem crianças. Afinal, Páscoa é tempo de ovos de chocolate e coelhinhos.

Se o seu estabelecimento oferece alimentação, vale lembrar que muitas famílias não comem carnes vermelha e de frango na Sexta-Feira Santa. Então, o consumo de peixes aumenta bastante.

Feriado de Tiradentes – 21 de abril

Neste ano, o feriado de Tiradentes será comemorado logo depois das festividades da semana de Páscoa. Ele é um feriado prolongado, já que cairá na quinta feira, possibilitando às pessoas fazerem viagens curtas.

Por ser uma data menos festiva do ano, as pessoas buscam uma distração mais tranquila, como passeios a cidades históricas, se hospedar em pousadas e hotéis fazendas, e até mesmo fazer trilhas para conhecer as cachoeiras das proximidades onde moram.

Então, ofereça um ambiente aconchegante e boas opções de cardápio.

Dia dos Namorados – 12 de junho

Com o clima de romance no ar, os casais apaixonados estão dispostos a gastarem um pouco mais nessa data, a fim de terem uma comemoração de qualidade, em um lugar aconchegante.

Ou seja, se você é dono de hotel, pousada, restaurantes ou então oferece um serviço de locação, como o Airbnb, essa é a sua hora de brilhar!

Com uma boa antecedência, comece a oferecer os seus serviços nos seus meios de publicidade. Crie pacotes promocionais especiais para a data em questão, e não deixe de salientar as vantagens de escolher o seu estabelecimento.

Uma boa decoração com o tema do Dia dos Namorados e drinks comemorativos também fazem sucesso nessa época do ano.

Férias de julho – 15 de junho a 5 de agosto

As férias de julho costumam ser uma época destinada à diversão das crianças e família. É nesse período que as crianças estão em casa, e os pais estão a procura de algum entretenimento de qualidade para que as férias possam ser bem aproveitadas.

Então, já tenha em mente que as atividades de lazer oferecidas por seu negócio nessa época devem ser voltadas principalmente para crianças.

Então, se você oferece alimentação, busque por pratos coloridos e lúdicos, além de criar estratégias de lazer onde as crianças possam se divertir com segurança, sempre acompanhadas por profissionais responsáveis.

Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro

Assim como as férias de julho, o Dia das Crianças é um feriado voltado para os baixinhos. Por esse motivo, criei uma programação que agrade os pais e principalmente às crianças.

Afinal, na maioria das vezes, são elas que escolhem o destino da família na semana das crianças, e se você agradar um pequeno, terá um cliente fiel.

Mas esse também é o dia da padroeira do Brasil, então pacotes para Aparecida estarão em alta, assim como hotéis e restaurantes da cidade, que precisam personalizar o serviço para essa data, preparando seus funcionários para informar os turistas sobre os principais eventos que acontecem nesta data.

Black Friday – 25 de novembro

Apesar de não ser feriado, a Black Friday é uma ótima data para chamar a atenção de possíveis clientes para o seu negócio. Afinal, esse é um famoso momento do ano, em que todo o comércio está oferecendo descontos e promoções.

Esse comento sempre gera muita expectativa nos consumidores, que esperam pelas melhores ofertas

Então, essa é a hora em que muitos decidem comprar um pacote de viagem promocional e se hospedar em estabelecimentos que reduziram o preço.

Férias de fim de ano – 10 de dezembro a 10 de janeiro

As férias de fim de ano serão um combo de oportunidades para o turismo em 2022. Pois, além de ser um período de férias de escolas e empregos, elas também englobam dois dos feriados mais importantes do ano, Natal e Réveillon.

Este é o momento que muitas pessoas escolhem viajar e se hospedar em um lugar legal.

Caso o seu ramo de atuação seja o da hospedagem, faça uma decoração de fim de ano caprichada, para que os seus hóspedes possam sentir o aconchego que essa época do ano exige.

Para quem trabalha com excursões pequenas e serviços de guias, visitas a vilas de Natal e parques temáticos também fazem sucesso.

Mas, quando o assunto é exclusivamente o réveillon, o mais comumente procurado são as excursões de bate e volta para praias e outros locais famosos por darem grandes festas.

4 datas locais para você aproveitar

Feriados locais também são um ótimo momento para fazer negócios. Pois, as pessoas estão felizes e de folga, e tendem a viajar ou procurar um lugar na própria cidade para relaxar. Então, veja datas para ficar atento em alguns estados brasileiros:

  • Rio de janeiro: 23 de abril, dia de São Jorge;
  • Minas Gerais: no dia 15 de agosto é comemorado na capital mineira a Assunção de Nossa Senhora;
  • São Paulo:  09 de julho é feriado estadual, em que se comemora o Dia da Revolução Constitucionalista;
  • Rio Grande do Sul: 20 de setembro é feriado estadual, onde os gaúchos comemoram a Proclamação da República Rio Grandense.

Sendo assim, esteja preparado para receber seus clientes e proporcionar a eles uma experiência incrível e inigualável.