5 boas práticas para WhatsApp Business para atrativos turísticos

whatsapp business
O WhatsApp é muito popular no Brasil. De acordo com a empresa são mais 100 milhões de usuários. É muita gente! Por isso, diversas empresas usam o serviço para se conectar com os clientes. Percebendo a alta demanda, o aplicativo criou a versão Business, que nada mais é que uma versão aprimorada e focada em perfis empresariais. Nele é possível ter um perfil completo com informações do negócio, criar mensagens automáticas, respostas pré-definidas, confirmar a conta e marcar conversas por tags. Nós já fizemos um tutorial rápido e introdutório sobre as novas funcionalidades do WhatsApp Business. Veja mais: https://eztravel.com.br/guia-rapido-de-como-usar-o-whatsapp-business/
Agora, está na hora de aprender as boas práticas de WhatsApp para o turismo e aquilo que não é tão bom assim. Então vamos lá:

1 – Personalize

Cada empresa tem sua cara, sua identidade. Apesar do aplicativo oferecer respostas prontas é fundamental dar uma atenção especial e personalizada para seus clientes. Por isso, mandar respostas engessadas e frias pode passar a impressão de que o turista está conversando com um robô e essa não é uma sensação legal. A conversa é mais produtiva quando o turista ganha a merecida atenção. Principalmente no turismo onde você deve ganhar a confiança do seu cliente e oferecer a ele o maior número de informações possíveis para que ele faça um passeio tranquilo e seguro.

No WhatsApp, a linguagem pode ser descontraída e íntima, aproveite essa proximidade para desenvolver uma relação bacana com o cliente.

2 – Combine o WhatsApp com sua estratégia

O WhatsApp não é uma alternativa aos outros meios que você usa para se comunicar com turistas. Ele é um complemento e deve trabalhar junto com os outros meios para aprimorar sua comunicação. Se você envia e-mails marketing, por exemplo, as mensagens pelo aplicativo podem servir para reforçar aquilo que foi enviado. Outro ponto é que um e-mail pode cair na caixa de spam e você nunca saberá quem o leu, já no Whatsapp você pode ver exatamente quem abriu e leu sua mensagem.

Para ter acesso a quem leu, basta selecionar a mensagem (clique e segure) e, no menu, clicar em dados.

3 – Responda rapidamente

Ninguém gosta de esperar uma resposta por horas no WhatsApp. Se um turista lhe procura para tirar uma dúvida ele espera que você esteja de prontidão para responder. Se o atendimento demora, ele pode desistir da sua empresa e buscar uma solução no concorrente. Não deixe que isso aconteça! Seja rápido e eficiente!
Uma dica é deixar um membro da sua equipe responsável por isso, alguém que fique no escritório e cuide da administração. Se essa pessoa trabalha no computador, também é possível abrir o WhatsApp Web. Ele permite que você envie mensagens pelo computador: https://web.whatsapp.com/
Ainda assim, sua equipe não fica disponível por 24 horas, por isso é interessante configurar a Mensagem de Ausência. Ela pode guiar o turista enquanto você estiver ausente.

4 – Organize-se com as etiquetas

A ferramenta de etiquetas auxilia você a organizar os contatos e mensagens por grupos, facilitando seu trabalho de localizá-los depois. Você pode criar grupos de “pessoas interessadas em comprar rafting”, ” pessoas que reservaram a atividade x”, “pessoas que vão na excursão Y”, entre outros.

5 – Use o link curto

O link curto é oferecido pelo próprio aplicativo e pode ser colocado em qualquer lugar do seu site ou redes sociais. Se sua empresa é ativa no Instagram, pode até configurar uma mensagem de boas vindas e enviar o link curto. Quando o turista clicar em cima, ele será direcionado imediatamente para conversar com você no WhatsApp. Essa pode ser uma alternativa para não precisar usar outro serviço de chat pela web e facilitar o contato do cliente com sua equipe.

O que não fazer?

Nunca envie mensagens que não estão relacionadas com seu negócio

Pega mal receber de uma empresa uma corrente no WhatsApp ou imagens e mensagens aleatórias, sem relação com a empresa. O ideal é que todas as mensagens enviadas pelo WhatsApp da sua empresa sejam de cunho profissional. Se o envio de mensagens aleatórias é por parte do cliente, seja educado, informe que seu número é só para questões relacionadas ao seu negócio.

Se visualizar, responda!

No WhatsApp é possível saber se o outro lado da conversa recebeu a mensagem e se ela visualizou pelo ícone que fica embaixo de cada mensagem.

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Se você visualiza uma conversa, o cliente provavelmente saberá, então se você não responde ou demora para responder, ele se sentirá ignorado. Seja o mais ágil possível. Ou se não puder responder imediatamente, não abra a conversa.
Essas são nossas dicas para você que quer melhorar seu atendimento, fidelizar e conquistar turistas! Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco!