Carnaval: 7 dicas para atrair e receber seus clientes

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Criar estratégias para atrair e receber seus clientes no carnaval é essencial para quem trabalha na área do turismo. Pois muitas pessoas estarão de folga e vão aproveitar a ocasião, seja para curtir uma festa ou apenas conhecer outra cidade e aproveitar suas atrações. A festa ocorre de 18 a 21 de fevereiro e é considerada ponto facultativo na segunda e na terça-feira.

Entretanto, para ter bons resultados, é preciso criar estratégias que se encaixam bem ao comportamento dos viajantes durante o Carnaval. Para não perder nenhum negócio, fique atento às 7 dicas que separamos e comece a se planejar para colocar todas em prática. Vamos lá?!

Entre no clima da festa

Muitos brasileiros gostam do carnaval, por isso vão dar mais atenção para passeios, visitas e qualquer tipo de atração que estejam voltados para a festa. Então, o primeiro passo é entrar no clima e fazer de tudo para transmitir a magia dessa época do ano.

Uma dica é enfeitar alguns locais de forma colorida, usando fitas, bandeiras e qualquer outra coisa que remeta a essa festa. Entretanto, é importante não exagerar e respeitar os limites impostos pela sua atividade. Por exemplo, se você vai ajudar os clientes a visitarem uma antiga e bonita gruta, não convém colocar enfeites nesse tipo de lugar.

Mas use a sua criatividade e faça tudo o que for possível.

Para atrair e receber seus clientes no Carnaval ofereça valores promocionais

Poucas coisas atraem mais um visitante como uma boa promoção. A época de Carnaval é perfeita para oferecer algum tipo de desconto, já que as pessoas estão dispostas a viajar e viver novas experiências. Então, se você tiver um bom preço, há grandes chances de atrair novos clientes para a sua atração.

Contudo, não deixe para fazer os anúncios na hora. É fundamental que os viajantes estejam cientes dos valores com alguma antecedência para que possam se planejar. Semanas e até meses antes do evento já é possível anunciar suas promoções, seja por meio das redes sociais, sites ou blogs.

Além disso, esteja sempre pronto para responder aos clientes rapidamente, seja para tirar dúvidas ou para comprar o serviço. Caso o atendimento seja deficiente e demorado, há muitas chances de ele migrar para a concorrência.

Informe seus clientes sobre a situação local

Antes de visitar um lugar, as pessoas gostam de saber o que espera por elas em determinada cidade. Então, já pensando em formas de atrair e receber seus clientes no Carnaval, compartilhe com eles detalhes sobre a situação local.

Para isso você deve se informar, por exemplo, sobre a expectativa de visitantes na cidade, já que o movimento na época de carnaval é grande e há quem busca por lugares mais cheios e outros que preferem opções mais calmas.

Outra preocupação dos visitantes é quanto à segurança, então tente se informar com a polícia local sobre as operações que irão acontecer nos dias de festa. Esses são apenas alguns exemplos, mas o empresário do turismo deve pensar em várias coisas que o seu visitante vai querer saber para que a visita seja tranquila e prazerosa.

Para atrair e receber seus clientes no Carnaval ofereça mimos voltados para a data

Todo mundo gosta de ganhar presentes, mesmo que seja algo extremamente simples. No carnaval não é diferente, então é importante apostar em pequenos mimos que vão fazer o seu cliente se lembrar do passeio e também da data. Há muitas empresas que produzem esse tipo de item de forma personalizada e em larga escala. Por isso, você pode pensar em um copo, por exemplo, que traga desenhos que remetem ao carnaval e também ao seu negócio.

Esse é um dos tipos de lembranças mais comuns e populares, já que se trata de algo que a pessoa vai utilizar em algum momento e se lembrar da aventura. Mas outras opções também são válidas, como necessaires, canetas e até chaveiros, sempre colocando algum elemento voltado para essa grande festa. As possibilidades são muitas e a escolha vai depender do seu gosto pessoal, do tipo de cliente que você espera atender e também do seu orçamento.

O ideal é que o mimo seja algo bem-feito e bonito, mas que não necessite de um alto investimento.

Faça boas indicações aos seus visitantes

Além da sua atração, o seu visitante provavelmente vai querer aproveitar outros pontos da cidade, então se mantenha informado para os casos em que eles buscarem por qualquer coisa que você não oferece.

Veja alguns exemplos:

  • Os melhores restaurantes da cidade. É interessante se informar também sobre os horários de funcionamento e opções do cardápio;
  • Principais eventos de Carnaval. Quais serão, onde vão acontecer, quais os horários, etc;
  • Diferenciais da cidade que valem a pena conhecer, por exemplo, um parque aquático ou um bairro com um design de construção específico;
  • Opções de locomoção pela cidade, como linhas de ônibus, pontos de táxi e aplicativos.

Para atrair e receber seus clientes no Carnaval fique atento à limpeza

Infelizmente a época de Carnaval gera muitos resíduos, e uma grande quantidade acaba ficando pelas ruas, já que as pessoas fazem o descarte incorreto quando estão aproveitando a festa. Entretanto, um ambiente sujo e malcuidado não vai gerar uma boa impressão ao seu cliente. É claro que você não vai sair por aí limpando toda uma rua ou até mesmo o bairro. Mas faça o possível para manter o ambiente à sua volta limpo e organizado.

Por exemplo, se você vai receber os clientes em um escritório ou loja, tenha o cuidado de varrer a calçada em frente ao seu negócio ou até mesmo lavá-la.

Respeite o perfil de cada cliente

Para atrair e receber seus clientes no Carnaval, você precisa ter uma ideia clara do que ele está buscando. Isso fica mais fácil quando chega o momento de conhecê-lo pessoalmente. A partir daí, esteja atento ao perfil da pessoa que você está recebendo e identifique se ela gosta muito de carnaval ou está mais interessada em fugir desse tipo de festa.

Ao analisar esses pontos você poderá se adaptar, oferecendo uma experiência que busca inserir essa festa ao máximo ou afastá-la da melhor maneira possível. Existem outras dicas que você pode implementar, mas é possível usar essas como um ponto de partida para mostrar ao cliente que você está disposto a proporcionar algo inesquecível e personalizado para ele.