O Google Ads é a ferramenta que permite a usuários e empresas de qualquer porte anunciarem seus produtos e serviços junto aos resultados da busca e em outras plataformas. A rigor, basta efetuar um cadastro, inserir um cartão de crédito e montar suas campanhas. O resultado – alcançar, potencialmente, bilhões de pessoas em todo o mundo – vai depender de quão bons serão configurados os anúncios. Neste artigo, montamos um passo a passo para você entender como o sistema funciona.
O Google Ads foi criado para oferecer serviços de publicidade para quaisquer empresas, dos mais variados seguimentos do mercado. incluindo obviamente as de turismo, e todos os tamanhos (pequenas, médias ou grandes). É possível anunciar investindo pouco, a partir de alguns reais por dia, mas claro: o orçamento deve ser condizente com a realidade do seu estabelecimento e com os produtos e serviços que você oferece.
Primeira campanha no Google Ads
Indo direto ao ponto, explicaremos como fazer uma campanha no Google Ads e ter o seu anúncio disponibilizado junto aos resultados de busca e visíveis para quem pesquisar tópicos relacionados no buscador:
1 – Clique no botão “Nova campanha” (canto superior esquerdo). Você será direcionado parra uma tela na qual deverá escolher a sua meta;

Confira um breve resumo do que objetivo de cada uma das metas:
- Vendas: o objetivo é converter pessoas que já tiveram contato com seus produtos ou serviços em compradores independente da plataforma;
- Leads: Incentiva clientes interessados em seus produtos ou serviços a deixarem informações de contato (como por exemplo para se cadastrar em uma newsletter);
- Tráfego do site: Incentiva clientes em potencial a acessar o seu site;
- Consideração de produto e marca: Incentiva os usuários a considerarem sua marca ou produto, a fazerem pesquisas e interagirem com pessoas com mesmos interesses (buscando uma venda no futuro);
- Alcance e reconhecimento de marca: aumentar o reconhecimento dos seus produtos ou serviços;
- Promoção de app: Gera mais instalações do aplicativo, caso você o tenha;
- Visitas a lojas locais e promoções: focado em incentivar a ida dos clientes ao seu negócio físico.
2 – Comecemos pelo simples: selecione a opção “Tráfego do site”, que tem o objetivo de levar mais visitantes para as suas páginas. Depois, clique no botão “Continuar”
3 – O passo seguinte é selecionar o tipo de campanha, basicamente onde você deseja que os seus anúncios sejam exibidos:

Confira um breve resumo do que objetivo de cada um dos tipos de campanhas (dependendo da mate que você selecionar, nem todos os tipos irão aparecer :
- Pesquisa: selecionando essa opção você estará optando por anúncios de texto nos resultados de pesquisa;
- Display: com essa opção você estará escolhendo anúncios gráficos em sites;
- Vídeos: opção que direciona para anúncios em vídeo no YouTube;
- Shopping: ideal para quem deseja ter sua marca divulgada nos produtos do Google;
- Discovery: opção para quem quer os anúncios aparecendo nos feeds online;
- App: seleção ideal para quem deseja ter seu app divulgado em diversos canais;
- Local: uma opção para quem quer anúncios de promoção dos seus locais em diversos canais;
- Inteligente: uma opção realmente inteligente. Ela automatiza as suas campanhas.
Neste passo a passo, seguiremos com “Rede de pesquisa”, que são aqueles anúncios em texto que aparecem antes ou depois dos resultados da busca do Google.
4 – Selecione a opção e clique em “Continuar”. A página seguinte contará com apenas dois campos:

5 – Preencha o endereço (URL) do seu site ou página e dê um nome para a sua campanha. Depois, clique em “Continuar”. A partir daqui, as coisas ficarão um pouco mais complexas:

Os campos acima permitem revisar informações que você já preencheu, incluindo meta e nome da campanha, além de onde seus anúncios serão exibidos. Por padrão, o Google Ads adiciona redes de pesquisa e display. Para este exemplo, deixaremos assim.
Os três campos seguintes são muito importantes, pois aqueles nos quais você configura o público-alvo da campanha. Os primeiros dois referem-se a localização e idiomas.

Tais configurações dependem basicamente do seu tipo de negócio e do seu público-alvo. Por exemplo, se você tem uma atividade de lazer, como arena de paintball ou quadra esportiva, faz pouco sentido anunciar para todo o Brasil – foque no público local. Quanto ao idioma, em geral, o português é selecionado por padrão.
6 – Determine um ou mais locais adequados ao seu negócio e verifique se o idioma português está selecionado.
O campo seguinte permite determinar ainda mais o seu público-alvo por grupos de interesse e outros parâmetros que podem fazer muito sentido para o seu negócio. Por exemplo, se você trabalha com alguma atração infantil. é possível anunciar apenas para pais e/ou mães.

7 – Determine alguns públicos adequados ao seu negócio
No campo seguinte, ainda na mesma página, você define um orçamento diário para a sua campanha, ou seja, o valor máximo que deseja gastar. Aí, depende muito do seu tipo de negócio, dos valores dos seus produtos e serviços e, é claro, da saúde financeira da sua empresa. O ideal é ter um orçamento reservado para anúncios com base em seus resultados (por exemplo: 1% do faturamento mensal).
No Google Ads, é como se você “comprasse” palavas-chaves, e elas variam de valor conforme o interesse das pessoas que utilizam a ferramenta de busca. No caso da campanha que estamos montando, você pagará por cada clique dado no seu anúncio e há termos que esta ação pode custar US$ 70 (por curiosidade, este é o custo da palavra “seguro” a mais cara do Google). A maioria, porém, custa alguns centavos e é possível determinar o valor máximo que deseja pagar por cada clique:

Como estamos falando do sensível assunto que é o dinheiro, aí vai uma dica muito importante: em anúncios, deve se testar bastante: localizações diferentes, públicos diferentes, valores diferentes etc. E ir ajustando as campanhas com base nas configurações que trouxerem melhores resultados.
8 – Determine um orçamento diário para a sua campanha e vamos em frente;
9 – Depois de preencher todos os campos da página, clique em “Salvar e continuar”
Na página seguinte, você vai configurar os seus grupos de anúncios que nada mais são do que os conjuntos de palavras-chaves que serão exploradas na sua campanha. O próprio Google sugere uma lista com base no endereço do seu site ou página e em um termo relacionado ao que você vende. Você pode alterar livremente as sugestões do Google, assim como criar as suas próprias listas:

Na página seguinte, última deste passo a passo, é efetivamente onde você monta seus anúncios:

Em princípio, a tela parece complexa, pois são vários campos para os mesmos itens – você pode adicionar inúmeros títulos, descrições e por aí vai. São basicamente os seguintes:
- URL final: para onde o usuário que clicar será levado;
- Caminho de exibição: um endereço (URL) que será exibido no anúncio;
- Título
- Descrição
O interessante é que o próprio Google ajuda a preencher todas as informações, com base no que foi configurado nas telas anteriores. Assim, no momento em que você clica em um campo, aparecem sugestões de preenchimento. Além disso, é possível visualizar como ficará sem anúncio em tempo real na telinha ao lado.
15 – Depois de terminar de criar pelo menos um anúncio, clique em “Salvar e continuar”
Pronto! A última tela serve apenas para revisar todas as informações e configurações da sua campanha e do seus anúncios, antes da publicação.