Como gerar mais confiança para o seu cliente comprar

Aqui na EZ Travel, queremos não somente melhorar constantemente nossa plataforma mas também ajudar nossos parceiros a aprimorar os seus serviços e ampliar suas vendas. Há algumas semanas passamos a receber todos os clientes que acessam as páginas de reservas de nossos parceiros com um chat com atendimento humano. Nosso objetivo era descobrir quais as principais dúvidas dos consumidores. Achávamos que as pessoas teriam mais dúvidas sobre o processo de compra e pagamento. Mas descobrimos que a maior parte dos usuários tinham dúvidas básicas sobre os próprios serviços dos nossos parceiros.

Com esse conhecimento, podemos compartilhar com vocês quais são os principais tipos de dúvidas dos consumidores. Use estas dicas para colocar mais informações no seu site. Talvez você já tenha isso em algum lugar. Nesse caso, pense como dar mais visibilidade a esse tipo de conteúdo. Veja na sequência:

Segurança

Os clientes querem saber se atividade que você está oferecendo é segura para eles e seus familiares. Mães e pais de crianças que desejam praticar paintball querem saber por exemplo se a “bolinha” machuca. Praticantes do rafting em família querem saber quais é idade ou altura mínima para participar da atividade. Uma ideia é publicar depoimentos de clientes satisfeitos, de preferência de diversas faixas etárias para que os potenciais clientes possam se identificar com eles.

Defina criança

Não basta dizer que há preços diferentes para crianças. É preciso especificar a partir de qual idade a criança começa a pagar e até qual idade ela paga o preço diferenciado, se houver. Também especifique se há alguma característica específica na prestação de serviços para crianças de uma determinada idade. Por exemplo, e são bebês até dois anos de idade e eles devem viajar no colo isso precisa ficar explícito. Se for obrigatório que eles viagem em uma cadeirinha, também é preciso explicar o que isso significa nos preços do passeio.

Variações da oferta de serviços

Por mais que você escreva que o transporte privativo é para até 4 pessoas, os consumidores vão querer saber se é possível contratar você para levar 7 pessoas. Outra pergunta comum é o de variações no trajeto. É possível fazer algum ajuste? Antecipe-se a esse tipo de dúvida e diga se é possível ou não esse tipo de flexibilidade. Se você puder atender demandas fora do estabelecido para a venda online, sugira que os clientes entrem em contato diretamente com você por telefone ou e-mail.

Variações do clima

Em atividades com exposição à natureza, muitos consumidores têm dúvidas sobre o que pode acontecer em situações adversas. No caso do rafting é possível o rio estar cheio demais (ou de menos) a ponto de cancelar a atividade? Nesse caso, com quantos dias de antecedência o cliente será avisado? Em quais condições o passeio pode ser efetivamente cancelado? Qual é a sua política de cancelamento e remarcação? Qual é a incidência de cancelamentos por condições de clima adversas? Acontece uma vez por ano? Uma vez por bimestre? É mais comum em uma época específica do ano? Quanto mais detalhado você for mais seguro o consumidor estará para seguir adiante com a reserva.

O que o cliente tem que levar

Alguns consumidores perguntam quais materiais estão inclusos na prestação do serviço. Certifique-se de lista-los em “Serviços incluídos”. Também informe em “O que levar” tudo que o cliente precisa ter antes, durante e depois da sua atividade. Ele precisa trocar de roupa para realizar a sua atividade? Qual é a melhor roupa para ele participar? Há estrutura no local de prestação do serviço para o cliente se trocar antes e depois da atividade?

Política de cancelamento

Ter uma política de cancelamento clara é um ponto essencial para criar confiança no consumidor. Se ele sabe em quais situações ele pode cancelar ou não, há mais chances dele fazer a compra online. Por isso vale a pena ser bem detalhado na sua política de cancelamento. Pense em todas as situações possíveis e defina como você vai atuar. Isso também protege você no caso do usuário não cumprir a parte dele.

A venda de serviços turísticos pela internet ainda é algo muito novo. As pessoas têm muitas dúvidas sobre como será realmente prestado o serviço. Afinal, passeios e atividades estão longe de ser tão padronizados como uma passagem de avião e hospedagem.

Além disso, os clientes nem sempre estão prontos para comprar da primeira vez que entram no seu site. Eles podem estar apenas fazendo uma pesquisa. Ou coletando informações para discutir com outros tomadores de decisão de sua família ou grupo de amigos.

Por isso, quanto mais informações você publicar no seu site, mais dúvidas você vai tirar do potencial cliente. As pessoas comparam suas alternativas e avaliam quem vai prestar melhor o serviço. Quem apresentar as melhores informações terá mais chances de ganhar o cliente.

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