Marketing de conteúdo tem sido a grande estratégia de marketing digital da década, seja seu projeto sobre pet shops, turismo, esportes ou qualquer outra área.
Por causa disso, as redes sociais estão com uma força que jamais tiveram antes, os blogs estão de volta e o YouTube ganha mais e mais usuários a cada dia.
É de seu interesse aprender como aplicar as melhores estratégias de marketing de conteúdo para o seu site de turismo? Então continue a leitura até o final. Abordaremos estratégias nesses três formatos (redes sociais, blogs e YouTube).
Tópicos
O que é marketing de conteúdo?
A grande moeda de troca da internet é o conhecimento. Por isso, as pessoas estão sempre acessando sites como o Google e o YouTube, que servem como buscadores que irão entregar respostas que solucionam problemas.
Devido a essa imensa fome de aprender do consumidor moderno, o mercado teve que se adaptar a este novo perfil. Por isso, várias empresas migraram – e ainda migram, já que a transformação ainda está em processo – para a internet e começaram a investir na captação de clientes online. E para facilitar esse processo temos EZ Travel. Ele é uma plataforma de reservas e vendas online e é utilizada pelos mais variados segmentos do turismo. Como o sistema já vem pronto, você pode começar a vender em 24 horas, gerenciar o seu negócio em qualquer lugar, integrar ele com seu site ou rede social e muito mais!
Inicialmente o Google e o YouTube eram as grandes fontes de conteúdo da internet. Porém, o Instagram passou a dar muita voz para profissionais que queriam investir em disponibilizar conteúdo; através de um algoritmo inteligente, capaz de entender os gostos dos usuários e oferecer conteúdo que está fazendo sucesso ao mesmo tempo em que se aproxima do tipo de conteúdo eles consomem, esta rede social vem se tornando a favorita da internet.
Em relação ao YouTube e o Blogs, o Instagram tem um formato de conteúdo bem mais rápido e não tão aprofundado (simples e objetivo). Essa também é uma nova necessidade do consumidor moderno, mas ainda existem usuários que querem estudar tópicos a fundo. Tudo depende do seu público-alvo e da plataforma em que investirá.
Estas 3 estratégias (YouTube, Instagram e Blogs) compõem as principais formas de realizar marketing de conteúdo, e servem primordialmente para atrair usuários com fome de conhecimento – na perspectiva do empresário.
Porém, o alcance do marketing de conteúdo não se resume a isso; afinal, conteúdo de qualidade, que fala a língua do usuário e soluciona problemas de verdade, tende a convencer e agradar muito, tornando um leitor satisfeito um seguidor fiel da marca que o ofereceu uma ótima solução para seu problema gratuitamente.
Então, além de captar, podemos dizer que o marketing de conteúdo fideliza o público. Existirá uma estratégia melhor algum dia?
Que tipo de conteúdo criar no YouTube?
O turismo mexe com os sonhos; não há como negar. Especialmente quando as pessoas conseguem visualizar seus lugares preferidos, é ainda mais especial. Por isso, se você possui um site de viagens ou um projeto que envolve o turismo de alguma forma, você deve investir em conteúdo em formato de vídeo para divulgar a sua marca.
Os principais formatos de canais de turismo são: canais relacionados a locais específicos e canais voltados ao compartilhamento da experiência em locais de turismo.
A vantagem dos canais de locais específicos é que a marca será capaz de atrair todo o público que tem interesse em visitar tal lugar. Por exemplo: “sou apaixonado pela cultura alemã e crio meu canal em volta deste tema.” Assim, esta pessoa pode produzir vídeos contando sobre as coisas que mais gosta e desgosta na Alemanha, as melhores casas de festas, dias festivos e feriados, etc.
Quase todos os interessados nessa cultura que falarem português irão acessar este canal um dia caso o conteúdo seja bom, e volta e meia estarão em seu canal para procurar novos conteúdos sobre o tema, pois você será uma referência deste nicho.
O outro formato é mais bem sucedido para marcas que vendem turismo, como agências, por exemplo, pois o criador de conteúdo poderá gravar alguns dias em locais paradisíacos, contar sobre dados históricos e convencer o visitante de que ele também precisa viajar para tal local um dia.
Falando sobre as grandes praias do nordeste, mostrando como é a foz do iguaçú e tantos outros pontos turísticos do Brasil, você trabalhará a imagem do nosso país como um local belo e atrativo, e incentivará qualquer espectador a viajar.
Porém, para que os usuários venham até seu canal, você precisará de muitos inscritos e ser um dos maiores da área, e isso requer bastante investimento e dedicação.
Como fazer sucesso no Instagram?
No Instagram os vídeos também fazem sucesso, mas eles tendem a ser mais curtinhos. Além deles, você poderá preencher carroceis (sequência de imagens) com conteúdo visual e descrições nas legendas.
Você poderá seguir as mesmas tendências do YouTube (focar em um lugar específico ou nos pontos turísticos), pois estes formatos também são de grande sucesso. Porém, o Instagram foca muito mais em você se tornar um influenciador que cativa as pessoas como uma pessoa pública, em um formato até mais natural.
Portanto, você deverá gravar vídeos que relatam seus gostos pessoais, sua opinião e seus anseios (relacionando tudo isso a viagens sempre); além disso, conteúdos que ensinem as pessoas os benefícios de viajar, dicas de como aprender uma língua estrangeira e muitos outros assuntos pertinentes ao turismo também serão muito bem vindos.
Como fazer sucesso com Blogs?
Bom, primeiramente você deverá trabalhar na criação de um blog profissional, pois blogs talvez não sejam um formato tão popular quanto as mídias sociais e talvez você esteja pensando em utilizar uma plataforma gratuita. Porém, os blogs gratuitos não darão conta de um projeto grande, que tem como meta se tornar uma referência na internet, pois eles não te permitem ter um domínio próprio, editar o layout do seu espaço por completo e estabelecer uma identidade visual.
Sendo assim, crie um blog profissional para começar!
Seguindo adiante: para promover um blog, não basta apenas criar conteúdo e esperar que seus seguidores irão compartilhá-lo: você precisará investir em SEO para gerar tráfego. Estude bastante sobre estas estratégias, que são muito importantes também para um site geral do seu negócio e farão com que você passe a gerar clientes sem dedicar esforços a longo prazo.
Já sobre o conteúdo do seu blog, os formatos de textos para turismo que mais fazem sucesso são:
- curiosidades sobre (insira o país/estado/cidade)
- melhores locais para viajar no (insira o país/estado)
Estes formatos costumam ter muita busca, seja por pessoas curiosas para aprender sobre uma determinada cultura, ou porque querem decidir de vez para qual lugar viajar.
Marketing De Conteúdo Para o Turismo: Promova seu negócio
Agora você conhece:
- A estratégia de marketing digital mais eficiente de todas
- As 3 principais maneiras de compartilhar conteúdo na internet
Você tem também insights e até mini-tutoriais de como criar conteúdos pertinentes para o turismo e a que público-alvo eles atingem. Não tem mais porque não começar a trabalhar no seu projeto em direção a se tornar uma referência em seu ramo o quanto antes.
Coloque estas dicas em prática, continue utilizando a experiência adquirida e os resultados obtidos para continuar crescendo e veja com seus próprios olhos o potencial do marketing de conteúdo.
Além disso, continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas como essas, que irão ajudar, e muito, o projeto a decolar, ajudando cada vez mais pessoas a viver de turismo e poder experienciar na pele os benefícios que viagem e conhecimento podem trazer.