Aprender a fidelizar clientes online deve fazer parte de qualquer estratégia de vendas de e-commerce. Isso porque esse tipo de tática garante que um cliente voltará a comprar de você. Por outro lado, é que seu negócio pode ser recomendado por esse tipo de usuário. O que faz o alcance da sua empresa aumentar organicamente.
LEIA MAIS
- 8 Dicas para lidar com as críticas na empresa
- 15 Estratégias para aumentar as vendas online em 2022
- Produzimos o marketing de conteúdo da sua empresa
Converter um novo cliente é muito emocionante. No entanto, muitas empresas ignoram os clientes que já possuem e concentram a maior parte de seus esforços de marketing na aquisição de novos, em vez de reter clientes.
A fidelidade do cliente não é apenas lucrativa, mas também um ótimo exercício de branding para satisfazer os clientes e se tornarem embaixadores do negócio.
Se eles gostarem de como foi a experiência com sua empresa, eles o encaminharão para o ambiente mais próximo e confiável.
O princípio da fidelização é contribuir com um bom atendimento ao cliente. Uma vez que estes tipos de ações são memoráveis para os usuários. Mas isso é apenas a ponta do iceberg.
A seguir, você aprenderá quais outras dicas você pode implementar para reter mais clientes.
Como fidelizar o cliente em 7 passos:
Tópicos
1. Conheça seus clientes
Para obter a fidelidade do cliente, você precisa ser pessoal com eles. Por isso, é preciso conhecer seus nomes, suas histórias e seus hábitos de compra.
Ou seja, cada um como pessoa, não como cliente que paga mais. Por exemplo, no aniversário dele, você pode enviar uma mensagem personalizada com uma oferta especial.
No entanto, para que eles confiem na sua marca, você também precisará compartilhar informações sobre o seu negócio.
Por exemplo, mantê-los atualizados sobre quaisquer novidades ou lançamentos de novos produtos.
2. Crie um programa de fidelidade do cliente
Um programa de fidelidade do cliente é uma ótima maneira de incentivar e recompensar clientes fiéis.
Esses programas geralmente têm critérios para recompensas (por exemplo, o cliente deve gastar uma quantia X por mês), mas os benefícios para o cliente geralmente excedem essas condições.
Todos nós gostaríamos que os clientes comprassem de novo e de novo. No entanto, deve haver uma motivação-chave para alcançá-lo.
E nada melhor do que recompensas escalonadas que incentivam os clientes a ficar com você. Um exemplo claro está nos cartões de crédito, se os clientes fizerem bom uso deles, poderão acessar mais benefícios.
3. Estabeleça um programa de referência
Assim como um programa de fidelidade, um programa de indicação recompensa os clientes por seu compromisso com um negócio.
Nesse caso, os clientes recebem certos benefícios se indicarem um amigo ou ente querido para sua empresa. Isso não apenas ajuda a atrair novos clientes, mas também mantém seus clientes existentes voltando para mais.
4. Use seus pontos fortes e valores
O que torna seu negócio melhor? Quais são suas ofertas exclusivas? O que você mais valoriza? A resposta a essas perguntas ajudará você a conhecer melhor sua marca e a ter uma mensagem clara para fidelizar.
Para realmente se conectar com os compradores, você precisa permanecer fiel à sua marca e se concentrar no que faz de melhor.
5. Envolva os clientes nas mídias sociais
A mídia social é uma ótima maneira de construir relacionamentos com seus clientes.
Na verdade, se você não estiver presente nas redes sociais, muitos consumidores o perceberão como irrelevante. É importante ter um perfil comercial ativo em várias plataformas de mídia social.
Compartilhar informações dos bastidores sobre sua marca e produtos ou serviços, bem como interagir com seus seguidores, criará uma forte comunidade online que incentivará os clientes a voltar para mais.
Analise como seus concorrentes se comportam nas redes sociais e se pergunte: as postagens se conectam com seu público-alvo? A voz da sua marca está alinhada com seus valores e ofertas? Eles envolvem seus seguidores de maneira autêntica? Assim, você poderá saber o que fazer e não ter uma boa presença nas redes sociais.
6. Incentive o feedback do cliente
Para mostrar aos seus clientes o quanto você os valoriza e o quanto você está disposto a melhorar constantemente, peça feedback.
Envie pesquisas usando chatbots em seus principais canais de comunicação. Os clientes são mais propensos a comprar de empresas que valorizam suas opiniões e insights.
Portanto, é importante saber quais perguntas fazer aos seus clientes. Dessa forma, a captura de informações sobre o seu negócio será precisa.
7. Salve todos os dados do cliente
Como mencionado, é importante que você tenha salvado as informações de seus clientes. Mas não bastam apenas os seus dados pessoais, os chats dos seus clientes também são importantes.
Lembre-se de que a cada conversa surgem novos insights e comportamentos de seus clientes que o ajudarão a enviar mensagens personalizadas para o seu negócio.