Guia do usuário EZ Travel

EZ Travel é um sistema de reservas para prestadores de serviços de turismo e entretenimento. Este guia explica como o sistema funciona.

Página de reservas

Cada cliente da EZ Travel tem uma página de reservas onde as suas vendas são feitas. O endereço da página de reservas é enviado pela equipe da EZ Travel a cada cliente.

Uma página de reservas pode conter diversos serviços. Você pode fazer um link geral do seu site para a página que contém todos os seus serviços e também fazer um link para cada um de seus serviços.

A página de reservas é onde seus clientes reservam e compram seus serviços. Você deve promover a sua página de reserva em todos os canais possíveis, principalmente no seu site. Além do seu site, você pode gerar tráfego para a sua página de resevas em canais como:

  • Sua página no Facebook
  • Em conversas com clientes pelo WhatsApp
  • Em e-mails enviados aos clientes

Botão para a página de reservas

Recomendamos que você coloque um botão Reservar para a sua página de reservas. Ele fica mais visível e aumenta a chance do usuário clicar. 

Você pode usar o botão que criamos chamando a imagem diretamente do nosso site no endereço:

https://eztravel.com.br/wp-content/uploads/2017/11/botao-reservar-laranja-150-1.png

RESERVAR

Ou fazer o download do botão e publica-lo no seu próprio site.

Como a página de reservas funciona

O usuário entra no site de vocês e clica em um texto ou botão “Reserve já” ou “Reserve online” com um link para a página de reservas.

Chegando na página de reservas, ele deve escolher uma data e horário que quer reservar. Depois disso ele deve selecionar a quantidade de ingressos que quer comprar.

Ao clicar em “ inalizar”o usuário é levado para a página de dados de pagamento. Ele pode selecionar pagar no cartão de crédito ou no boleto. Podemos parcelar em até 6 vezes.

O usuário preenche os dados e clica em finalizar. No caso do cartão de crédito, nossa integração com os meios de pagamento realiza a transação e se ela for aprovada o usuário é levado para uma página que informa que a transação foi concluída. O usuário recebe também um email confirmando a reserva. Ao mesmo tempo, vocês recebem um email de confirmação da venda. A venda também aparece na listagem de reservas do admin.

No caso das vendas no boleto, depois de preencher os dados, o usuário é levado para uma página que o informa que ele precisa pagar o boleto para garantir a sua reserva e dá um link para ele acessar o boleto. O usuário também recebe um email com a mesma informação e acesso ao boleto. Depois de dois dias que ele pagar o boleto, a venda é confirmada e o usuário recebe a confirmação da reserva por email. Da mesma forma, o vendedor serão informados por email e pelo painel de controle.

Painel de controle

O painel de controle permite acessar as informações sobre as vendas. Nele é possível:

  • Saber quantas vendas foram realizadas
  • Listar as vendas do dia
  • Registrar vendas manualmente
  • Conferir a posição financeira
  • Requisitar antecipação de recebíveis
  • Executar transferências manuais para a sua conta bancária
  • Cadastrar vendedores

Para acessar o painel de controle basta entrar em: http://admin.eztravel.com.br/

O username e senha de acesso é enviado para os clientes pela equipe da EZ Travel

Troca de senha

A troca de senha deve ser requisitada à equipe da EZ Travel.

Como funciona o painel de controle

Ao entrar com username e senha no painel de controle, a primeira página que aparece é a de reservas, onde se pode registrar reservas manualmente e consultar as reservas já realizadas.

Reservas manuais

É possível registrar aqui reservas realizadas por outros canais de vendas, como telefone, balcão e email. A vantagem ter um controle centralizado da disponibilidade. Por exemplo, se para cada dia e horário a disponibilidade for de 40 lugares e forem vendidos cinco lugares em uma reserva manual, a venda online para aquela data e horário apresentará a disponibilidade de 35 lugares.

Para cadastrar manualmente uma reserva basta clicar em “Nova Reserva”. O primeiro passo é escolher qual é o “passeio” (produto ou serviço) que você vendeu. Você também deve preencher:

  • Nome do cliente
  • Telefone
  • Email
  • CPF
  • Data da reserva
  • Horário
  • Status da reserva: se o pagamento já foi feito ou não
  • Forma de pagamento
  • Quantidade de tíquetes vendidos

Após concluir o processo de criar uma nova reserva, o sistema carrega de novo a página de Reservas e apresenta na lista a reserva que acabou de ser incluída.

Lista de reservas

Na página de reservas a lista mostra as reservas em ordem de recência da venda, ou seja as vendas mais recentes aparecem no topo. É possível reordenar a lista clicando na seta ao lado do título de cada coluna.

A listagem de reservas mostra os principais dados de cada reserva.

Os dados disponíveis são:

  • Data em que a reserva foi efetuada
  • Nome do cliente
  • Código da reserva (ao clicar sobre o código da reserva você tem acesso aos detalhes da reserva, incluindo email e telefone do cliente)
  • Nome do “Passeio”
  • Status do pagamento
  • Data do “Passeio”
  • Forma de pagamento
  • Total vendido em R$
  • Nome do vendedor
  • Origem da venda: pode ser Online ou Admin (manual)

Ao lado de cada reserva existem os ícones para editar uma reserva e cancela-la

Na tela de cancelamento pode-se cancela-la ou também reembolsar o valor pago, no caso de cobranças no cartão de crédito

Filtros

A tela de reservas também permite utilizar filtros para ver uma listagem de acordo com critérios diferentes.

Pode-se filtrar por:

  • Período: mês atual e anteriores
  • Nome do “Passeio” (produto ou serviço)
  • Status do pagamento
  • Data do “Passeio”
  • Forma de pagamento
  • Nome do Vendedor

Depois de selecionar os filtros desejados, é preciso clicar em Buscar para atualizar a listagem de reservas.

Ao fazer uma filtragem diferente, uma caixa preta com o título do filtro utilizado aparece abaixo do botão “Nova Reserva”. Clicar no “x” dentro dessa caixa, elimina o filtro selecionado e a listagem volta a ser carregada sem aquele parâmetro.

Posição financeira

Em Posição financeira, são exibidos os valores que já estão creditados e que podem ser transferidos para a sua conta bancária.

Ela mostra também todas as compras realizadas no cartão de crédito e que estão disponível para antecipação se for necessário. Cobramos uma pequena taxa nas antecipações.

Em Posição Financeira você encontra as seguintes informações:

  • Saldo em dd/mm/aaaa: indica que as informações abaixo são relativas ao dia atual
  • Saldo disponível: são os valores que estão disponíveis agora para transferência para a sua conta bancária
  • Saldo bloqueado: são os pagamentos que ainda não foram compensados, como compras no cartão de crédito
  • Taxas pagas: é um resumo de todas as taxas pagas sobre essas transações

Existem duas formas de transferir o dinheiro disponível para a sua conta no banco: automática e manual.

Dependendo do seu plano você tem uma quantidade diferente de transferências automáticas e manuais incluídas na sua conta. O nível mais básico oferece uma transferência automática e uma manual por mês.

Como existe essa limitação de quantidade de transferências, recomendamos que você faça a antecipação de recebíveis antes da transferência para o seu banco.

Antecipação de recebíveis

Na listagem chamada Antecipação de recebíveis, você enxerga cada fatura que ainda não foi compensada. Se você oferecer vendas parceladas, cada parcela aparecerá como uma linha distinta nessa listagem.

Na coluna “Saldo disponível em” informa quando o valor de cada linha estará disponível na sua conta na EZ Travel. Use essa informação para avaliar se vale a pena pedir antecipação de recebíveis.

A nossa antecipação de recebíveis é calculada “pro-rata”, ou seja, o custo mensal da antecipação é calculado de acordo com os dias que faltam para o crédito. Assim, um crédito que esteja para ser creditado em 15 dias pagará uma taxa de antecipação bem menor do que um previsto para estar disponível em 30 dias.

Para fazer a antecipação de recebíveis, você deve selecionar as caixas de seleção à direita de cada linha e clicar em “Antecipar valores selecionados”

Ao fazer isso, os valores antecipados serão transferidos para a linha “Saldo disponível”, acima na mesma página. Neste processo são debitadas as taxas correspondentes e elas são documentadas no item “Taxas pagas”.

Efetuar saque

Chamamos de “Efetuar saque” a transferência dos valores disponíveis para a sua conta de banco. Para realizar uma transferência manual basta clicar no botão “Efetuar saque”. Recomendamos que você peça uma transferência somente depois de realizar a antecipação de recebíveis para não consumir a sua quantidade de saques mensais desnecessariamente.

Os saques requisitados são processados no prazo normal de uma transferência bancária. Você pode acompanhar o status do seu saque na tela “Histórico de saques”.

Histórico de saques

Nesta tela você tem um registro das transferências realizadas para a sua conta. É também onde você pode acompanhar o status do seu pedido de transferência.

Ela está dividida entre saques manuais e automáticos.

Vendedores

EZ Travel permite que você crie códigos para que vendedores internos ou externos registrem vendas realizadas por eles no checkout online.

O melhor exemplo disso é um recepcionista de hotel que realiza uma reserva no seu checkout online e registra a venda com seu código. Assim, você pode acompanhar a venda realizada por esse tipo de parceiros.

Ao clicar em “Novo vendedor” você pode cadastrar um vendedor informando os seguintes dados:

  • Nome
  • E-mail
  • Contato (telefone)

O sistema gera automaticamente um código para cada vendedor cadastrado.

Você deve passar para ele o código e o endereço da sua página de checkout para que ele realize vendas online para seus clientes.

Você pode acompanhar as vendas as vendas feitas pelos vendedores na tela de Reservas. Você pode inclusive utilizar um filtro para ver as vendas realizadas por um vendedor específico.