QR Code é uma tecnologia disponível há décadas. Mas só agora se torna mais conhecida do grande público por causa da busca por atendimento sem contato. Neste texto você encontra um guia completo de como aplicar esta tecnologia no seu negócio de turismo.

O que é QR Code

O QR Code é uma imagem codificada de forma única que permite direcionar o usuário para uma ação no seu telefone. Essa ação pode ser abrir uma página web, fazer uma ligação, enviar um e-mail etc. É uma forma de simplificar a interação com o cliente. Em vez dele ter que digitar algo no celular, basta escanear com a câmera do aparelho.

Como o QR Code é gerado

Existem diversas empresas que oferecem o serviço de criação de QR codes. Algumas delas são a e-lemento (http://www.e-lemento.com/) e o QR Code Generator (https://app.qr-code-generator.com/site/login). Esses serviços oferecem planos gratuitos, com recursos básicos, e serviços pagos mais sofisticados, com estatísticas de uso e personalização.
Ao criar o QR Code você define para qual ação direcionar o cliente quando ele escanear o código com o celular. Por exemplo, você pode apontar o endereço de uma página web.

Como utilizar o QR Code

Depois de relacionado um código a uma ação, você pode imprimir esse QR Code e distribuí-lo em diversos locais. Eis aqui algumas idéias:

  • Cartões de visita
  • Folhetos
  • Campanhas em outdoors, revistas, internet
  • No seu estabelecimento

Exemplos de aplicação para o turismo

Informações turísticas do destino

A Secretaria do Estado do Espírito Santo (https://www.aquinoticias.com/2019/10/espirito-santo-inova-no-sistema-de-informacoes-turisticas/) passou a usar em 2019 QR codes para prestar informações turísticas. Segundo o órgão, a iniciativa permite a economia de R$ 262 mil ao reduzir o investimento em serviços de atendimento ao turista. Ao escanear o QR code, o turista é encaminhado ao site de informações do estado: http://descubraoespiritosanto.es.gov.br/pt/. O sistema foi instalado inicialmente no aeroporto de Vitória e seria expandido para outros locais em seguida.

Descrições em áudio

Em São Sebastião, no litoral norte paulista, a secretaria de turismo também instalou placas com QR code em diversos pontos turísticos. Neste caso, o QR code está sendo usado para oferecer informações turísticas em áudio para dar mais detalhes sobre o local. Por exemplo, no ponto turístico “Cruzeiro e Obelisco” a placa leva o turista para uma narração em áudio salva no Souncloud (https://soundcloud.com/user-621172474/chss-01-cruzeiro-e-obelisco). Clique no link para escutar.

Cardápios em restaurantes

Os restaurantes também entraram com tudo no atendimento sem contato. Eles passaram a migrar seus cardápios para o formato digital usando QR Code. Agora o cliente não recebe mais um cardápio impresso. Em cima da mesa, há um expositor com um código QR Code. Depois de escanear o código com o seu celular, o cliente é redirecionado para uma página que mostra as opções do menu. 

Como você pode usar QR Code junto com um sistema de reservas

Com a necessidade de oferecer atendimento à distância, um sistema de reservas online ganha ainda mais importância. É claro que é uma maravilha ver os clientes entrarem no seu estabelecimento para comprar. Mas se você está preocupado em realizar o atendimento sem contato, o sistema de reservas online pode ser usado para o cliente realizar a sua reserva mesmo estando na sua sede.

É nesse momento que entra em ação o uso conjunto do QR code com o seu sistema de reservas online. Você pode criar um QR code que direcione os seus clientes para a sua página de reservas no seu site. Você pode colocar o QR code em folhetos ou cartões de visita que você distribui em hotéis e restaurantes da sua região. Assim, além da pessoa ligar, chamar você no WhatsApp e visitar a sua sede, pode escanear o QR code e reservar pelo seu site.

Outra ideia é imprimir o QR code em anúncios impressos em revistas ou outdoors. Você pode até usar isso no seu Instagram ou vídeos do YouTube.
A sua loja também pode ser um bom local para colocar o seu QR code bem à vista dos clientes. Assim, eles não precisam pegar filas ou mesmo entrar em contato com a sua equipe de atendimento.

Como conseguir um sistema de reservas online

Se você ainda não aceita reservas pela internet, EZ Travel é um sistema de reservas online que permite tanto a venda pelo seu site, aplicativo, rede social ou WhatsApp como o uso pela sua equipe de atendimento.

Você pode adicionar reservas manualmente, com cobrança por transferência bancária, em dinheiro ou online, com pagamento no cartão de crédito ou boleto.

EZ Travel também permite que você gerencie as reservas online, do computador ou celular. Assim, você pode mudar as reservas de data, fazer cancelamentos e reembolsos e modificar os dados dos clientes.

O sistema de reservas mostra a sua ocupação em tempo real e você pode controlar em um só lugar tanto reservas feitas pelos próprios clientes pela internet como as realizadas pela sua equipe.

Outro recurso é a geração de uma planilha com os dados de todos os participantes. Você pode usar essa planilha para organizar a operação do seu negócio, compartilhar com prestadores de serviço e fazer o embarque ou check-in dos clientes.

Veja mais sobre como um sistema de reservas como EZ Travel pode ajudar o seu negócio.