Como utilizar o marketing promocional em prol do seu negócio?

marketing digital

Quer potencializar os resultados do seu negócio? Então veja neste artigo como o marketing promocional pode ajudá-lo!

O marketing promocional, quando aplicado de maneira estratégica e planejada, pode gerar ótimos resultados para qualquer tipo de negócio.

Isso porque, ao utilizá-lo, a sua empresa pode ganhar mais visibilidade, fidelizar consumidores, atrair novos clientes e obter um número maior nas vendas – o que não é nada mal, não é verdade?

Porém, para que este tipo de marketing seja realmente eficiente, é necessário prestar atenção em alguns aspectos dos quais explicaremos logo a seguir!

Portanto, se você quer saber tudo de mais importante a respeito do marketing promocional e como ele pode potencializar os resultados da sua empresa, é só continuar acompanhando o artigo com atenção.

Para começar, o que é marketing promocional?

De maneira simples e objetiva, o marketing promocional é um conjunto de ações que são colocadas em prática para incentivar a compra, o uso e a fidelização de produtos e serviços, assim como gerar mais valor para uma marca.

Ok, e como o seu negócio pode aproveitá-lo?

Primeiro, conhecendo muito bem o seu público-alvo. E segundo, investindo nas estratégias certas.

Entendendo a importância do público-alvo

Todas as ações que a sua empresa fizer, seja no ambiente físico, seja no ambiente online, ela precisa conhecer muito bem o público-alvo.

Isso porque, assim, as ações tornam-se muito mais assertivas e direcionadas, e os índices de retorno e engajamento tendem a ser muito maiores.

Portanto, o primeiro aspecto que você precisa considerar ao investir em marketing promocional refere-se ao conhecimento aprofundado do seu público-alvo.

E isso quer dizer que você deve obter o máximo de informações valiosas a respeito dos seus consumidores, como: idade, gênero, localização, classe social, preferências de consumo, entre outras.

Quanto mais detalhes você tiver em relação ao seu público-alvo, melhores serão os resultados de suas ações e estratégias.

E já que falamos em estratégias…

Principais estratégias de marketing promocional

  1. Ofertas

A primeira estratégia (e também uma das mais utilizadas por empresas) são as tradicionais ofertas e, apesar de já serem bastante conhecidas, não podem ficar de fora, afinal, elas geram ótimos resultados.

E para aplicar este tipo de estratégia, você pode, por exemplo, distribuir cupons de descontos, fazer ações como “leve 3 e pague 2”, investir em liquidações, concursos e sorteios, e assim por diante.

A ideia por trás desta estratégia é fazer com que os consumidores percebam que estão “saindo em vantagem”.

Isso ajuda (e muito) a atrair novos clientes e a gerar mais vendas para um negócio.

Agora, é importante ressaltar que essas ofertas precisam ser verídicas e realmente boas. Se a sua empresa mentir ou tentar enganar os consumidores, ela pode se queimar rapidamente e perder toda a credibilidade.

  1. Brindes

Outra estratégia de marketing promocional que você pode aplicar em seu negócio e assim gerar melhores resultados são os brindes, afinal, quem não gosta de ganhar um mimo, um presente?

Então, seja de maneira livre ou agregada a um produto, ou serviço, dê brindes aos seus consumidores.

Você pode dar desde canetas e calendários de mesa, até agendas, chaveiros, canecas e copos personalizados

Opção é o que não falta, tem para todos os bolsos e gostos.

Porém, vale ressaltar que essa distribuição de brindes precisa ser feita de maneira bem pensada e planejada. Não dá para sair dando brindes sempre e para todos os clientes. 

Essa entrega precisa ser estratégica e sempre pensada no seu público-alvo.

Por exemplo, se você tem um público que gosta de cuidar da saúde, vale a pena investir em um brinde como uma garrafinha, um squeeze ou uma toalha de rosto. 

Agora, se o seu público está mais ligado a área de tecnologia, talvez seja interessante dar um carregador portátil, um pen drive, um suporte para celular ou um fone de ouvido.

Assim, você poderá investir em algo que será útil e agradável para a pessoa que receberá o brinde, evitará o desperdício de dinheiro e claro, terá resultados muito mais satisfatórios.

  1. Ações de incentivo

Sabe aqueles programas de milhas de viagem ou de pontos acumulados no cartão de crédito? Ou ainda, aqueles anúncios de “15% de desconto na próxima compra”? 

Pois então, essas são ações de incentivo. E por quê investir nelas? Porque elas ajudam a fidelizar clientes, elas incentivam o consumidor a voltar mais vezes, a comprar novamente e isso, claro, é ótimo para os negócios.

Portanto, invista em algum tipo de ação de incentivo. Mostre aos consumidores que eles podem ganhar algum prêmio, vantagem ou benefício se comprarem ou contratarem serviços da sua empresa mais vezes.

  1. Experimentação (amostras)

Muitas vezes, um cliente em potencial não compra logo de cara um produto ou contrata um serviço que a sua empresa oferece.

Por isso, outra estratégia de marketing promocional que você pode investir é a experimentação.

Assim, o consumidor pode conhecer melhor o seu produto ou serviço, de modo a se interessar e pagar por ele depois.

A ideia aqui é deixar aquele “gostinho de quero mais”, sabe?

Esse tipo de estratégia é bastante utilizada em supermercados, quando uma representante de alguma marca oferece uma comida ou bebida aos clientes. Você provavelmente já se deparou com isso alguma vez, não é verdade?

E este tipo de estratégia pode muito bem ser adaptada para o ambiente online também. 

Por exemplo, se a sua empresa oferece uma ferramenta ou um determinado software, você pode disponibilizá-lo de maneira gratuita por dez dias ou disponibilizá-la gratuitamente sem um prazo específico, mas com funções limitadas.

Dessa forma, se o cliente quiser ter o acesso completo ao software ou a ferramenta, ele terá que comprá-la ou pagar algum tipo de assinatura mensal, semestral ou anual.

Agora conte para a gente: qual estratégia de marketing promocional citada ao longo deste artigo você pretende aplicar em prol do seu negócio? Esperamos que as dicas e informações apresentadas tenham lhe ajudado!