Seja qual for o seu negócio, provavelmente você já se perguntou como vender mais atrativos turísticos e passeios. Conseguir uma resposta exata é quase impossível, mas muitos empreendedores usam diversas estratégias para melhorar seus resultados.
Alguns negócios de turismo investem em marketing digital, realizam promoções, criam programas de fidelidade, apostam nas indicações de clientes satisfeitos e muito mais. Mas será que essas abordagens também são eficientes para atrair o público 60+?
Pois quando falamos sobre pessoas mais velhas é necessário ficar atento a alguns detalhes para fechar bons negócios e ter em mente que esse é um público que pode trazer ótimos resultados.
É claro que não é uma regra, mas as pessoas com mais de 60 anos costumam ter uma situação financeira mais estável e mais tempo livre, o que faz com que elas estejam propensas a consumir mais serviços do setor de turismo, por exemplo.
Se você está pensando em se concentrar nessa faixa etária continue lendo este texto e veja nossas 8 dicas sobre como vender mais para o público 60+.
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Conheça o seu público
Não englobe todas as pessoas com mais de 60 anos em um mesmo grupo. É preciso ser mais específico e saber quem são as pessoas dessa faixa etária que estão interessadas no seu tipo de serviço.
Para isso crie uma persona, que é um cliente fictício ideal para o seu negócio. Além da idade que já estabelecemos, pense em outras características importantes, como classe social, renda, formação, preferências, problemas a serem resolvidos e muito mais.
Ao fazer isso você terá uma visão mais clara dos seus clientes e poderá abordá-los de uma forma mais adequada, pois você vai saber exatamente o que eles querem.
Ofereça experiências personalizadas
Imagine que sua empresa organiza passeios turísticos para grupos de pessoas com mais de 60 anos. É preciso pensar em alguns detalhes, por exemplo, eles vão querer estar em locais com pessoas muito jovens? Estão dispostos a fazer um turismo que envolve caminhadas, escaladas ou coisas do tipo?
Pensando que em muitos casos a resposta será não, você pode organizar passeios para lugares mais tranquilos, onde eles poderão relaxar, se divertir sem ser incomodados e ficar longe de qualquer risco.
Mas isso é apenas uma ideia geral, pois você também deve considerar que seus clientes possuem particularidades e não são todos que vão gostar das mesmas coisas.
Capriche no atendimento
Para entender como vender mais, você deve saber que o atendimento é essencial. Então, quando consideramos um público mais velho é preciso ficar ainda mais atento a alguns detalhes.
Por exemplo, você pode estar lidando com pessoas que já não tem a mesma capacidade de locomoção e não se sentem confortáveis ao ficar muito tempo de pé. Por isso é fundamental oferecer um atendimento ágil e eficiente.
Além disso, prepare o local para que tenha algumas comodidades, como água, café e cadeiras confortáveis. Assim, mesmo que o tempo de espera seja um pouco maior, ainda há chances de não gerar grande insatisfação.
Seja maleável
Pessoas com mais de 60 anos costumam ser mais decididas e ter certeza do que querem. Então, se a empresa não estiver disposta a ajustar nenhum aspecto, as chances de fechar negócio são pequenas.
Esteja preparado para ser maleável. É claro que é preciso fazer tudo dentro das possibilidades da empresa, mas se esforce ao máximo para encontrar soluções e oferecer uma boa experiência ao público.
Isso também ajuda no processo de fidelização. Além disso, as pessoas nessa faixa etária são mais propensas a construir relacionamentos mais sólidos e longos quando se sentem satisfeitas.
Não ignore a tecnologia
Como o público mais velho não cresceu na era tecnológica que presenciamos hoje, muitas pessoas costumam acreditar que eles terão extrema dificuldade com algumas ferramentas modernas. Isso pode até ser verdade em alguns casos, mas não siga isso como uma regra.
Pense, por exemplo, nas formas de entrar em contato. Para ser mais abrangente é importante que você ofereça diversos meios, desde o bom e velho telefone fixo até o WhatsApp, e-mail e mensagens no Instagram.
Também se lembre de incluir essa faixa etária em suas estratégias de marketing digital, pois os idosos também marcam presença em sites, blogs e nas redes sociais.
Treine sua equipe
Tudo o que você aprender sobre como vender mais para o público 60+ deve ser repassado para sua equipe. Afinal, estamos falando de um público muito específico que exige uma abordagem diferenciada.
Então, se você tentar negociar da mesma forma como faria com um jovem de 20 anos, por exemplo, há boas chances de que o negócio não seja fechado.
Fale com seus colaboradores sobre os melhores procedimentos a seguir e sobre como é importante manter o respeito, ser educado e estar atento para oferecer as melhores soluções.
Seja objetivo
As pessoas nessa faixa etária costumam ser mais objetivas e querem soluções rápidas para os seus problemas. Por isso elas não se sentem tão atraídas por ideais de marketing com mensagens escondidas ou que a pessoa tenha que fazer todo o caminho para chegar a uma conclusão.
É importante ser simples e direto. Então você deve explicar como funciona o serviço que tem a oferecer, quais as vantagens, por que ele é ideal para o cliente e quais são os valores. Assim você vai economizar o tempo do cliente e o seu também, que poderá ser usado em outras etapas do negócio.
Respeite a inteligência do seu cliente
Outro detalhe importante para entender como vender mais para esse público é sempre respeitar a inteligência do cliente. Pois há pessoas que parecem imaginar que os idosos terão problemas para entender certas coisas e por isso usam explicações infantilizadas que subestimam a capacidade do cliente.
Isso pode soar extremamente desrespeitoso e fazer com que a pessoa desista do negócio. É claro que você também irá lidar com pessoas que têm um pouco mais de dificuldade, mas isso não é uma regra.
Mesmo que você saiba mais do que o cliente sobre determinado assunto, jamais o trate com superioridade.
Gostou de saber como vender mais para o público 60+? Quais estratégias você já utilizou em seu negócio?