O Instagram foi criado originalmente para que as pessoas pudessem compartilhar facilmente as fotos do dia a dia. Caiu no gosto dos usuários, a ponto de atingir mais de um bilhão de participantes. A essa altura, já era explorada comercialmente por empresas de todos os segmentos, inclusive as de turismo. A empresa, que hoje pertence ao Facebook, passou a oferecer dois tipos de contas, uma pessoal e outra profissional (antes chamada de “empresarial”).
Tópicos
Vantagens da conta profissional
Entre inúmeras vantagens, como botões interativos e outras ferramentas de vendas, a conta profissional traz dois recursos bastante importantes:
Estatísticas avançadas
É possível obter tanto os dados de acesso ao perfil da sua empresa como os de uso geral da plataforma. No primeiro caso, isso inclui alcance (quantas pessoas visualizaram seus conteúdos), impressões (quantas vezes seu conteúdo foi visualizado e cliques no perfil. Em relação ao Instagram, é possível descobrir quantas vezes e em que dias e horários seus seguidores acessam a rede social. Há ainda dados demográficos, como: gênero, idade, país e cidade.
Publicidade
Se você quer realmente que a sua empresa seja vista no Instagram, é bastante provável que seja necessário explorar os recursos de publicidade paga do Instagram. Por meio de sua conta profissional, é possível não apenas “impulsionar” o conteúdo já publicado como também promover outros que não estão no ar – neste caso, por meio do avançado gerenciador de anúncios do Facebook, que funciona de forma integrada.
Como criar uma conta profissional no Instagram
Pelo menos por enquanto, você não cria e sim converte uma conta pessoa em profissional. Para tanto, abra o seu Instagram e siga os passos abaixo (considerando o aplicativo em português):
- Acesse o seu perfil, clicando no último ícone do menu inferior;
- Clique no botão representado por três listas no canto superior direito;

- Agora, clique em “Configurações” na parte de baixo da tela;

- No menu que será aberto, clique em “Conta”;

- Bem abaixo, clique em “Mudar para conta profissional”
Na sequencia, você será perguntado sobre qual deverá ser o perfil da sua conta profissional, entre as opções abaixo:
- Criador de conteúdo: “melhor para figuras públicas, produtores de conteúdo, artistas e influenciadores;
- Empresa: melhor para varejistas, negócios locais, marcas, organizações e prestadores de serviços.
Feita a escolha, você será convidado a fazer a integração com a sua conta do Facebook e com a página da sua empresa nesta rede social. Depois surgirá uma tela com um resumo dos recursos que você terá acesso conforme o perfil optado. Então, o passo a passo continua:
- Selecione as categorias do seu negócio;
- Clique no botão “OK” e Pronto!
Observe que novas informações, botões e campos aparecerão no seu perfil para deixá-lo ainda mais completo .
Bons negócios!
Confira mais artigos para empreendedores e profissionais do turismo no blog da EZ Travel.