Precisa de ajuda?

Estudo aponta aquecimento do turismo. Baixe de graça!

A pandemia do novo coronavirus atingiu em cheio o planeta e prejudicou a economia global como um todo. Agora, as coisas começam a mudar e há um movimento indicando que as pessoas irão retomar as viagens novamente, o que promete reaquecer o mercado. A pesquisa que aponta o aquecimento do turismo foi montada pelo Laboratório de Inteligência de Mercado em Viagens (TRVL LAB) uma parceria entre o portal Panrotas e a MAPIE consultoria de hospitalidade.

De acordo com o estudo, os turistas aos poucos estão se decidindo por retomar as viagens para os mais diversos destinos e isso exige planejamento e segurança. Todos são unânimes em afirmar que, embora estejam desejosos de voltar a viajar, sabem que são necessários inúmeros cuidados para evitar o contágio pela COVID-19. Assim, estamos diante de um quadro animador, mas que exige do setor de turismo um novo modus operand, que coloque a saúde das pessoas como prioridade absoluta. Somente assim os viajantes se sentirão seguros para fazer novamente esse movimento pelos pontos turísticos do Brasil e do mundo.

Mas o fato é que a pesquisa da TRVL LAB mostra que felizmente já se acende uma luz no fim do túnel, o que reacende as esperanças de uma rápida recuperação do setor. Pois a disposição das pessoas demonstra efetivamente que elas estão recuperando a confiança no mercado e voltando a sonhar com a possibilidade de voltar a se divertir. E portanto cabe aqui aos profissionais do setor se debruçar sobre o tema e criar condições favoráveis para que elas de fato percebam que esse de fato é o melhor caminho.

EZ Travel

A jornada dos viajantes brasileiros

O nome dado à pesquisa da TRVL LAB foi bastante sugestivo e traz à tona as dificuldades enfrentadas pelo setor nos últimos meses: a jornada dos viajantes brasileiros – Insights para o Turismo. E não é para menos. De fato o que o turismo viveu nos últimos tempos foi uma crise sem precedentes, que em muito penalizou o setor. Por isso os seus resultados são tão significativos. Eles tem o potencial de medição da temperatura do mercado em relação à atividade turística e de indicar os caminhos para que isso se faça de maneira segura e eficiente.

A referida pesquisa foi lançada em uma live no portal PANROTAS, contando com a mediação do editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade. Os participantes foram:

  • Marcelo Marques, diretor de desenvolvimento de negócios da ELO;
  • Carolina Sass de Haro, diretora da TRVL LAB e da MAPIE;
  • Renata Esteves, diretora de marketing B2B da CVC Corp;
  • Sabrina Salgado, gerente de marketing da Latam Airlines Brasil.

Tratou-se, portanto, de um estudo sério, focado no mercado de turismo, e que tem por principal objetivo analisar o comportamento das pessoas em relação à voltando hábito de viajar e como esse processo tem acontecido no Brasil. Os nomes são bastante conhecidos no mercado e por isso a pesquisa atinge alto grau de confiabilidade.

Os primeiros resultados da pesquisa da TRVL LAB

Para se ter dimensão do que representa hoje o desejo dos brasileiros de retomar as viagens, iremos apresentar aqui os principais dados divulgados pela TRVL LAB. A plataforma indicou o seguinte, referente ao tema:

  • 83,27% não viajam a lazer desde o mês de abril, quando a pandemia começou a se intensificar no país;
  • Apenas 16,73% realizaram viagens a lazer nesse período;
  • Após a retomada de alguns setores da economia, 55% dos entrevistados afirmam estar pensando em organizar uma viagem.

Essas pessoas têm refletido sobre o assunto e pensado nas medidas de segurança contra o novo coronavírus e avaliando bem as opções de hospedagem disponíveis. Uma ação que se faz necessária, já que a economia voltou a funcionar mesmo sem que a pandemia tivesse sido superada. Ou seja, as pessoas querem viajar, mas precisam de segurança para isso. Pois não querem fazer uma viagem e voltar para casa trazendo as coronavírus “na bagagem”.

Portanto, não temos aqui um quadro plenamente decidido. Porque essas pessoas estão cientes de que a pandemia não acabou, mas estão conscientes de que o hábito de viagens pode voltar, desde que na setor ofereça condições e elas próprias cumpram com os protocolos de segurança. Trata-se de uma condição, em que todos têm que fazer a sua parte para que as coisas voltem à normalidade. E nesse momento a responsabilidade do setor turístico é ainda maior.

Viajar em família é a prioridade dos turistas atualmente

Entretanto, o quadro que se desenha atualmente ainda não é o mesmo do período anterior à pandemia. As preferências das pessoas têm se mostrado bastante conservadoras nesse processo de retomada da economia do setor. É o que indica a pesquisa da TRVL LAB ao mostrar que 90% das pessoas manifestam interesse por fazer viagens em família e 61% delas desejam usar o carro como meio de transporte para isso. Isso evidência que as pessoas estão sendo cuidadosas quando o tema é a viagem a lazer. Tal condição revela que os turistas pretendem fazer esse caminho de volta aos poucos, pensando antes de tudo em viagens de curta distância.

Mas o setor precisa estar atento a esse movimento e se organizar para atender o público da melhor maneira possível, pois em se concretizando isso, certamente haverá grande demanda pelos serviços. Pois mesmo sendo viagens se curta distância e repleta de cuidados, as pessoas irão usufruir dos serviços turísticos ofertados e então será fundamental ter se preparado bem para atender os clientes de maneira satisfatória.

Análise das viagens recentes e opinião dos turistas

A pesquisa da TRVL LAB indicou que 76% dos entrevistados já se arriscaram em alguma viagem recentemente. E para estes a atividade turística foi satisfatória. Na avaliação geral destes, os destinos turísticos visitados estavam prontos para receber os turistas e os locais de hospedagem adotaram protocolos de segurança eficientes na prevenção à COVID-19. E estes também afirmaram terem ficado em quarentena quando retornaram para casa. Isso mostrou que os turistas se sentiram seguros quanto às viagens feitas e que fizeram a sua parte para evitar a proliferação da COVID, caso tivessem sido infectadas.

Os locais visitados foram diversos, desde o litoral até as regiões montanhosas. Isso indica que há possibilidade de melhora significativa para todos os setores da economia em breve. Em percentual, os resultados nesse quesito foram os seguintes:

  • 41% visitaram o litoral;
  • 32% seguiram destinos turísticos nas rotas do interior;
  • 29% visitaram regiões serranas ou montanhosas.

A expectativa, portanto, é muito boa. A pesquisa da TRVL LAB mostrou que o processo de retomada da atividade turística poderá envolver diversos seguimentos do mercado e, assim, um novo paradigma para o setor que espera ansiosamente pela volta do crescimento após a pandemia.

Conclusão: aquecimento do turismo

As pessoas hoje demonstram enorme interesse em voltar a viajar. Elas querem recuperar aquilo que a pandemia lhes tirou. E esse movimento vai acontecer mais cedo ou mais tarde porque é inevitável. De uma maneira ou outra sabe-se que as atividades turísticas serão retomadas. E o que a pesquisa da TRVL LAB indica é que será logo, mais breve do que se espera.

O que todos querem é a diversão atrelada à segurança. Havendo a possibilidade de estarem seguras enquanto se divertem as pessoas não deixarão de trilhar esse caminho, embora este também seja penoso.

Clique aqui para baixar o estudo de graça

Saiba como EZ Travel pode ajudar a sua empresa

Coloque seus serviços à venda no seu site em menos de dois dias e gerencie todas as suas reservas em um só lugar

Copyright 2020 © All Rights Reserved