4 filmes sobre marketing e vendas para assistir  agora mesmo!

filmes

Os filmes sobre marketing são uma bela fonte de estudo para quem gosta do assunto. Juntar entretenimento com aprendizado é uma ótima maneira de conhecer coisas novas! Como o marketing é uma parte fundamental do processo de vendas, se inspirar nele através dos filmes tem trazido grandes resultados para os profissionais da área.

Expandir sua criatividade e aprimorar seus conhecimentos é fundamental para que se possa elaborar estratégias melhores em sua vida profissional. Então se você quer se deixar inspirar pela ficção, selecionamos aqui alguns dos melhores filmes acerca do assunto. Veja só.

Quais os melhores filmes com a temática de marketing?

Achar que os filmes só servem para entreter e passar tempo é um erro. Muito mais que um passatempo, os filmes servem como motivação, inspiração e liberdade criativa para quem os assiste.

Ainda existem aqueles que são baseados em histórias reais e dão ao espectador toda uma visão de que tudo é possível acontecer. A temática dos filmes podem ser qualquer uma e por isso, trouxemos aqui neste conteúdo aqueles filmes que falam sobre marketing para que você possa se inspirar através de cada história. Confira.

1. Amor por contrato

Esse filme retrata uma história que ajuda o espectador a entender bem o poder de influência que o marketing tem. O longa conta com Demi Moore como protagonista e em um enredo muito divertido, mas que leva o espectador a refletir sobre.

A sinopse é a seguinte: a personagem principal descobre que seus vizinhos são pessoas contratadas para que possam influenciar a sua decisão de compra.

Ao longo do enredo as relações vão sendo construídas e é possível perceber qual é o tipo de apelo que deixa a pessoa mais seduzida por um produto ou aquele que pode ser mais eficiente.

A produção também conta com romance e drama envolvidos. O filme aborda muito bem as questões adotadas no marketing e que surtem efeito adequado em cada tipo de pessoa.

A crítica principal é sobre o consumismo, mas é possível refletir muito também sobre o nosso posicionamento como consumidor.  É possível assistir o filme diretamente do Youtube.

Ficha técnica:

  • – Demi Moore: Kate;
  • – David Duchovny: Steve;
  • – Amber Heard: Jenn;
  • – Ben Hollingsworth: Mick Jones;
  • – Gary Cole: Larry;
  • – Glenne Headly: Summer;
  • – Lauren Hutton: KC;
  • – Chris Willians: Billy;
  • – Direção e roteiro: Derrick Borte;

2. O lobo de Wall Street

Esse é um dos ‘filmes essenciais’ estrelados por Leonardo DiCaprio. O ator interpreta Jordan Belfort que é um jovem e ambicioso corretor da bolsa de valores que ao alcançar seu posto no mercado de trabalho, se vê diante de uma crise econômica americana.

Tendo seus planos modificados da noite pro dia, Jordan toma uma decisão arriscada: buscar outros mercados e desenvolver novas estratégias de vendas, abordagens e negociações.

Dessa forma, aos poucos ele consegue dominar o mercado de traders na big apple. O filme é ótimo para mostrar como a habilidade de comunicação é fundamental para lidar com diversos tipos de clientes, e mais importante, como atitudes antiéticas podem levar alguém à ruína.

 Você pode assistir esse filme pela Amazon Prime e HBO Max.

Ficha técnica:

  • – Elenco: Leonardo DiCaprio (Jordan), Jonah Hill (Donnie), Margot Robbie (Naomi);
  • – Direção: Martin Scorsese;
  • – Roteiro: Jordan Belfort, Terence Winter;

3. À procura da felicidade

Este é um dos filmes mais sensíveis presentes na lista e se você é emotivo, prepare o lenço. O filme é estrelado por Will Smith e mostra a jornada do personagem em busca do seu “sonho americano”.

Christopher Gardner (Smith) encara uma série de problemas financeiros e diversas dificuldades ao lado do seu filho Chris. O filme mostra todo o drama por trás de um personagem que não tem onde morar e que ao mesmo tempo, tenta conseguir uma vaga em uma corretora em Wall Street.

É um filme completamente inspirador e motivacional para aqueles que buscam melhorar seus resultados e pretendem correr atrás de seus objetivos. O filme é baseado em acontecimentos reais e vale ser assistido. Você pode vê-lo pela HBO Max.

Ficha técnica:

  • – Elenco: Will Smith (Chris Gardner), Thandiwe Newton (Linda), Jaden Smith (Christopher);
  • – Direção: Gabriele Muccino;
  • – Roteiro: Steve Conrad.

4. Chef

Diferente do universo de escritórios, o filme Chef traz a história de Carl Casper que após perder o seu emprego em um restaurante resolveu arriscar no mundo dos food trucks.

O embate principal se dá com o dono do restaurante e Casper. Enquanto o chef deseja oferecer novas experiências gastronômicas para o seu público, o proprietário quer manter a tradição do menu que já deu certo.

Em um momento delicado e que envolve muitas discussões sobre o que leva um empreendedor ao sucesso, o filme retrata muito bem como a viralização nas redes sociais, juntamente com uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas, pode alavancar um negócio.

Com o seu próprio food truck, o filho do personagem principal fica com a missão de ensinar ao pai como gerenciar o estabelecimento, já que ele domina o assunto.

Por meio de videos em redes sociais, Percy, filho de Carl, ajuda a estabelecer a marca do food truck frente ao seu público de interesse.

É um ótimo filme para quem trabalha na área de marketing digital, pois consegue identificar as estratégias empregadas. Você pode assisti-lo pelo GloboPlay e Amazon Prime.

Ficha técnica:

  • – Roteiro e direção: Jon Favreau;
  • – Elenco: Jon Favreau, John Leguizamo, Sofia Vergara;

Extras

Os filmes sobre marketing são muitos, mas há também várias séries que envolvem esse universo. É muito válido então que você assista:

  • – Black Mirror;
  • – Mad Men;
  • – Fyre Festival;

Todo esse conteúdo pode agregar bastante na vida do profissional que busca não só por inspiração como também por entretenimento de qualidade dentro desse universo.

Conclusão

Se você se interessa pelo assunto, vale a pena dar uma procurada para que você saiba mais sobre o universo cinematográfico e como ele pode nos inspirar tanto profissionalmente como testando nossa resiliência para as dificuldades pessoais.

Nos diga aqui se tem algum filme sobre essa temática que você já assistiu e não consta na lista de recomendação e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.