Google: como fazer meu site aparecer nas buscas

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Uma das grandes preocupações de quem está começando um negócio na internet é como fazer meu site aparecer nas buscas do Google. Embora a concorrência seja bem grande, o fato de investir na criação de site para o seu empreendimento é crucial para se destacar.

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Criar e movimentar os perfis nas redes sociais é fundamental para conquistar a autoridade necessária e assim se tornar referência para o seu público. No entanto, o site proporciona ao empresário muito mais oportunidades de divulgação, além de oferecer conteúdo de valor e assim atrair clientes.

Veja abaixo algumas informações importantes que preparamos para ajudar você a descobrir como conquistar uma posição de destaque no maior buscador da atualidade.

Como fazer meu site aparecer nas buscas do Google: 5 dicas infalíveis

Tenha um site de fácil carregamento

Muitos empreendedores não querem investir no desenvolvimento de sites profissionais, sendo assim, começam um negócio com um site criado nas plataformas gratuitas. Embora seja possível começar assim, é importante ter em mente que a gratuidade é para quem cria o site, pois a plataforma precisa se manter.

Para isso, são exibidos vários anúncios no site que você criou de forma gratuita, o que interfere no carregamento das informações. O Google não rankeia sites lentos pelo simples fato de que o usuário não quer perder tempo esperando as informações carregarem.

Portanto, se você estava se perguntando como fazer meu site aparecer nas buscas do Google, não deixe de contratar uma agência especializada na criação de sites. Dessa forma, você não terá que exibir grande quantidade de anúncios, interferindo na velocidade do carregamento.

Invista na navegabilidade do seu site

O Google valoriza a experiência do usuário. Sendo assim, a maior parte dos seus critérios de ranqueamento está ligada à forma como os visitantes se sentem ao acessar um site. Portanto,  se você deseja ver seu site ocupando uma posição de destaque no buscador é preciso oferecer boas condições para o visitante.

A navegabilidade é tão importante quanto o carregamento da página, pois eles interferem na experiência do usuário. Se ele não permanecer muito tempo navegando no seu site, seja pela demora no carregamento ou porque não encontrou as informações que precisa,  é como se a pontuação do seu site diminuísse.

Ou seja, ele vai perdendo posicionamento até não ser mais encontrado na primeira página.

Aproveite as vantagens do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para quem está buscando informações sobre como fazer meu site aparecer nas buscas do Google. A estratégia consiste em oferecer informações relevantes, originais e pertinentes para atender as necessidades do seu público.

Ou seja, elas podem ser em forma de artigos, áudios ou vídeos, basta oferecer conteúdo que agreguem valor à vida do leitor. Dessa forma, quando ele fizer uma busca no Google sobre algum assunto relacionado ao seu segmento, seu site será ranqueado e aparecerá nas primeiras posições.

No entanto, para conseguir isso, é preciso atender os demais critérios mencionados, além de outros igualmente importantes.

Escolha palavras chaves relevantes para o seu negócio

A escolha de palavras chaves para os títulos de seus conteúdos é fundamental para que seu site esteja bem posicionado. Uma dica para conseguir isso é trabalhar com palavras-chaves de cauda longa. Ou seja, usar expressões mais específicas, pois elas são menos concorridas. Portanto, é mais fácil ser ranqueado ao usá-las.

Veja um exemplo: a palavra-chave “criação de site” é classificada como cauda curta. Pois é bastante genérica e muito mais popular. Para conseguir um bom posicionamento no Google é preciso trabalhar melhor, ou seja, torná-la específica. Por exemplo, “criação de site para advogados” ou “criação de sites para pequenas e médias empresas”. Esses dois exemplos mostram bem o que é uma palavra-chave de cauda longa.

Além de fazer uma boa escolha é preciso saber aplicar as palavras chaves nos títulos dos conteúdos.  Invista na criação de títulos marcantes. Distribua a palavra-chave de forma natural, sempre contextualizada ao longo do conteúdo para que o leitor entenda as informações.

Crie uma “meta description”

Talvez você desconheça essa expressão, mesmo vendo-a com frequência quando faz uma busca no Google. A meta description ou meta descrição é um resumo do conteúdo que a página está abordando, ela serve para responder ao usuário quando ele faz uma busca.

Dessa forma, sempre que você produzir algum conteúdo, crie uma meta descrição que resuma a informação que você está querendo passar. Ela poderá ser selecionada e aparecer como destaque, atraindo o leitor para o seu site.

Conclusão

Certamente que a pergunta como fazer meu site aparecer nas buscas do Google foi respondida neste artigo. Portanto, o próximo passo é investir na criação de um site profissional que atenda os critérios de qualidade exigidos pelo Google.

Lembre-se que a experiência do usuário é prioridade, portanto ofereça um site profissional, desenvolvido por quem entende do assunto. Essa é uma forma de mostrar para o seu público-alvo um posicionamento sério, responsável e comprometido em oferecer o melhor para ele.