Grátis: relatório do Sebrae indica 15 tendências para retomada do turismo

tendências


O setor do turismo, uma das atividades mais impactadas pela pandemia do novo coronavírus, demonstra que está preparado para a retomada das atividades com segurança. Entretanto, a expectativa é que o setor demore um pouco a voltar à normalidade, já que sua recuperação plena dependerá da vacinação da população e que exista quadro sanitário para isso. Portanto, atualmente as atividades turísticas estão em funcionamento, cumprindo protocolos de segurança, mas sem alcançar 100% de sua capacidade.

Siga o EZ Travel no Instagram

O SEBRAE, já se antecipando a tudo isso, publicou um documento com 15 dicas e tendências para a retomada do turismo após a pandemia do novo coronavírus. Trata-se de um documento com pontos esclarecedores, dicas de como se comportar e proceder e de que maneira agilizar esse processo quando o tempo ideal chegar. Oi seja, esse é um subsídio para os empreendedores, que almejam a chegada desse momento.

Clique aqui para baixar o estudo gratuitamente

Abaixo conheça as dicas e tendências elencadas pelo SEBRAE para a retomada do setor do turismo. Certamente as colocações dos consultores serão de enorme valia para você que está buscando todas as alternativas para trazer as pessoas de volta para o seu negócio.

Vacinação é determinante

O SEBRAE chama a atenção, antes de tudo, para o processo de vacinação das pessoas. Pois, segundo os especialistas, somente com a vacinação em massa da população é que enfim as condições sanitárias adequadas serão prontamente restabelecidas. Trata-se de um processo normal, já que as pessoas esperam por isso para se sentirem mais seguras.

Entretanto, o órgão já adianta que o processo de retomada total do setor irá demorar um pouco mais. De acordo com os especialistas, ainda que 100% da população estivesse imunizada até o mês de dezembro, ainda assim essa retomada não seria algo automático. Afinal, as pessoas ainda precisarão de tempo para que a vacina de fato surta efeitos. E ainda haverá o medo de se expor, mesmo depois da imunização. Também por isso ressalta a importância de os empreendedores adotarem uma postura mais reflexiva e ativa, no sentido de cumprir as medidas sanitárias, mesmo após a vacinação das pessoas.

Tendências em inovação nos métodos

O SEBRAE alerta as empresas para o fato de que este é o momento para se abraçar as inovações que o mercado vem apresentando há algum tempo e que se intensificaram nos últimos tempos. Essa é uma das maneiras de atingir o cliente com mais facilidade e de conseguir fechar um bom negócio com ele. As ferramentas indicadas pelo SEBRAE nesse quesito são:

  1. A inclusão de check-in e check-out digitais;
  2. A identificação digital dos viajantes;
  3. O pagamento por aproximação;
  4. O uso da internet das coisas, realidade virtual e inteligência artificial.

Tal relação está direcionada ao fato que desperta a atenção para as próximas dicas dadas pelo SEBRAE. A ideia é que as empresas revejam as suas políticas e se reorganizem para atender da maneira correta os seus clientes.

Tendências em reorganização institucional

Conforme é possível notar, os especialistas do SEBRAE são categóricos em afirmar que é preciso ter uma mudança de atitude face aos acontecimentos recentes. Afinal, o mundo mudou depois que conheceu o novo coronavírus. Como o setor do turismo poderá ficar inerte diante de tudo isso? É por esse motivo que o SEBRAE apontou algumas atitudes que precisam ser tomadas pelos empresários e equipes que trabalham com o turismo. Confira:

  1. A aproximação com o cliente;
  2. A diversificação do portfólio;
  3. Lições de boas práticas;
  4. Adoção de mecanismos que assegurem ao cliente segurança sanitária;
  5. Utilização de tecnologias que possibilitem o low touch (pouco contato);
  6. A implantação nos seus modelos de negócios e serviços de tendências como: workation, ecoturismo e experiências, uma organização para lidar com necessidade de adiamentos, cancelamentos de reservas são caminhos que o empresário deve seguir.

Com isso o que se espera é que a empresa demonstre ao cliente que está se modernizando e buscando meios para tornar mais seguro o retorno dos turistas ao s roteiros de viagem. E para auxiliar os empreendedores o SEBRAE se colocou a disposição.

Tendências em turismo de luxo

Os estudos conduzidos pelo SEBRAE também trouxeram tendências importantes sobre o tipo de viagem que possivelmente terá grande demanda quando as pessoas se sentirem mais seguras para voltarem a viajar. E o foco esperado é pelas viagens de luxo. Entretanto, alcançar o público que irá se utilizar desses serviços não é uma tarefa simples. E por isso o SEBRAE elencou cinco dicas para quem deseja chegar a esse patamar. Observe:

  1. Produtos e roteiros para o turismo gastronômico;
  2. Prestação de serviços exclusivos de bem estar;
  3. Aluguel de suítes para micro celebrações ou de espaços inteiros;
  4. A oferta de passeios personalizados;
  5. Investir no turismo de charme também é uma excelente iniciativa para atrair clientes.

Essas tendências são muito valiosas e representam uma enorme ajuda para quem deseja se lançar nessa retomada com muito sucesso. Conheça, teste e comprove que os especialistas do SEBRAE de fato lhe deram o caminho certo para o sucesso!