Guia básico para entrar no TikTok (você e sua empresa)

tiktok

As redes sociais são a sensação do momento. Contudo, uma em especial tem se destacado mais do que as outras. Isso porque os vídeos curtos, contendo apenas alguns segundos de duração, viraram febre entre os jovens. Sim, estamos falando do TikTok, aplicativo que bateu a marca de 1 bilhão de usuários por mês, o que equivale a 14% da população mundial.

LEIA TAMBÉM

E, apesar de citar os jovens, por atualmente esse ser o seu maior público, existe uma quantidade considerável de usuários de todas as faixas etárias. Afinal, além de ser uma plataforma divertida de entretenimento, o TikTok também oferece a oportunidade de ter um perfil profissional como criador de conteúdo.

Por essa razão, criamos esse guia básico para você, empresário, que deseja entrar no TikTok de uma forma prática, dar um up nos seus negócios. O TikTok é uma grande chance para alcançar possíveis clientes, levando os seus produtos e serviços até essas pessoas, de maneira descontraída. Então, não fique de fora dessa!

Guia básico para entrar no TikTok

Através do tutorial a seguir, você irá entrar no TikTok facilmente, para ficar por dentro da rede social do momento.

Como baixar o TikTok?

Existem duas formas de baixar o aplicativo: celular e computador. No seu aparelho celular, basta acessar a sua loja de aplicativos, Play Store para Android ou App Store para Iphones.

  • Na barra de busca da sua loja de aplicativos, digite “TikTok”;
  • Em seguida, clique na opção “Baixar”;
  • O app será baixado e instalado no seu aparelho.

Agora é só ir à sua galeria e procurar pelo aplicativo em seu celular.

Já para usar o aplicativo em seu PC, você precisa estar usando o Windows 10 da Microsoft, pois a plataforma disponibiliza o aplicativo nativo apenas para esse sistema operacional.

  • Abra a Microsoft Store no seu Windows 10;
  • Pesquise “TikTok” no buscador e clique em “Obter”;
  • Caso o download não se inicie automaticamente, clique na opção “Instalar”;
  • Quando o download for concluído, basta abrir o app clicando em “Entrar”.

Como criar uma conta para o meu negócio no TikTok?

Assim como baixar o aplicativo é uma tarefa muito fácil, a fase de criar uma conta no app também segue a mesma linha.

Com o seu celular ou computador em mãos:

  • Abra o aplicativo;
  • Clique em “Perfil” no canto inferior direito;
  • Escolha um método para criar a conta (e-mail e senha, número de telefone ou conta do Google).

Vale lembrar que o seu e-mail e número de telefone devem estar corretos, pois, através deles que são feitos logins e recuperação de senha.

Como acessar a minha conta do TikTok?

Ao sair da sua conta, você pode deixar o seu perfil aberto, assim sempre que entrar no aplicativo, irá acessá-lo diretamente.

Mas, caso queira fazer o login todas as vezes que for usar o app, siga o passo a passo abaixo.

  • Abra o aplicativo em seu celular ou PC;
  • Clique no “Perfil” que se encontra no canto inferior direito da tela;
  • Escolha entrar com o seu número de telefone ou e-mail;
  • Digite o seu usuário e senha e em seguida clique em “Entrar”.

Se você esquecer a sua senha, basta clicar em “Criar conta”, escolher a aba “E-mail/nome de usuário” e “Esqueceu a sua senha”.

O aplicativo irá te enviar um código via mensagem de texto em seu celular ou no seu e-mail. Digite o código de 4 dígitos e crie uma senha.

Dicas importantes para colocar em prática no perfil da sua empresa no TikTok

Agora que você já criou um perfil para a sua empresa na plataforma, basta começar a criar conteúdo voltado para o seu público-alvo para alcançar possíveis clientes.

Afinal, a rede social de vídeos possibilita realizar campanhas de marketing de forma satisfatória, já que o seu conteúdo passa a ser visto como uma forma de entretenimento, e não um anúncio direto de venda.

Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para que o seu negócio se destaque entre todas as outras empresas que já estão presentes no aplicativo.

Por essa razão, abaixo você encontrará algumas dicas importantes, para usar na hora de criar os seus conteúdos para a plataforma.

Seja original

Dê preferência a originalidade quando for criar um vídeo para expor o seu produto ou os seus serviços. Na plataforma é muito comum encontrar vídeos semelhantes uns aos outros, sendo difícil dizer quem copiou quem.

Então, se você deseja se destacar, coloque a criatividade em ação e busque criar um conteúdo diferente dos comumente vistos na rede social.

Como por exemplo, caso você venda bolsas, ao invés de somente filmá-las sobre uma superfície, faça um vídeo com uma pessoa utilizando o seu produto no dia a dia, de uma forma prática e vantajosa.

Utilize os hits do momento

Aquelas músicas chicletes que se tornam o hit do momento são uma ótima ferramenta para alavancar o seu conteúdo. Isso porque o algoritmo da plataforma dá prioridade para conteúdos gravados com os hits do momento.

Por essa razão, antes de começar a produzir o seu conteúdo, pesquise quais são as músicas que estão viralizando e tente encaixá-las na sua proposta.

Não confunda a sua conta empresarial com a pessoal

Essa é uma dica de extrema importância! Afinal, um perfil empresarial exige um certo profissionalismo, e misturar a sua vida pessoal com o seu negócio nas redes sociais pode passar uma ideia errada para os possíveis clientes.

Imagine gostar de um produto ou serviço, e quando entrar no perfil da empresa encontrar vídeos dos proprietários em churrascos na piscina, tomando cerveja ou dando banho no cachorro, juntamente com os vídeos exibindo as mercadorias que não têm relação alguma com o que está exposto na conta TikTok.

Esse perfil empresarial te passaria uma imagem de profissionalismo e seriedade? Acredito que a resposta seja não!

Então, evite misturar a sua vida pessoal com a sua vida profissional quando o assunto se trata de manter um perfil empresarial sério nas redes sociais.

Viu como é fácil criar e acessar sua conta no TikTok? Agora é só começar a criar conteúdo para ganhar mais seguidores.