Impacto da pandemia no turismo de lazer é tema de e-book grátis

turismo de lazer

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de São Paulo tornou disponível para download um e-book sobre o impacto da pandemia do COVID-19 no comportamento do consumidor. O conteúdo, que pode ser baixado gratuitamente, é dividido em segmentos, entre os quais o de turismo de lazer.

De acordo com o e-book, a necessidade de distanciamento social “acertou em cheio” o turismo. O setor deverá ter uma recuperação gradual na medida em que o medo das pessoas e os riscos forem diminuindo. Porém, este não é o único fator que pesará neste retorno. “O que deve comprometer uma retomada mais vigorosa é a recessão, pois, com o aumento do desemprego, as famílias têm menos renda para atividades de lazer”, antecipa o material da Fecomércio.


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Embora não aponte  quando o setor voltará ao ritmo habitual, o texto reforça que o turismo de lazer deve ganhar relevância, pois segundo ele, não pode ser substituído por ferramentas tecnológicas, como em outros segmentos. “A demanda por viagens deve ser, inicialmente, contemplada em destinos domésticos, uma vez que o câmbio, embora de difícil previsibilidade, esteja bastante desvalorizado, além das restrições que devem ser aplicadas às viagens internacionais”, complementa.

Turismo de lazer

O trecho referente ao turismo de lazer é finalizado com a recomendação para as empresas do setor se prepararem para atender turistas de perfis distintos, reorganizando a disponibilidade de quartos de hotéis e todos os serviços que envolvem os destinos.

USO DA TECNOLOGIA

O estudo ainda que, entre os efeitos do distanciamento social, o consumidor adotou vários hábitos que agora podem ou não se tornarem permanentes. Entre eles, estão naturalmente a adoção do e-commerce e de outras tecnologias, como as  videoconferências. O e-book traz uma lista de novos “novos procedimentos”:

  • Aquisição de equipamentos de comunicação;
  • Compras por apps;
  • Uso intensivo e generalizado de delivery;
  • Aquisição e upgrades em serviços de streaming e banda larga.
  • Refeições caseiras.
  • Compras de móveis e materiais para home office.

Além disso, ficou ressaltada a opção pelos mercados de bairro e menores despesas em serviços como lazer, viagens, bares, restaurantes, dentistas e médicos, além de produtos como roupas e combustível. Confira abaixo um resumo de como a pandemia do COVID-19 impactou outras áreas de acordo com o e-book:

ÊXODO URBANO

“Como o contágio de covid-19 se alastrou, inicialmente, pelos grandes centros urbanos, houve uma migração momentânea de pessoas para regiões litorâneas e interioranas…”

HOME OFFICE

“Principal alternativa encontrada pelas empresas para manterem as suas atividades durante a pandemia, o home office é uma mudança relevante e que veio para ficar…”

TRANSPORTE

“Com a perspectiva de mais pessoas trabalhando em casa, haverá uma necessidade menor de deslocamentos. Isso faz com que as pessoas reavaliem se devem manter um veículo próprio…”

COMÉRCIO DE BAIRRO

“Uma das consequências de mais trabalhadores e empresas aderirem ao home office é a redução do fluxo de pessoas nos tradicionais centros comerciais e financeiros…”

APLICATIVOS

“Não surpreende ninguém que a pandemia impulsionou as compras por aplicativos….”

ESCOLAS

“Além de problemas técnicos, a qualidade do ensino a distância não se mostrou a mesma do presencial, principalmente para as crianças…”

CURSOS ONLINE

“Na quarentena, muitas pessoas aproveitaram a reclusão social para fazer cursos online, principalmente de curta duração…”

VIAGENS DE NEGÓCIOS

“Afetadas severamente pela pandemia, as viagens de negócios devem demorar para retornar ao que, um dia, já foram – se é que isso vai acontecer…”

Clique aqui para baixar  gratuitamente  o e-book da Fecomércio.