Lançado guia de retomada econômica do turismo. Baixe de graça!

retomada

Os Ministérios do Turismo e da Economia lançaram um guia econômico para incentivara retomada das atividades de turismo no país. O documento reúne um breve diagnóstico sobre os últimos índices do setor no Brasil e elabora um levantamento com as tendências, oportunidades e desafios, além de um mapear práticas adotadas em outros países neste segmento. No final deste artigo, você encontra um link para fazer download do guia gratuitamente.

LEIA TAMBÉM

Elaborado por consultoria internacional

A consultoria da empresa com sede nos Países Baixos, KPMG, foi quem realizou a cooperação técnica entre a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Na cerimônia de lançamento da publicação, estará presente o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, deixou o seu destaque para a importância da iniciativa: “Este documento deve se tornar uma referência para a discussão do nosso setor, também na gestão de auxiliares públicos e privados, bem como toda a cadeia produtiva do turismo”.

Com foco na atuação nos setores público e privado, o guia vai propor projetos para sustentação, a retomada da economia e o crescimento do setor com o avanço da vacinação contra a Covid-19. A elaboração do guia contou com a ajuda do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional do Turismo e com membros do G20.

Para produzir o documento, a KPMG entrevistou 42 empresários e especialistas, aplicando uma pesquisa com a cadeia produtiva do setor que está presente em todas as regiões do país. Com base na escuta destes especialistas, além da análise de práticas globais, se identificaram propostas de curto prazo para amenizar a perda econômica do turismo desde a chegada da pandemia.

Menos intervenção do estado

Para o Secretário Especial da Sepec/ME, Carlos da Costa, fez a ressalva de que o trabalho buscou seguir alguns valores vistos como essenciais. A KPMG esteve focada em buscar a verdade nos empresários do setor, principalmente com base na experiência internacional. Ficou entendido que é preciso dar mais liberdade para a iniciativa privada no país, tirando o estado do “cangote”.

Foram sugeridas 20 iniciativas de caráter estratégico para o setor, como ampliar a conectividade em cidades turísticas, adicionando Wi-Fi e Internet por banda larga, promovendo incentivos para a chegada de novos investimentos ao turismo náutico, com um incentivo para promover um “calendário de eventos”.

Os conteúdos deverão ser focados por cada região do país, como ampliar o ecoturismo e com foco nas unidades de conservação do país, fortalecendo também o turismo que não está presente nas capitais do país.

Exemplos da pandemia no Brasil e no mundo

O documento citou o impacto da pandemia no Brasil e no mundo. Para Denota, o turista em um cenário de pós-pandemia vai ter ainda mais critérios com a saúde e higiene, além de exigência em relação ao consumo ético e sustentável.

Maurício Endo, que é sócio-líder do governo na KPMG no Brasil, pontuou que para o turismo voltar em alta, será preciso recuperar mercado e fazer a retomada acontecer de verdade, atuando nos principais desafios que foram impostos ao turismo, recuperando mercado e fazendo a retomada acontecer de vez no setor.

O guia identifica por meio de uma análise de dados e impactos em todas as áreas de valor nas distintas regiões do Brasil, desde a opinião de analistas internos e externos, que é inclusive uma das melhores práticas internacionais, onde as estratégias estão voltadas para a retomada da indústria e a sua transformação no médio/longo prazo.

Avanço da vacinação

O avanço da vacinação já está contribuindo para a retomada das viagens nacionais e internacionais, porém o tráfego corporativo está se recuperando mais lentamente, devido à toda a transformação que teve durante toda a pandemia e a necessidade de não fugir dos riscos.

Para Thais Balbi, que é estrategista da KPMG e sócia responsável pelo projeto, este é o momento certo para o fortalecimento do país e que o Brasil deve dar um passo a mais no seu número de turistas, promovendo experiências características de cada região.

Em 2019, o turista brasileiro gastou US$ 17,6 bilhões no estrangeiro e agora com as restrições de viagem, parte destes gastos podem ser revertidos para o turismo nacional. Em 2019 o turismo era responsável por 10% do PIB mundial, sendo que no Brasil essa participação era de 7,7%, sem apresentar um crescimento. Hoje 7,4 milhões de pessoas trabalham no Brasil com turismo.

Relatório para a retomada

Durante a cerimônia, também foram apresentados resultados de uma aliança nacional que foi instituída pela Portaria MTur 754/2020, onde a iniciativa teve o envolvimento do setor público e privado, coordenado pelo Ministério da Turismo e que buscou mitigar os efeitos causados no setor por conta da pandemia.

O espaço coletivo foi organizado em quatro campos de atuação, que vai desde a preservação de empresas e empregos no turismo, melhoria da estrutura e qualificação de destinos, implantação dos protocolos de biossegurança e a promoção/incentivo às viagens.

Por meio da MP 948/2020 e MP 1036/2021, teremos a promoção de cursos gratuitos de qualificação do setor, além do lançamento do portal de investimentos que irá destinar quase R$ 200 milhões para a entrega de 42 obras turísticas no país, visando na ampliação do selo de Turismo Responsável, prevendo uma série de protocolos de biossegurança neste setor.

Clique aqui para fazer download gratuito do guia econômico para a retomada do turismo

LEIA TAMBÉM