Como você está usando as redes sociais a favor do seu negócio de turismo? Esses canais tem sito cada vez mais usadas como plataformas de vendas, mas muitas empresas e profissionais descobriram isso somente no início da pandemia, sobretudo com a dificuldade das vendas tradicionais em lojas físicas.
Muitas marcas ainda atuam somente no Facebook e no Instagram – por sinal, hoje, pertencentes a mesma empresa. Há outras redes sociais que tiverem crescimento maior em volume de usuários nos últimos dois anos. Confira abaixo quais são as 8 redes sociais de maior impacto no momento. Depois, algumas dicas de como explorá-las e um bônus.
Tópicos
Usuários ativos nas principais redes sociais
Rede social | Usuário em 2019 | Usuários em 2021 | Crescimento |
2,27 bilhões | 2,70 bilhões | 19% | |
1 bilhão | 1,16 bilhões | 16% | |
TikTok | 500 milhões | 689 milhões | 38% |
335 milhões | 442 milhões | 32% | |
330 milhões | 430 milhões | 30% | |
326 milhões | 353 milhões | 8% | |
310 milhões | 350 milhões de usuários | 13% | |
Snapchat | 203 milhões de usuários | 238 milhões de usuários | 17% |
Estatísticas e pontos chaves
Para que estas redes sociais façam sucesso, é preciso ter um produto que chame a atenção do público. Elas combinam algo em especial: entretenimento e dinheiro. Isso é o que move o mundo, ainda mais em tempos de isolamento. Veja alguns pontos chaves de cada uma dessas redes sociais e por que chamam tanto a atenção:
- Tempo médio que os usuários gastam no aplicativo por dia: 10 minutos.
- 60% de todos os usuários de redes sociais usam o Facebook. Isso é quase um monopólio das redes sociais.
- São 80 milhões de páginas comerciais ativas no Facebook.
- 62% dos usuários fazem login e conferem novidades pelo menos uma vez ao dia.
- 130 milhões de cliques em posts comerciais todos os meses.
- Um dato chamativo e que vai te surpreender: 14% dos adultos americanos nunca ouviram falar do Instagram. O que mais chama a atenção é que o Instagram faz parte do mesmo dono do Facebook, que é americano.
TikTok
- O TikTok é a rede social que os usuários ficam mais tempo dentro do aplicativo. 52 minutos diários. Como a rede é bem mais nova que o Facebook, calcula-se que com alguns ajustes até 2023 ela poderá ter o mesmo rendimento.
- Já foram feitos incríveis “ 2 bilhões” de downloads nas lojas da App Store e Google Play.
- 41% dos seus usuários tem entre 18 e 24 anos.
- 1 terço dos usuários do Pinterest utilizam essa plataforma para seguir empresas.
- 70% dos seus usuários são mulheres, fazendo com que esta rede social seja a preferida do público feminino.
- 77% dos usuários conseguem encontrar novos produtos dentro da rede social.
- Cerca de 1.5 bilhões de vídeos nativos da rede são assistidos todos os dias.
- Metade de todos os seus usuários são americanos.
- 25% do seu público são americanos entre 24 a 29 anos.
- 63% dos usuários tem entre 35 a 65 anos. Por ser uma rede social que ainda privilegia muito a escrita, boa parte dos seus usuários tem um alto QI.
- Em um dia normal, são realizados pelo menos 10 milhões de tweets.
- Os engajamentos com vídeos estão ganhando cada vez mais presença. Em 2020, os tweets com vídeos tiveram 10x engajamento.
- 46 mil dólares ou um pouco mais de 250 mil reais. Esse é o valor médio ganho anualmente pelos seus usuários. Por ser uma plataforma de busca de empregos, privilegia ainda mais a mão de obra qualificada e empreendedores modernos.
- A cada segundo, 55 novas ofertas de trabalho são publicadas na rede.
- 50% dos seus usuários tem pelo menos Ensino Superior.
Snapchat
- Apesar de ter tido uma queda nos últimos anos, o Snapchat ainda atrai muitos usuários. Geralmente cada pessoa que usa este app abre 30x em média por dia para visualizar novos vídeos e mandar fotos ou vídeos para os amigos.
- Entre os aplicativos que tem apenas versão mobile, é o segundo mais popular do mundo.
- 4 bilhões de snaps são criados todos os dias.
Bônus: ClubHouse
Redes sociais vem e vão. Os mais “antigos” em Internet devem lembrar do tempo em que o Orkut bombou, sobretudo no Brasil, até ser superado pelo Facebook. Agora a bola da vez é o ClubHouse, uma rede social focada na troca de mensagens em áudio, curiosamente uma funcionalidade que muitos usuários detestam no Whatsapp.
Por enquanto, o ClubHouse está disponível somente para iOS (iPhone e iPad). Deverá combar ainda mais quando for lançada para Android.
Mais novidades no blog da EZ Travel