As 8 melhores redes sociais para explorar em 2021 + 1 nova!

redes sociais

Como você está usando as redes sociais a favor do seu negócio de turismo? Esses canais tem sito cada vez mais usadas como plataformas de vendas, mas muitas empresas e profissionais descobriram isso somente no início da pandemia, sobretudo com a dificuldade das vendas tradicionais em lojas físicas.

Muitas marcas ainda atuam somente no Facebook e no Instagram – por sinal, hoje, pertencentes a mesma empresa. Há outras redes sociais que tiverem crescimento maior em volume de usuários nos últimos dois anos. Confira abaixo quais são as 8 redes sociais de maior impacto no momento. Depois, algumas dicas de como explorá-las e um bônus.

Usuários ativos nas principais redes sociais

Rede socialUsuário em 2019Usuários em 2021Crescimento

Facebook

2,27 bilhões2,70 bilhões19%
Instagram1 bilhão

1,16 bilhões

16%
TikTok500 milhões 689 milhões38%

Pinterest

335 milhões442 milhões32%
Reddit330 milhões430 milhões30%
Twitter326 milhões353 milhões8%
Linkedin

310 milhões

350 milhões de usuários13%
Snapchat203 milhões de usuários238 milhões de usuários17%

Estatísticas e pontos chaves

Para que estas redes sociais façam sucesso, é preciso ter um produto que chame a atenção do público. Elas combinam algo em especial: entretenimento e dinheiro. Isso é o que move o mundo, ainda mais em tempos de isolamento. Veja alguns pontos chaves de cada uma dessas redes sociais e por que chamam tanto a atenção:

Facebook

  • Tempo médio que os usuários gastam no aplicativo por dia: 10 minutos.
  • 60% de todos os usuários de redes sociais usam o Facebook. Isso é quase um monopólio das redes sociais.
  • São 80 milhões de páginas comerciais ativas no Facebook.

Instagram

  • 62% dos usuários fazem login e conferem novidades pelo menos uma vez ao dia.
  • 130 milhões de cliques em posts comerciais todos os meses.
  • Um dato chamativo e que vai te surpreender: 14% dos adultos americanos nunca ouviram falar do Instagram. O que mais chama a atenção é que o Instagram faz parte do mesmo dono do Facebook, que é americano.

TikTok

  • O TikTok é a rede social que os usuários ficam mais tempo dentro do aplicativo. 52 minutos diários. Como a rede é bem mais nova que o Facebook, calcula-se que com alguns ajustes até 2023 ela poderá ter o mesmo rendimento.
  • Já foram feitos incríveis “ 2 bilhões” de downloads nas lojas da App Store e Google Play.
  • 41% dos seus usuários tem entre 18 e 24 anos.

Pinterest

  • 1 terço dos usuários do Pinterest utilizam essa plataforma para seguir empresas.
  • 70% dos seus usuários são mulheres, fazendo com que esta rede social seja a preferida do público feminino.
  • 77% dos usuários conseguem encontrar novos produtos dentro da rede social.

Reddit

  • Cerca de 1.5 bilhões de vídeos nativos da rede são assistidos todos os dias.
  • Metade de todos os seus usuários são americanos.
  • 25% do seu público são americanos entre 24 a 29 anos.

Twitter

  • 63% dos usuários tem entre 35 a 65 anos. Por ser uma rede social que ainda privilegia muito a escrita, boa parte dos seus usuários tem um alto QI.
  • Em um dia normal, são realizados pelo menos 10 milhões de tweets.
  • Os engajamentos com vídeos estão ganhando cada vez mais presença. Em 2020, os tweets com vídeos tiveram 10x engajamento.

Linkedin

  • 46 mil dólares ou um pouco mais de 250 mil reais. Esse é o valor médio ganho anualmente pelos seus usuários. Por ser uma plataforma de busca de empregos, privilegia ainda mais a mão de obra qualificada e empreendedores modernos.
  • A cada segundo, 55 novas ofertas de trabalho são publicadas na rede.
  • 50% dos seus usuários tem pelo menos Ensino Superior.

Snapchat

  • Apesar de ter tido uma queda nos últimos anos, o Snapchat ainda atrai muitos usuários. Geralmente cada pessoa que usa este app abre 30x em média por dia para visualizar novos vídeos e mandar fotos ou vídeos para os amigos.
  • Entre os aplicativos que tem apenas versão mobile, é o segundo mais popular do mundo.
  • 4 bilhões de snaps são criados todos os dias.

Bônus: ClubHouse

Redes sociais vem e vão. Os mais “antigos” em Internet devem lembrar do tempo em que o Orkut bombou, sobretudo no Brasil, até ser superado pelo Facebook. Agora a bola da vez é o ClubHouse, uma rede social focada na troca de mensagens em áudio, curiosamente uma funcionalidade que muitos usuários detestam no Whatsapp.

Por enquanto, o ClubHouse está disponível somente para iOS (iPhone e iPad). Deverá combar ainda mais quando for lançada para Android.

Mais novidades no blog da EZ Travel