Mobile e millennials são o motor de crescimento do turismo

Millenials e o turismo

Nascidos a partir de 1982 já são o principal segmento de clientes do turismo

 
Carolina Sass de Haro no WTMLatam 2017
Apresentação de Carolina Sass de Haro no WTMLatam 2017 (foto: WTMLatam 2017)

“Não existe mais a separação da vida online e offline”, resumiu Carolina Sass de Haro, analista para América Latina na Phocuswright, principal empresa de pesquisas do turismo.

Para a pesquisadora, o comportamento digital está presente em todos os momentos da vida e não é diferente nos hábitos de consumo do turismo.

Segundo ela, os principais motores do crescimento do turismo são os dispositivos móveis e o aumento da importância dos nascidos a partir de 1982, os “millennials”. A apresentação foi realizada no World Travel Market Latin America 2017, em 4 de abril de 2017 em São Paulo.

O crescimento do turismo está no online

Nas projeções da consultoria, haverá uma retomada do crescimento do turismo, mas a maior parte acontecerá no online. De 2019 para 2020 por exemplo, enquanto o mercado total vai aumentar 5%, o digital irá crescer 13%. Hoje no Brasil, 35% das vendas foram feitas pela internet, sendo que em 2020 esse share será de 48%. “Nossa vida não será menos digital no futuro”, pontua Carolina de Haro.

Mobile é o principal meio de acesso

Hoje, 87% dos donos de celulares não saem do lado de seus aparelhos. Em todas as faixas etárias o celular é o meio mais usado em todas as etapas da escolha de um destino turístico. Na idade entre 18 e 34 anos, 64% usam o celular para fazer reservas.

Millenials são o mercado mais importante

Os nascidos a partir de 1982 são os principais consumidores de viagem, representando 19% do mercado, o equivalente a 38 milhões de pessoas. 44% já fizeram viagens internacionais e as viagens de lazer são 75% de seu consumo de turismo.

A intensidade com que fazem viagens também é maior. Eles fazem em média 3,19 viagens por ano contra 2,84 da média. Eles também ficam mais tempo no destino: 40% ficam entre 5 e 8 noites. E gastam mais do que as outras gerações: R$ 4.105 anuais contra R$ 4.088. 43% deles gastam em atividades no destino.

Imediatismo e praticidade

Os millennials são imediatistas. Esperam uma resposta para já. 23% reservam suas viagens com menos de uma semana de antecedência. Eles usam a tecnologia para desburocratizar sua viagem. Em uma pesquisa sobre quais recursos eles gostariam que estivessem disponíveis 84% mencionaram o check-in virtual e 68% a realização de pedidos via WhatsApp.


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