O que é Cadastur e por que é importante para seu negócio?

marketing

Se você trabalha na área do turismo e ainda não ouviu falar no Cadastur, deve ficar atento às informações abaixo. Pois, esse é um cadastro de grande importância para o seu negócio. É por meio dele que você passa a atuar legalmente, por meio do certificado emitido pelo Ministério do Turismo.

O que é o Cadastur?

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é um cadastro feito pelo Ministério do Turismo, onde é dada a permissão para que você possa trabalhar na área de forma legal.

Dessa forma, pessoas físicas e jurídicas que oferecem prestação de serviços no setor turístico, entram para o sistema, podendo receber alguns benefícios.

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é obrigatório em casos de:

  • Meios de hospedagem;
  • Agências de turismo;
  • Transportadoras turísticas;
  • Organizadoras de eventos;
  • Parques temáticos;
  • Acampamentos turísticos;
  • E guias turísticos.

Contudo, outras atividades relacionadas ao turismo, não listadas acima, também podem se inscrever no Cadastur de forma opcional.

Por que o Cadastur é importante para o seu negócio?

Esse é um cadastro realizado no site oficial do Ministério do Turismo, e se trata de uma obrigatoriedade para todos os meios citados acima. Por esse motivo, para estar dentro da legalidade, você precisa estar cadastrado no sistema do governo.

Assim que você preencher todas as etapas necessárias, será emitido um certificado, de acordo com a lei do turismo, te dando total permissão para exercer o seu trabalho.

Então, caso esteja a fim de evitar problemas futuros, recomendo procurar se legalizar o mais rápido possível, junto ao Ministério do Turismo.

Além disso, muitas pessoas, antes de fecharem um pacote de serviços buscam pelo registro do negócio na Cadastur, para garantirem uma maior segurança na hora do lazer. Então, você terá uma maior visibilidade.

Podendo assim conquistar novos clientes por todo o Brasil, já que o Cadastur é o maior site de cadastro de colaboradores da área do turismo.

Então, não perca a oportunidade de se cadastrar para ficar dentro da lei, e fechar novos negócios, devido a segurança que o certificado e selo do Ministério do Turismo trazem.

Quais são os benefícios oferecidos aos cadastrados no Cadastur?

Ao fazer parte do Cadastur, o Ministério do Turismo oferece alguns benefícios para que você possa estar sempre atualizado.

Até porque, para oferecer um bom serviço é necessário estar por dentro das novidades da sua área de atuação.

Através do seu login e senha, você terá acesso a estatísticas de acesso do público ao sistema, pesquisas e relatórios realizados pelo Cadastur e o número de cadastrados por atividade e região.

Também são oferecidos:

  • Oportunidades de qualificação;
  • Programas do MTur;
  • Calendário de eventos;
  • Dicas de relacionamento com os clientes.

Além disso, o site disponibiliza uma lista com os deveres do cadastrado, para que você possa agir conforme as regras.

Quem pode se cadastrar?

O site governamental diz que: Sociedade empresarial, Sociedade simples, Empresários individuais e Serviços sociais autônomos que prestam serviços turísticos remunerados, podem se cadastrar no Cadastur.

Porém, para cada um deles em específico, o cadastro difere, dependendo da sua área de atuação. Mas, o que isso quer dizer?

Sabemos que o cadastro é obrigatório para: meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias turísticos.

Entretanto, não existe um formulário padrão englobando todas as áreas acima, sendo necessário cumprir um protocolo de etapas diferente, de acordo com o setor escolhido.

Quais são as etapas do cadastro?

Para ter a sua permissão de trabalho em mãos é necessário passar por algumas etapas essenciais para a emissão da sua licença. Confira abaixo quais são elas.

Acessar o sistema Cadastur e criar um login

Primeiramente você precisa acessar a plataforma do Cadastur – basta digitar “Cadastur cadastro” no seu buscador, que ele irá te direcionar para a página do cadastro.

Clique em “Faça seu login”. Mas, se você não possuir um login, é só clicar em “Crie sua conta”.

Cadastrar prestador

Assim que você clicar em “Crie sua conta”, a opção “Cadastrar prestador” aparecerá. Clique nela e selecione a sua área de prestação de serviço.

A plataforma irá solicitar o CNPJ da sua empresa, e automaticamente buscará pelos dados dela na Receita Federal.

Documentos exigidos nesta etapa:

  • Número do CPF do representante legal da empresa;
  • CNPJ para pessoa jurídica com atividade econômica – CNAE, compatível com o cadastro solicitado;
  • MEI para microempreendedor individual.

Preencher formulário eletrônico de cadastro PJ e dados comerciais

Aqui você encontrará um formulário guiado, onde ao clicar em cada campo a ser preenchido, uma legenda o guiará da forma correta dando orientações de preenchimento.

Documentos exigidos nesta etapa:

  • Número do CPF do representante legal da empresa;
  • CNPJ para pessoa jurídica com atividade econômica – CNAE, compatível com o cadastro solicitado;
  • MEI para microempreendedor individual.

Informações da atividade

Nesse formulário você irá preencher as lacunas com informações referentes a sua atividade na área do turismo.

Documentos exigidos nesta etapa:

  • Certificado de conclusão de curso técnico para guias turísticos;
  • Para empresas que possuam transportes turísticos: número do registro nacional de veículos – RENAVAM, e título da inscrição de embarcação normal – TIE, ou miúdo – TIEM.

Passada todas as etapas acima, agora é só ler e aceitar o termo de responsabilidade e aguardar a avaliação da sua inscrição no Cadastur. Após a análise do Ministério do Turismo, caso esteja tudo certo, será emitido um certificado e selo que ficará disponível no site.

Para ver o certificado, basta acessar a plataforma com o seu login e senha.

Quais são as vantagens para os consumidores em adquirir os serviços de um cadastrado no Cadastur?

Ao adquirir o serviço de uma empresa cadastrada no Cadastur, você terá a segurança de organizar a sua viagem sem se preocupar, pois o certificado do MTur lhe garantirá um atendimento com profissionais capacitados com transporte e locações seguras.

Por essa razão, recomendamos acessar o site do Cadastur e buscar pelas empresas que oferecem serviços turísticos na região do seu destino, ou até mesmo aquela empresa que está oferecendo o pacote de viagem completo.