O que é turismo responsável e qual seu impacto pós-pandemia?

turismo responsável

A preocupação com o meio ambiente faz com que muitos viajantes procurem por opções que sejam menos prejudiciais para a natureza e possam contribuir com as comunidades locais. Nesse cenário, o termo turismo responsável é frequentemente usado e ganhou ainda mais força no período pós-pandemia.

Pois a interrupção das viagens serviu para que todos os envolvidos nesse setor repensassem os impactos que suas ações têm na sociedade. O comportamento dos turistas está mudando e isso ficou muito claro em uma sondagem realizada pela plataforma Booking que trouxe dados muito interessantes. O que exige que o posicionamento das empresas do setor de turismo também passe por uma atualização.

No texto abaixo você confere os principais aspectos abordados nesta pesquisa e como eles impactam o setor de viagens. Acompanhe!

O que é o turismo responsável?

O turismo responsável abrange uma série de comportamentos e estratégias tomadas pelos viajantes e pelos profissionais da área para garantir uma experiência que não seja voltada apenas para a diversão, mas que leve em consideração os impactos que essa atividade tem para o local visitado.

Assim podemos falar que um dos objetivos do termo é conscientizar as pessoas sobre a importância da proteção ambiental. Entretanto, um turista responsável deve pensar além e avaliar como sua presença influencia na vida das pessoas que vivem ali e como é possível deixar uma marca positiva, o que também é chamado de turismo regenerativo.

Como está o comportamento dos viajantes após a pandemia de Covid-19?

O levantamento feito pelo Booking mostra que 55% dos brasileiros disseram estar dispostos a investir um valor maior em suas viagens se for possível priorizar a proteção ambiental. Já quando consideramos toda a América Latina esse índice cai para 40%.

Em termos gerais, viajar de forma sustentável é importante para 4 a cada cinco brasileiros, o que nos coloca como o quarto país mais preocupado com esse aspecto entre todos os pesquisados. Ficamos atrás apenas do Quênia, Filipinas e Tailândia e dividimos o quarto lugar com a Índia.

É mais importante ser econômico ou preservar o meio ambiente?

Embora a preocupação com o turismo responsável seja grande, isso precisa de alguma forma se alinhar ao orçamento dos viajantes. Pois muitas pessoas consideram que pagar pouco também é importante.

Por outro lado, as soluções mais ecológicas estão frequentemente associadas a valores mais altos.  A pesquisa do Booking demonstra bem essa dualidade quando analisamos os seguintes fatores:

  • 32% dos entrevistados acreditam que os problemas ambientais irão se agravar nos próximos seis meses;
  • 40% acreditam que o custo de vida vai se tornar mais caro, o que pode prejudicar os planos dos viajantes;
  • 90% dos brasileiros disseram que desejam viajar de forma ecologicamente sustentável nos próximos 12 meses;
  • 67% afirmam que crises energéticas e o aumento do custo de vida irão atrapalhar os seus projetos.

Assim é difícil as pessoas definirem o que querem priorizar, já que estão preocupadas com suas próprias questões financeiras e não sabem a quantidade de recursos que seria viável investir em uma viagem com o intuito de reduzir impactos maléficos ao meio ambiente e à sociedade em geral.

Para obter esses dados a plataforma Booking reuniu informações de 33 mil viajantes de 35 países.  Outro dado interessante é que 83% dos brasileiros acreditam que é importante adotar medidas imediatas para garantir a conservação e o futuro da vida no planeta.

Veja o que o CEO da empresa, Glenn Fogel, falou sobre a questão:

“Viagens mais sustentáveis representam um investimento para o mundo, e estamos comprometidos em fazer com que fique mais fácil para todas as pessoas vivenciarem o turismo de uma forma mais consciente e responsável, não importa onde estejam em sua jornada rumo à sustentabilidade”.
Há uma crença de que o turismo responsável é mais caro

Houve um aumento da inflação no setor de viagens e isso ajuda a sustentar a crença de que as opções ecológicas se tornaram ainda mais caras. De fato, as viagens em que há maior preocupação ecológica e com as comunidades ao redor costumam ter um preço mais salgado, embora não seja uma regra geral.

Quando questionados em relação a isso, 55% dos brasileiros afirmaram que pagariam a mais para ter acesso a pacotes com certificado verde.

Por outro lado 54%, das pessoas pensam que é necessário criar incentivos para os viajantes que optam por esse tipo de roteiro, assim o preço não será sempre um fator determinante.

Entre as opções de incentivos citadas estão programas de pontos para quem escolhe esse tipo de passeio, inclusão de opções sustentáveis nos pacotes de viagem e outros benefícios gratuitos.

De forma geral as pessoas se mostram muito preocupadas com a questão, o que prova que nossa sociedade está passando por grandes mudanças e todos estão se tornando cada vez mais conscientes da importância do turismo responsável para a preservação do planeta.

Além disso, as viagens sempre serão fundamentais para a economia, para a troca de experiências e enriquecimento cultural e também para descanso e lazer. Então, adaptá-las para a nova realidade é algo que precisa ser feito com uma certa urgência.

Opções que consideram o turismo sustentável estão em alta

Já é possível encontrar muitas opções que estão alinhadas ao turismo sustentável. Então, antes de vender sua próxima viagem, dê uma olhada no que é possível fazer para ajudar o planeta. Algumas ideias são:

  • Usar táxis movidos a energias renováveis;
  • Escolher empresas que demonstram apoio a projetos ambientais;
  • Dar preferência a produtos fabricados pela população local;
  • Hospedar-se em hotéis que se preocupam com a sustentabilidade;
  • Fazer passeios que favoreçam a um contato saudável com a natureza;
  • Comprar produtos biodegradáveis e evitar embalagens plásticas sempre que possível.

Outra pesquisa mostrou que 67% dos viajantes consideram muito importante que as empresas de viagens promovam ações voltadas ao turismo responsável e às comunidades envolvidas.

Mas essa postura deve atingir todos os setores da empresa e ficar clara em seus processos e na postura demonstrada no dia a dia e em suas aparições sociais.

Gostou das informações presentes neste texto?  Aproveite e dê uma olhada também em nosso outro artigo: 8 novidades do Instagram para sua empresa de turismo em 2023.