O que é turismo responsável?

turismo responsável

O turismo responsável é um termo recém-criado para classificar os segmentos do turismo que respeitam e atuam de acordo com os novos protocolos estabelecidos pelo Ministério do Turismo. Por ser uma expressão nova, algumas empresas ainda estão por fora dessa novidade que promete revolucionar a forma como o turismo é visto.

LEIA TAMBÉM

Criamos este artigo com o objetivo de disponibilizar informações relevantes a respeito do turismo responsável, em que iremos falar sobre a sua criação e importância.

O que é o turismo responsável?

A palavra responsabilidade significa: responder pelas ações próprias ou dos outros. Nesse sentido, a expressão turismo responsável significa que o empresário precisa ofertar a prática do turismo de forma consciente.

Ou seja, se atentar para o respeito às culturas locais e ao meio ambiente, com o objetivo de conhecer os danos que pode causar, a fim de buscar alternativas para minimizá-los ao máximo.

Qual a diferença entre turismo responsável e turismo sustentável?

A sustentabilidade visa buscar um equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais existentes no planeta e a sua exploração pela humanidade.

Sendo que, o seu objetivo é permitir que a geração atual se desenvolva, mas de forma consciente, para garantir a utilização dos mesmos recursos naturais de agora para as gerações futuras.

Nesse sentido, o turismo sustentável é aquele que acontece de forma a causar o menor impacto possível, protegendo a natureza para oportunidades futuras.

Já o turismo responsável está mais ligado ao respeito às culturas e ao meio ambiente. Ou seja, não é uma medida idealizadora com objetivos a tão longo prazo, como é o caso da sustentabilidade.

Quando foi lançado o selo turismo responsável?

A pandemia do Covid-19 fez com que as pessoas pensassem sobre a importância da sua saúde e a saúde do planeta. Afinal, são em tempos de crises que a sociedade busca refletir sobre seus atos.

E após uma longa reflexão do Ministério do Turismo sobre quais atitudes poderiam tomar para auxiliar na preservação social e ambiental, eles lançaram em 2020 o selo “Turismo Responsável Limpo e Seguro”.

Esse selo é uma padronização de protocolos de higiene para cada segmento do turismo com o propósito de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno consciente.

Sobretudo, por estar ligado à sustentabilidade, o selo “Turismo Responsável Limpo e Seguro” valoriza muito a empresa turística que o possui.

Qual a importância do turismo responsável?

A sustentabilidade é um conceito que vem crescendo bastante desde os anos 90, e a cada dia que passa, o movimento ganha mais admiradores e ativistas obstinados que desejam salvar o nosso planeta.

Todos que se preocupam minimamente com os nossos recursos naturais sabem o significado da palavra sustentabilidade e a sua importância para o meio ambiente.

Por essa razão, as empresas que impactam a natureza de forma direta como as empresas do ramo industrial e turístico, vem adotando alternativas para se tornarem mais sustentáveis, a fim de minimizar a sua agressão ao meio ambiente.

Nesse sentido, o turismo responsável incentiva uma consciência ambiental maior, visando a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.

Conheça os objetivos do turismo responsável

Já sabemos que o turismo responsável é de grande importância para a sustentabilidade do nosso planeta. Contudo, esse termo abrange muitas áreas, como por exemplo, as áreas econômicas e sociais de uma comunidade.

Portanto, abaixo você encontrará uma lista contendo os principais objetivos do turismo responsável, para ficar completamente por dentro dessa novidade.

Causar menos impactos negativos sociais e ambientais

O objetivo número 1 busca salientar para as empresas de turismo todas as ações possíveis, que devem ser tomadas para minimizar os danos negativos sobre o local e a população do destino turístico escolhido.

Essas ações devem incluir:

  • – A diminuição da geração de resíduos recicláveis e orgânicos;
  • – O descarte adequado do lixo gerado;
  • – A consideração de manter o local como foi encontrado.

Essas são atitudes básicas para evitar a poluição ambiental e os prejuízos à flora e fauna do destino turístico.

Trazer benefícios econômicos para a população local por meio da sua valorização

A priorização dos serviços locais oferecidos pela própria comunidade visitada é uma excelente forma de exercer o turismo responsável.

Isso porque, é por meio dessa priorização de serviços que a comunidade recebe benefícios econômicos, melhorando o seu bem-estar.

Algumas medidas que podem ser tomadas para valorizar essas comunidades são as seguintes:

  • – Contratar guias locais para os passeios pela região;
  • – Priorizar hospedagens oferecidas por habitantes locais;
  • – Frequentar os restaurantes, cafés e bares da cidade;
  • – Prestigiar o artesanato local.

Prezar pela conservação do patrimônio natural e cultural

Uma forma de tornar a experiência ainda mais enriquecedora é adotar o turismo responsável como filosofia. Dessa forma, a conservação do local e da natureza será um mero bônus.

Já que o turismo responsável incentiva as pessoas a conhecer profundamente o local visitado, para compreender o modo de vida daquelas pessoas, a fim de respeitar os seus hábitos, a sua cultura e o seu local de vivência.

Transporte público no lugar de particular

Priorizar as hospedagens locais próximas aos pontos turísticos que desejam visitar também ajuda na redução de emissões de poluentes, já que os turistas podem ir caminhando enquanto observam a vista, ou utilizar o próprio transporte público da cidade, ao invés de transportes particulares.

Gerar uma redução no gasto de energia e água

Um dos objetivos do turismo consciente é atentar os turistas para a importância de reduzir o gasto desnecessário de energia e água. Portanto, essa ferramenta não serve apenas para conscientizar a respeito da geração de lixo e poluentes, mas também a respeito do uso abusivo dos recursos naturais durante momentos de lazer.

Uma boa dica é levar roupas que não precisem ser passadas, e pedir para trocarem os forros de cama somente quando realmente houver necessidade.

Como conseguir o selo de turismo responsável?

Caso você tenha se interessado pelo selo de turismo responsável, saiba que para ter acesso a ele, basta as empresas e guias de turismo estarem devidamente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos – Cadastur, para solicitarem o seu selo.