O que fazer em São Lourenço (MG)

Confira 10 atrações turísticas na cidade

São Lourenço

Viajar por Minas Gerais é realmente incrível. Além da capital Belo Horizonte, que tem uma cultura maravilhosa, você se depara com outras cidades históricas como Ouro Preto e Mariana, mas os atrativos não param por aí. Neste artigo, vamos contar um pouco mais sobre o que fazer em São Lourenço, que detém o apelido de “cidade do Circuito das Águas”

Um pouco da história, cultura e clima

São Lourenço está localizada na parte sul de Minas Gerais – curiosamente, fica mais perto de São Paulo e do Rio de Janeiro do que de Belo Horizonte, capital do Estado. A cidade é um dos pontos com maior estância hidromineral do mundo, ou seja, que oferece condições necessárias ao desenvolvimento de terapias com águas minerais. A região integra o conhecido e belo Circuito das Águas, na Serra da Mantiqueira.

Quem visita esse belo ponto turístico não pode deixar de conhecer outras cidades que estão próximas, como Caxambu, Cambuquira, Três Corações e outras que também são um encanto.

O clima da região é bem mais ameno do que o resto de Minas Gerais, fazendo um friozinho até mesmo no verão. É uma ótima região para se visitar em qualquer estação do ano.

Distância de outras capitais do Brasil

  • Rio de Janeiro: 239 quilômetros
  • São Paulo: quilômetros
  • Belo Horizonte: 385 quilômetros

Hospedagem e gastronomia

Como São Lourenço é uma cidade afastada de Belo Horizonte, é difícil encontrar voos até lá. Por isso, a maioria dos turistas chega até lá de ônibus ou carro. O mais recomendado é chegar em São Lourenço pela manhã, após ter avistado o pôr do sol na Serra da Mantiqueira.

Opções de hospedagem não irão faltar na cidade e para todos os gostos! Há muitos hotéis e pousadas e também hostels para quem curte um clima ainda mais de viajante! Os hotéis de São Lourenço são um verdadeiro luxo e recebem turistas de todas as partes, além de convenções de empresas. Perto do Mercado Municipal fica um dos melhores pontos para ficar hospedado, tanto pela qualidade dos hotéis como pela comida deliciosa.

A rua mais agitada de São Lourenço está no centro da cidade, lugar onde praticamente tudo acontece. Tem opções gastronômicas variadas, como diversos restaurantes, para gostos variados e muitas vezes com uma agradável música ao vivo. Os preços também estão para todos os gostos e bolsos, como desde comer uma pizza como em um restaurante com buffet livre.

O que fazer em São Lourenço

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Sou Lourenço, vamos listar as demais atrações turísticas que você encontra na cidade e nos seus arredores. Confira:

Rota do Café Especial

Banner EzTravel Unique

Para quem é fã desta bebida, São Lourenço é um destino obrigatório. Na região, estão instaladas algumas das fazendas de cultivo que estão entre os melhores do planeta. É possível agendar tours guiados que são uma verdadeira imersão ao mundo desta bebida especial, incluindo todo o processo de produção “do pé até a xícara”. Há workshops, subida aos cafezais e, obviamente, degustação, entre muitas outras delícias que estão ligadas ao café. Se você ainda não é apaixonado por ele, certamente se tornará.

Há fazendas que oferecem atrações diferenciadas, , como a Unique Cafés. Além da degustação e das experiências na fazendo, é possível até mesmo tomar um revigorante banho de cafés especiais. Os passeios poder ser reservados de forma online

Fazendinha & Praia de Minas

Banner EzTravel Praia

É uma área de lazer que une o ambiente das fazendas com o das praias de lagos. Do primeiro, há passeios de pônei, horta orgânica, convívio e alimentação de animais e ordenha de vacas. A “praia” tem quiosque com comes e bebes, redes para relaxar e alguns brinquedos aquáticos.

Há ainda passeios de quadriciclo até a montanha Pedra Preta, pesca esportiva e, para quem gostar de algo mais relaxante, o caminho no Rio das Pedras, onde é possível descarregar todas suas energias negativas vivênciando uma experiência terapêutica.

Há opção de compra de um ingresso para frequentar o local dando direito tanto à entrada na fazendinha como no parque aquático Praia de Minas. Pode ser reservado online com antecedência.

Balonismo

voo do balao

O “esporte” de São Lourenço é o balonismo, tanto que a federação estadual da modalidade está instalada na cidade. Há várias operadoras oferecendo passeios de balão que sobrevoam as plantações das fazendas de café, as paisagens da Mantiqueira e as demais atrações turísticas da região.

Em alguns casos, os pacotes incluem a busca dos “passageiros” no hotel. Eles são levados ao campo de decolagem e acompanham a inflagem dos balões. O passeio propriamente dito dura em torno de uma hora e pode ser complementado até com um café colonial na aterrissagem. Depois, os turistas são devolvidos ao hotel.

Parque das Águas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 2-1024x683.jpg

O Parque das Águas é outra atração muito charmosa em São Lourenço. É um daqueles lugares nos quais você pode passar o dia relaxando, lendo um livro, caminhando, andando de bicicleta e também fazendo um passeio de pedalinho. Para aqueles turistas que querem ir mais longe no relaxamento, é possível aproveitar os banhos de jato para massagens ou tratamentos faciais. Afinal, o Parque é provido de diversas fontes de águas naturais com funções medicinais, com gasosa, lítio, alcalina e outros – durante todo o ano, há pessoas que viajam ao parque única e exclusivamente para obter ajuda na cura de doenças.

O Parque das Águas funciona até por volta das 17h. O ideal é separar um dia todo para aproveitar tudo com muita calma. Dentro do Parque, há vários restaurantes para os turistas fazerem suas refeições no local, com direto à deliciosa comida mineira. A entrada custa apenas R$ 12 (na data de publicação deste artigo).

Trem das Águas

4 1

Assim como em outras cidades espalhadas pelo Brasil, São Lourenço também tem a sua “Maria Fumaça”. O passeio, porém, atende pelo nome de “Trem das Águas”. Movido à vapor, o veículo sai da Estação de São Lourenço e vai até uma cidade pequena chamada Soledade.

Considerando ida e volta, o trajeto tem aproximadamente 20 quilômetos e leva cerca de duas horas, mais por conta das paradas nas quais os turistas podem aproveitar para conhecer as belezas da região, comprar petiscos, fazer um lanche e apreciar os artesanatos. Quem já fez o passeio, que custa R$ 70, garante: é encantador!

Casa Cultural

5

É basicamente a antiga estação de São Lourenço, de onde parte o Trem das Águas mencionado acima. Há algum tempo, o local foi totalmente reformado com as suas características originais e tem recebido elogios pela sua conservação. Virou um pequeno museu ferroviário que serve como visita complementar ao passeio de trem, adicionando mais algumas atrações turísticas, gastronômicas e opções de compras de artesanato local para os turistas que visitam a cidade.

Sítio da Lagoa Seca

Banner EzTravel lagoa

Trata-se de uma pequena propriedade rural localizada no bairro de mesmo nome. É um deleite, sobretudo para as famílias com crianças. Há criações de cabras e vacas para a produção de leite, que é transformado em saborosos queijos, iogurtes e doces. As frutas e legumes, cultivadas sem agrotóxicos, também viram doces, caldas e geleias no fogão a lenha, de forma artesanal.

Há a opção de hospedagem em bangalôs equipados com ar condicionado e acompanhados de café da manhã. As crianças podem tirar leite de cabras e vacas, dar mamadeira os filhotes, passear a cavalo, pescar, observar pássaros e interagir com outros animais de fazenda. O Sítio da Lagoa Seca fica a menos de dois quilômetros do centro de São Lourenço.

Os passeios podem ser reservados e adquiridos de forma online.

Templos religiosos

8

Se foi até São Lourenço, não perca a chance de dar pelo menos uma passada rápida para conhecer a Basílica Menor de São Lourenço Mártir. Trata-se de um lindo templo católico, com um aspecto exterior ligeiramente barroco. Uma praça circunda a construção e conta com uma imagem de São Lourenço rodeada por um roseiral. Por dentro, é bem colorido e singelo de formas. Localizada no centro da cidade e a 650 metros do Parque das Águas, esta atração turística é de rápido acesso.

A Capela Nhá Chica é outro marco religioso da região por homenagear Francisca de Paula de Jesus, leiga brasileira considerada beata pela Igreja Católica. Porém, diferentemente da Basílica, sua localização fica distante da cidade.

Montanha Sagrada

9

A Montanha Sagrada dá acesso à vista da cidade a partir do ponto mais alto da região. Porém, chegar lá é somente para os aventureiros, pois trata-se de uma caminhada ingreme e que requer bastante esforço. Recentes relatos dão conta de que há pouca circulação no trajeto e que a visão do topo está prejudicada pelo mato alto. Se ainda assim quiser encarar, o aceso é pela Fazenda Santa Helena, localizada quase em frente ao batalhão da Polícia Militar.

Teleférico de São Lourenço

10

Outra atração da cidade de São Lourenço costumava ser o passeio de teleférico, que passava por cima do Parque das Águas e ia até o mais alto ponto da Montanha Sagrada. Porém, a instalação andou enfrentando problemas de licenciamento e o aparecimento da pandemia do COVID-19 piorou ainda mais a situação. Espera-se que volte a ser ativado para deixar a sua viagem para São Lourenço ainda mais divertida e interessante.


Leia também