Você já imaginou se hospedar em uma kombi? Não estamos falando de uma kombi qualquer, mas de um modelo inspirado no filme “Na Natureza Selvagem” (2007) e instalado na rota dos cânions, no extremo oeste de Santa Catarina. Quem pretende oferecer esta inusitada novidade é a Ar Livre Ecoturismo, que utiliza a EZ Travel para oferecer vendas e reservas online de suas atrações turísticas. Neste artigo, você conhece um pouco desta empresa e do que mudou em sua operação desde que ela adotou o nosso sistema. “Foi um divisor de águas aqui na nossa empresa”, confirma o fundador da Ar Livre, Anderson Cavasin.
Tudo começou em setembro de 2006. Cavasin, na época um estudante do ensino médio com apenas 16 anos de idade, deu início a um projeto pessoal de mapeamento de lugares que poderiam se tornar atrativos turísticos na região do município de Anchieta, localizado a 745 quilômetros de Florianópolis, capital do Estado. “Nosso município não tinha nada de turismo. Então eu comecei este trabalho de mapear os lugares, entrar em contato com proprietários e pesquisar o que havia em suas propriedades”, explicou Cavasin.
Foram nada menos do que nove anos de trabalho, mapeando os lugares e organizando toda a informação relativa a eles. De acordo com o hoje empresário turístico, foram catalogadas, por exemplo, mais de 128 cachoeiras na região. Mas Cavasin não parou por aí: nos anos seguintes, fez um trabalho de pesquisa para o Governo de Santa Catarina que consistia em montar um material gráfico sobre os atrativos turísticos e eventos culturais do extremo oeste do Estado.
Inauguração e oferta de passeios
Também trabalhou para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazendo a atualização dos mapas do Censo 2010. “Esse mapeamento me deu muito conhecimento da região e de quais seriam os potenciais atrativos a serem trabalhados”, complementou Cavasin. Com tudo isso, em 2015, ele inaugurou a Ar Livre Ecoturismo, uma empresa familiar que conta com os pais e dois irmãos como sócios. Hoje, 13 pessoas estão envolvidas diretamente na recepção dos turistas e na oferta de passeios, tais como:
- Rota dos Cânions (kombi | veículo próprio)
- Trilha das Piscinas Naturais
- Ciclo turismo Rota dos Cânions
- Roteiro Encantos e Sabores
Oferece ainda voo de balão e o Pacote Aventura, que combina a Trilha das Piscinas Naturais com a Rota dos Cânions, esta segunda feita a bordo também de kombis (não a que servirá de hospedagem, mas um modelo estilizado e, acredite, conversível!). Completam as ofertas da Ar Live Ecoturismo hospedagens em acampamento e chalés. Em 2018, a empresa recebeu o título “Beto Carrero de Excelência em Turismo” na categoria Empreendimento. “Foi um reconhecimento que até então ninguém havia conseguido aqui no Oeste de SC”, comemora Cavasin.

Do formulário para o EZ Travel
Até agosto do ano passado, caso o cliente tivesse interesse em agendar um passeio, ele deveria preencher um formulário do Google Forms. Depois, era contatado pela equipe da Ar Livre para receber os dados bancários e efetuar um depósito para confirmação da compra. Descontente com a solução montada, Cavasin passou a fazer pesquisas na Internet em busca de um sistema de vendas online para o turismo. Encontrou a EZ Travel.
Desde então, a reserva e a venda dos atrativos turísticos são efetuadas de forma totalmente online por meio de nossa plataforma, que foi integrada ao site da Ar Livre Ecoturismo – integração esta que pode ser feita em questão de horas após a assinatura da plataforma. De acordo com o empresário turístico, a implantação da EZ Travel favoreceu a organização da empresa e a segurança para o cliente na hora da compra – afinal, o pagamento passou a ser feito principalmente por meio de cartão de crédito. Ele também ressaltou a personalização da reserva que foi possível fazer. “E a gestão financeira melhorou muito também”, complementou.

Cavasin considera que é fundamental ter um sistema de gestão de reservas. “A EZ Travel consegue entregar um serviço muito bom e simples de ser trabalhado. Permitiu que a gente pudesse evoluir na forma de vender os passeios e também trabalhar novas opções de atrativos”, acrescentou.
Pandemia e o futuro
Naturalmente, a pandemia causada pelo coronavirus trouxe desafios para a Ar Livre Ecoturismo. A empresa ficou 100 dias com as atividades completamente paralisadas. Depois, teve mais dois meses com restrições, pois não podia transportar pessoas com a Kombi. Só havia passeios com veículos próprio. Puderam voltar ao “normal” somente a partir do dia 1º de novembro.”Foi muito diferente. No começo, foi difícil, mas temos que entender o momento e nos adaptarmos. Trabalhar mantendo os cuidados básicos”, garantiu.
Mesmo com o impacto da pandemia, a Ar Livre já pensa no futuro. O próximos passo é a criação de uma pousada. “Estamos investindo nisso e já estamos com a construção de dois chalés em andamento”, anuncia Cavasin. A empresa projeta também o lançamento de novos passeios. “A expetativa no futuro é que melhore e a procura por passeios aumente. Todas as pesquisas indicam isso. Então, estamos confiantes”, disse o empreendedor turístico.
Veja mais algumas fotos da Ar Livre Ecoturismo: