Com a facilidade dos aplicativos de mensagens tornou-se essencial a presença das empresas nas mídias sociais, a fim de oferecer maior segurança e acesso para os clientes. Esse é o caso do catálogo do WhatsApp Business, por exemplo, que proporciona a exposição dos produtos e serviços de forma organizada, visualmente agradável e com funcionalidades interessantes para os clientes e empreendedores.
Nesse sentido, empresas de todos os setores estão aproveitando a oportunidade para se comunicar de maneira eficiente e direta com seus clientes, o que abre precedentes para o setor do turismo, com a chance de colocar seus passeios e atrativos diretamente no catálogo do aplicativo, oferecendo aos viajantes uma forma conveniente e acessível de explorar as opções disponíveis.
Neste texto, vamos explorar como o WhatsApp Business pode revolucionar a forma como os passeios e atrativos turísticos são divulgados, oferecendo uma experiência única aos viajantes e trazendo maior número de interessados para o negócio. Confira!
Tópicos
Como funciona o catálogo do WhatsApp Business?
O catálogo do WhatsApp Business é uma ferramenta que mostra produtos e serviços de forma online, organizados com foto, nome, descrição e botões de interação para que o cliente tenha acesso a tudo o que precisa saber, inclusive o preço.
Desse modo, empresas de turismo podem aproveitar essa funcionalidade para destacar seus passeios e atrativos de forma organizada e atrativa e adicionando códigos SKU para facilitar o gerenciamento.
Além disso, o catálogo do WhatsApp Business para empresas de turismo possibilita que os clientes entrem em contato diretamente com a empresa para fazer perguntas, solicitar orçamentos ou até mesmo efetuar reservas. Tudo isso sem sair da conversa!
Em síntese, essa interação direta e simplificada torna o processo de reserva de passeios e atrativos turísticos muito mais conveniente e eficiente para os viajantes.
Por fim, o empreendedor ainda pode aproveitar uma das maiores vantagens do catálogo do WhatsApp Business: a possibilidade de atualizar e personalizar as informações a qualquer momento.
Isso significa que os operadores turísticos podem adicionar novos passeios, alterar preços ou atualizar fotos com facilidade, mantendo os clientes sempre informados e atraídos pelas opções disponíveis.
Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business?
Realizar a criação de um catálogo visualmente atrativo e repleto de informações importantes, a fim de proporcionar a melhor experiência para o cliente, pode ser mais rápido e prático do que você imagina.
Para isso, basta criar fotos com boa qualidade dos locais a serem visitados e seguir o passo a passo abaixo:
- Primeiramente, certifique-se de ter a versão mais recente do WhatsApp Business instalada no seu dispositivo;
- Em seguida, abra o app e vá para a tela de “Configurações”;
- Depois, toque na opção “Configurações da empresa” e selecione “Catálogo”;
- Clique em “Adicionar item” para começar a colocar os serviços e criar seu catálogo personalizado;
- Insira as principais informações do serviço de turismo, como nome do local ou passeio, descrição, preço, código SKU e uma foto. Neste momento, coloque informações detalhadas e atraentes;
- Toque em “Adicionar mais detalhes” para inserir informações adjacentes, como quantidade de vagas, disponibilidade, locais de encontro, entre outros;
- Repita os passos 4 a 6 para adicionar mais produtos ao catálogo. Neste caso, você pode criar diferentes categorias para organizar os produtos, se desejar;
- Após adicionar todos os produtos, revise as informações para garantir que tudo esteja correto;
- Por fim, toque em “Salvar”.
Prontinho! Agora que seu catálogo está pronto, você pode compartilhá-lo com os clientes durante uma conversa. Assim, basta acessar tocando no ícone de clipe de papel e selecionando “Catálogo” e escolher o produto desejado para enviar aos clientes.
Ademais, para atualizar ou fazer alterações, basta retornar às configurações e fazer as edições necessárias.
Quanto tempo demora para aprovar o catálogo no WhatsApp?
O tempo de resposta para a aprovação do catálogo do WhatsApp Business costuma ser curto, cerca de minutos ou horas. Mas existem casos em que o tempo pode ser maior, devido à alta demanda ou se forem encontradas questões específicas pelo time de analistas do app.
Isso porque, durante a aprovação, o WhatsApp verifica se o catálogo atende às diretrizes e políticas estabelecidas. Desse modo, eles podem revisar a qualidade das imagens, a precisão das informações do produto e se o conteúdo está em conformidade com as políticas de uso.
Quais são as vantagens para o empreendedor?
Veja algumas das principais vantagens em colocar seus parceiros e atrativos turísticos no catálogo do WhatsApp Business logo abaixo:
- Exposição direta aos clientes por meio do aplicativo de mensagens mais popular do mundo, o que permite alcançar um público amplo e potencialmente aumentar as vendas;
- Facilidade de acesso, direto no celular, podendo adicionar informações detalhadas, como descrições, preços, fotos e até mesmo códigos SKU, facilitando a visualização e a compreensão dos clientes;
- Comunicação simplificada para os clientes, que podem fazer perguntas sobre os produtos, solicitar orçamentos, fazer pedidos ou até mesmo reservas, tudo dentro da conversa no WhatsApp;
- Atualizações em tempo real, na qual os empreendedores turísticos podem atualizar e modificar as informações dos produtos ou serviços de forma rápida, adicionando novos itens, alterando preços, atualizando fotos ou até mesmo marcando produtos como “fora de estoque”;
- Organização e categorização clara e estruturada dos itens, tornando a experiência de compra mais agradável e eficiente;
- Menos dependência de sites externos, o que permite que os empreendedores tenham mais controle sobre a experiência do cliente.
Vantagens para o viajante
Assim como para o empreendedor, o catálogo do WhatsApp Business garante que o turista possa acompanhar em tempo real as vagas, preços e atualizações sobre as atrações.
Veja as principais vantagens abaixo:
- Facilidade de acesso aos serviços de turismo e aos pontos de visitação proporcionados pela agência;
- Informações detalhadas sobre os produtos ou serviços, como descrições, preços, fotos e outras especificações relevantes;
- Comunicação direta, podendo fazer perguntas sobre os produtos, solicitar mais informações, orçamentos personalizados e até mesmo fazer reservas, tudo dentro da conversa no WhatsApp, o que agiliza o processo de compra e proporciona um atendimento mais personalizado e eficiente;
- Experiência de compra simplificada diretamente pelo App;
- Atualizações em tempo real, caso exista alguma mudança nos preços, disponibilidade de vagas e outras informações relevantes;
- Navegação organizada que permite que os serviços sejam organizados em categorias, facilitando a navegação e a localização dos itens desejados.
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