Por que e como anunciar no Instagram

instagram

O Instagram é uma das maiores redes sociais do planeta, possivelmente a mais popular hoje em dia. Portanto, é imprescindível que o seu negócio de turismo esteja presente nele. O problema é que a sua empresa não aparecerá muito se depender somente de audiência “orgânica” (a saber, acessos pelos quais você NÃO tenha pago, como por exemplo os provenientes das publicações visualizadas por seus seguidores). O motivo é muito simples: se os perfis tivessem muita visibilidade gratuita, não teriam que pagar por ela.

Então, anunciar (ou “impulsionar”) no Instagram é fundamental para fazer o seu negócio aparecer e vender. Montamos este artigo sobre o Instagram Ads, os benefícios para o seu negócio e como criar uma campanha na plataforma:

Planejamento

Inicialmente, é importante assinalar que criar uma campanha para o Instagram Ads deve ser algo bem pensado e planejado. São bilhões de usuários que utilizam a rede social todos os meses e que são potenciais consumidores dos seus produtos ou serviços de turismo. Certamente, estes se interessarão de fato pelo que você tem a oferecer se essa propaganda chegar a eles da maneira certa. Trata-se de uma estratégia que deve considerar, acima de tudo, a competitividade.

Veja na sequência os benefícios da utilização do Instagram Ads para o seu negócio e por que você não deve deixá-lo de fora do seu plano de marketing digital. Com isso ficará claro para você que esse é um grande diferencial para os seus negócios.

Quanto custa anunciar no Instagram

Vamos começar pelo ponto que provavelmente mais preocupa o leitor: quanto custa para anunciar no Instagram? No momento em que este artigo foi escrito, a partir de R$ 6 por dia. Porém, é necessário avaliar se esse orçamento está de acordo com o seu produto ou serviço de turismo. O valor mencionado garante que o seu anúncio seja visualizado por em torno de três mil e nove mil pessoas por dia.

Parece muito, mas será que vai atingir o seu público-alvo? Por isso que mais importante do que um orçamento reduzido é montar uma estratégia que combine diversos fatores como criativos (artes), “copys” (textos), definição do público (muito importante) e orçamento. Há outro também bastante relevante: quem clicar no anúncio será enviado para o seu site? Em caso positivo, suas páginas estão preparadas de forma atraente para “convertê-los” em compradores? Do contrário, pouco adianta gastar dinheiro para enviá-los para lá.

Tenha em conta que, dos usuários que visualizarem a sua publicidade, somente uma parcela deles (dependendo de quão boa está a configuração do seu anúncio) vai manifestar interesse clicando no botão para isso ao site. E dos usuários que visitarem suas páginas, somente uma parcela deles (dependendo de quão atraente está a sua oferta) vai seguir para o processo de compra. É um “funil”.

Convém fazer muita experimentação para chegar numa estratégia correta.

Como impulsionar um post do Instagram

Começaremos pela forma mais fácil de anunciar no Instagram, que é “impulsionando” um conteúdo que você já publicou em seu perfil. Em breve, publicaremos opções que podem trazer mais retorno, mas que são mais complicadas de configurar).

Antes, é necessário que você ou a sua empresa tenha uma conta profissional do Instagram (caso não tenha ou não saiba como fazê-lo, clique aqui e leia um artigo que publicamos sobre). Você também será “convidado” a fazer integrações com o Facebook, dono do Instagram. Pode parecer estranho, mas até facilita o gerenciamento e permite opções mais avançadas no futuro.

Caso estas etapas estejam efetuadas corretamente, todas as postagens do seu perfil terão o botão “Promover” ativado logo abaixo da imagem:

1

Clique no botão para dar início ao passo a passo de configuração do anúncio, que será a definição de uma “meta”, ou seja, daquilo que você quer do seu impulsionamento:

WhatsApp Image 2021 07 13 at 17.46.25

São três opções, a saber:

  • Mais visitas ao perfil: quem clicar no botão será redirecionado para o seu perfil no Instagram (esta é uma boa opção caso você tenha interesse no aumento de seguidores);
  • Mais visitas ao site: o endereço que está configurado no seu perfil ou outro que você indicar (por exemplo, a página de aquisição de um serviço);
  • Mais mensagens: será redirecionado para entrar em contato com você por mensagem direta);

Seleciona a opção mais desejada e você será direcionado para o passo seguinte, possivelmente o mais importante, a seleção do público-alvo:

WhatsApp Image 2021 07 13 at 17.53.03

A primeira opção é simples: você pode deixar esta tarefa para o próprio Instagram, selecionando a opção “Automático”. Neste caso, a plataforma tentará mostrar o anúncio para pessoas com o mesmo perfil dos seus atuais seguidores, incluindo localização, idade, gênero e interesses.

Você, porém, pode determinar o seu próprio público, com as opções abaixo:

WhatsApp Image 2021 07 13 at 17.53.45

São quatro campos:

  • Nome: o público ficará guardado no seu Instagram para futuros reaproveitamentos e ajustes;
  • Localizações: você pode determinar que o seu anúncio seja mostrado no país inteiro ou em determinados Estados e cidades – ou mesmo no exterior;
  • Interesses: aqui você coloca os possíveis interesses das pessoas que podem se atrair pelo seu produto ou serviço. Dependendo do caso, é a parte mais “intuitiva”. Ferramentas mais avançadas do Facebook permitem determinar até a formação e a renda dos usuários (a segunda, porém, só funciona nos Estados Unidos);
  • Idade e gênero: é possível configurar anúncios específicos para homens ou mulheres e por faixa de idade;

Depois disso, você parte para a definição do tempo de duração da campanha e do valor diário:

WhatsApp Image 2021 07 13 at 17.56.35

Por fim, será redirecionado para uma tela na qual será possível revisar todas as configurações antes de mandar o anúncio para a análise do próprio Instagram.

Experimentação

Vale ressaltar que, como recomendamos anteriormente, é interessante fazer muita experimentação. Por exemplo, se você publicou um anúncio com duração de 30 dias e não obteve retorno algum em cinco dias, será que vale continuar com ele? Será que não seria mais interessante alterar o criativo ou ajustar o público-alvo?

Você também pode deixar no ar mais de um impulsionamento ao mesmo tempo. Então, dependendo do seu negócio, pode publicar um mais direcionado para homens e outro para mulheres, com artes e textos diferentes. Ou ainda por faixa de idade.

Enfim, você deve estar atento para a necessidade de acompanhar seus anúncios. Acesse frequentemente os “insights” e observe o que já foi alcançado e o quanto você já gastou. Isso irá lhe ajudar a ajustar orçamento da melhor forma possível. Muitas empresas de turismo já utilizam o Instagram para fazer campanhas.