Recentemente, uma pane no sistema de gerenciamento de domínios provocou a queda simultânea de Whatsapp, Facebook e Instagram. Foram aproximadamente sete horas de interrupção de três dos serviços online mais populares do planeta. E isso prejudicou comunicação, atendimento e vendas de empresas de todos os segmentos e portes.
O motivo da queda ter ocorrido simultaneamente com essas três ferramentas é muito simples: todas pertencem ao mesmo “dono”, mais especificamente ao Facebook, que comprou as outras duas nos últimos anos, de olho em suas popularidades.
Hoje, elas possivelmente compartilham muitas de suas plataformas e tecnologias. A falha teria ocorrido no sistema de gerenciamento de domínios, afetando as três ao mesmo tempo. Não é a primeira vez que isso acontece e certamente não será a última.
Foco nas redes sociais
Muitas empresas, inclusive de grande porte, têm focado todos os seus esforços de comunicação e marketing somente nas redes sociais, sobretudo no Instagram. Mesmo que ainda superado em número de usuários pelo Facebook, o “Insta” é que tem trazido mais visibilidade para marcas e produtos.
É evidente que você e o seu negócio devem apostar na rede social que mais bomba no momento, mas entendemos ser um erro ficar só nela. E o motivo não é apenas porque ela pode sair do ar e deixar seus clientes a “verem navios”. Há outros:
Redes sociais vem e vão
Você lembra do Orkut? por vários anos, foi uma verdadeira febre na Internet brasileira, até ser superado pelo… Facebook. O próprio Instagram tem efetuado diversas na exibição e no engajamento de vídeos para não ser superado pelo concorrente que mais cresce no momento, o TikTok.
Ou seja, na dinâmica com as quais as tecnologias e a Internet mudam, é possível que, nos próximos cinco anos, você esteja apostando em uma plataforma ainda totalmente desconhecida. E isso não vale somente para redes sociais, mas também para aplicativos, games, hardware e tudo mais.
Pode não ser o seu perfil de cliente
Nem sempre a rede social mais popular é aquela na qual você conseguirá atingir o seu público-alvo. Por exemplo, no caso de recrutamento e seleção ou outros serviços mais corporativos, o Liknedin pode ser mais adequado. O próprio Facebook ainda funciona melhor que o Instagram para públicos de maior idade. Já serviços locais devem apostar em serviços de mapas como Google Meu Negócio/Maps, Waze e outros.
Melhor para ser encontrado
Pessoas que não conhecem a sua empresa podem até encontrá-la nas redes sociais, sobretudo se você pagar para promovê-la. No entanto, a melhor maneira de clientes em potencial chegarem até ela de forma orgânica (ou seja, gratuitamente) é por meio de um site.
O Google ainda prioriza em seus resultados de busca as páginas do seu site, sobretudo se ele for bem construído e configurado de acordo com critérios de Search Engine Optmization (SEO). que tem justamente o objetivo de melhor a a sua “encontrabilidade”.
“… todos os ovos na mesma cesta”
E temos a questão de não ficarmos dependentes de somente uma plataforma ou empresa. É claro que, para colocar um site no ar, você dependerá de terceiros: há o registro do domínio, a hospedagem do site e o seu próprio desenvolvimento, entre outros.
Porém, há uma diferença fundamental: o site continua sendo seu, mesmo que você opte por trocar de hospedagem ou agência de desenvolvimento. No caso das redes sociais, é diferente: se um dia o Facebook decidir “fechar suas portas”, muito provavelmente o máximo que você conseguirá recuperar serão seus dados – e olhe lá.
Por isso, o ideal é que você diversifique a sua presença online. O mais importante, independente do porte da sua empresa, é ter uma estratégia digital que saiba, a cada momento, em quais canais devem ser concentrados seus esforços – e investimentos.
Diversificação e planejamento
As empresas que investem no marketing digital têm (ou deveriam ter) um planejamento para coordenar essas ações. Esse planejamento tem o condão de tornar mais efetivas as atividades ligadas à publicidade. E jamais ele pode ser balizado em uma única forma de abordagem porque se uma falhar a outra deve estar à mão para ser utilizada.
As redes sociais são excelentes meios de fazer a divulgação de uma empresa. Isso é inegável. O poder desse meio de abordagem às pessoas é muito forte e tem a capacidade de potencializar os negócios. Muitos empreendedores que investiram (e ainda investem) nessa publicidade alcançam excelentes resultados.
Entretanto, é preciso estar atento aos demais meios de divulgação que a sua empresa pode ter, além das redes sociais. Pois há muitas outras oportunidades que podem ser utilizadas para lhe ajudar nesse processo. A sua publicidade pode ser mais completa se você se utilizar dessas outras oportunidades.
Portanto, esteja atento ao fato de que não somente as redes sociais devem ter espaço cativo no seu planejamento de marketing digital. Você pode e deve contar com outras alternativas como um domínio próprio, um blog, uma loja virtual, e-mail marketing e ações do tipo.
Diversificando a maneira de abordagem ao cliente você poderá chegar até ele de várias maneiras. Assim, aumentam-se as chances de ser bem sucedido.