Relatório aponta 4 perfis de viajantes na próxima década. Baixe grátis!

relatório sobre perfis de viajantes

Quem trabalha no setor de turismo precisa estar sempre atento às tendências e às previsões para o futuro do seu negócio. Nesse sentido, é importante ficar de olho em estudos produzidos por grandes referências da área. Um dos mais importantes dos últimos tempos é o relatório Traveler Tribes 2033.

Dessa vez, o estudo identificou 4 perfis de viajantes que serão comuns na próxima década. Com essas informações, as empresas do setor podem se preparar para oferecer um serviço mais alinhado às expectativas e personalidades de cada grupo.

Neste texto, você vai entender o que representa cada um desses perfis e como esses dados foram obtidos. No final do artigo, você encontra o link para baixar o relatório completo, gratuitamente. Vamos lá!

O que é o Relatório Traveler Tribes 2033?

Esse é um estudo pedido pela empresa Amadeus e realizado pela Northstar Research Partners. Seu objetivo é reunir informações importantes sobre o comportamento e as preferências dos viajantes no ano de 2033.

Para isso, diversos aspectos são levados em consideração, desde os motivos da viagem até os tipos de atrações procuradas. O resultado é um panorama completo que nos permite “enxergar o futuro” do turismo ou pelo menos ter uma ideia do que está para acontecer.

Mas uma coisa é certa, as viagens estão mudando, mas viajar continuará sendo a prioridade de muitas pessoas e um aspecto importante da economia global.

Para termos uma ideia de como esse setor é capaz de se reinventar, basta analisar alguns dados recentes: entre janeiro e julho de 2021 houve por volta de 175 milhões de turistas viajando ao exterior.

Mas, com a melhora da pandemia do coronavírus, esse número subiu para 474 milhões no mesmo período de 2022.

Quais são os perfis de viajantes identificados no Relatório Traveler Tribes 2033?

Para começar a se preparar para as tendências do setor de turismo você terá que ficar atento há quatro perfis.

Essa classificação foi obtida por meio de uma pesquisa em que participaram 10.000 pessoas de 15 países diferentes, juntamente com a opinião de especialistas, estudo de 5,8 milhões de dados e segmentação psicográfica.

1.  Criadores de memórias

Como o próprio nome sugere, esse perfil de viajantes está mais interessado em conhecer novos lugares e criar memórias incríveis. Então sua experiência é mais conectada com o lugar em que estão e eles estão dispostos a viver as coisas de forma mais intensa e dar atenção às pessoas.

Por outro lado, o grupo é menos ligado às tecnologias e à sustentabilidade, o que pode trazer alguns problemas para eles no futuro.

Entretanto, esse perfil também demonstra algum interesse e empolgação com certos avanços tecnológicos, como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada. Por isso estão dispostos a experimentar pré-visitas e visitas virtuais antes de definirem os locais para onde viajar.

De forma geral os Criadores de Memórias estão muito habituados e acomodados aos métodos tradicionais de viagem e não enxergam razões para alterar suas preferências.

Calcula-se que esse grupo seja formado por 44% de pessoas com 42 anos ou mais.

2.  Buscadores de experiências

Os Buscadores de Experiências são os viajantes que estão dispostos a viverem coisas inteiramente novas. Eles têm um perfil mais explorador e gostam de viajar com menos planejamento, curtindo as surpresas pelo caminho.

“Só se vive uma vez” é o lema desse grupo, então eles não se importam em seguir os seus instintos. Procuraram por hospedagens menos previsíveis e passeios mais excitantes.

Esse tipo de viajante está sempre aberto às surpresas que podem surgir na próxima esquina. Se acomodar a um estilo ou a um roteiro pré-definido vai deixar a experiência sem graça para eles.

Além disso, eles estão abertos aos avanços tecnológicos e pretendem usar inteligências artificiais para automatizar diversos pontos da viagem e também querem contar com esse tipo de opção nos aeroportos.

Essas características mais aventureiras dos buscadores de aventuras podem ser compreendidas quando analisamos alguns pontos do seu perfil. Cerca de 44% das pessoas que formam esse grupo compartilham alguns aspectos em comum:

  • Não têm filhos;
  • Seus trabalhos proporcionam rendimentos consideráveis. Os salários são classificados como médios ou altos;
  • Seus empregos são flexíveis, o que faz com que eles não tenham uma rotina fixa e se sintam mais à vontade para se aventurar em viagens inesperadas.

3.  Travel Tech-fluencers

Esse perfil abrange aqueles que hoje são viajantes de negócios e estão de olho no futuro. Aqui temos um grupo totalmente ligado em tecnologia. Eles possuem vários aparelhos eletrônicos e estão sempre atualizados sobre as novidades do mercado.

São um tipo de viajantes que estão muito preocupados com questões ambientais. Entretanto, fazem um controle maior sobre sustentabilidade nos seus meios de viajar do que nos locais em que vão ficar.

Essas pessoas procuram experiências em que a tecnologia esteja presente, então uma forma de atraí-los é mostrar atrações que exploram a modernidade de forma cativante.

Como sempre, saber a idade desse grupo é importante para entendermos como a época em que nasceram é capaz de influenciar em suas decisões e no seu estilo de viagem. Nesse caso, sabemos que 48% dessa tribo de viajantes é formada por pessoas com menos de 32 anos.

4.  Exploradores Pioneiros

Podemos dizer que esse grupo mistura um pouco dos outros três. Pois ele é formado, prioritariamente, por pessoas de 23 e 41 anos de idade que preferem fazer um planejamento detalhado e com antecedência de suas viagens. Por outro lado, caso surja uma oportunidade, também estão dispostos a mergulhar em uma aventura inesperada.

Eles se preocupam muito com sustentabilidade e estão dispostos a deixar que questões ambientais sejam aspectos fundamentais em suas decisões.

Além disso, esperam usar meios de pagamento alternativos que o futuro tenha a oferecer. Essas pessoas levam suas vidas em um ritmo frenético e muitas coisas estão acontecendo a todo o momento.

Um pouco mais sobre o Relatório Traveler Tribes 2033

Decius Valmorbida, o presidente de viagens da Amadeus, afirma que o setor tem a responsabilidade de criar experiências inspiradoras e memoráveis para os viajantes. Segundo ele, para fazer isso é importante entender o que as pessoas desejam no presente e também no futuro.

Você já conhecia o relatório Traveler Tribes 2033?

Clique aqui para baixá-lo gratuitamente.