Spin Selling: a relevância de entender as necessidades do cliente

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O spin selling é uma técnica muito usada atualmente. Oferecer um bom atendimento ao cliente é essencial para que uma marca ou empresa possa alcançar metas em vendas. Por isso, atender as necessidades e expectativas do consumidor é muito importante. É fundamental que a marca entenda o perfil do seu público-alvo (ideal customer profile) para que a empresa permaneça no mercado em meio a concorrência.

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Portanto, é preciso estar presente não apenas fisicamente, mas também nos canais digitais disponíveis, de modo a buscar oferecer o melhor atendimento para os clientes de maneira pontual e educada. Neste artigo, você saberá melhor sobre a relevância das necessidades e expectativas do cliente, além de entender o que é o ideal customer profile e como a técnica spin selling pode te ajudar nisso.

Como o Spin Selling atua para as empresas junto aos clientes?

O Spin Selling atua como uma técnica que se resume em fazer as perguntas exatas para ouvir seus possíveis clientes e transformar suas necessidades em uma solução. Essa técnica pode ser utilizada ao realizar negociações, e é feita justamente para ajudar o cliente da melhor maneira possível.

O segredo é encontrar o ideal customer profile, que é o perfil ideal de cliente, aquele que fará com que a empresa lucre mais e exija menos esforço.

Quais expectativas e necessidades dos clientes? Como atingi-las?

As necessidades e expectativas do cliente agem com um conjunto de características. A expectativa do cliente é que o produto adquirido por ele atenda bem as suas necessidades.

Já as necessidades do cliente é que o produto ou serviço solucione seu problema. Isso significa que atender o consumidor deve ir muito além da entrega do produto ou serviço, pois em um atendimento, existem: o antes, depois e muitas vezes o pós atendimento.

A questão levantada é como atingir essas expectativas e necessidades do cliente e qual é o seu ideal customer profile.

Importância de entender as necessidades dos clientes

É fundamental entender as necessidades dos clientes para garantir uma boa experiência para os dois lados., o que irá gerar mais lucro e menos dores de cabeça para o vendedor.

Para um atendimento de excelência, é necessário ter um planejamento de um pré atendimento. Dessa maneira, será possível identificar mais rápido quais são as necessidades do cliente ou até mesmo encontrar seu ideal customer profile.

Construir uma estratégia de venda de forma personalizada para cada atendimento é essencial para atender aos clientes de maneira eficiente.

Feedbacks

Os feedbacks são fundamentais para um bom negócio, pois são avaliações feitas por clientes que usufruíram de algum produto ou serviço da marca. E quanto melhor essa avaliação, mais confiança os possíveis compradores ou clientes têm para adquirir os produtos ou serviços.

É comum que empresas postem em suas redes sociais alguns feedbacks de clientes, o que é essencial para que as pessoas vejam e criem confiança na empresa.

Pensar como o cliente

A marca deve pensar como cliente. Todos nós, como consumidores, queremos receber o melhor atendimento possível. Além disso, também buscamos por qualidade de serviço ou produto.

Se você quer mesmo crescer como empresa, é necessário buscar realizar um bom atendimento e seu ideal customer profile.

Além disso, estar atento à qualidade dos seus produtos é de extrema importância para não ter dores de cabeça depois, como ter que realizar a troca de um produto, por exemplo.

Interação nos canais de comunicação e foco na solução de problemas

Não adianta enganar clientes ou ficar preso por horas em um atendimento que não irá solucionar os problemas dele.

O ideal é saber de antemão como solucionar o problema em questão, seja ele devolução ou qualquer outro entrave.

Objetivo do Spin Selling

O objetivo do Spin Selling é justamente resolver com eficácia o problema do cliente, de modo a evitar possíveis objeções, o que pode ser um grande desafio para os empreendedores.

Por isso, o Spin Selling tem como objetivo esclarecer as necessidades do comprador, ao desenvolver um bom relacionamento.

O que o cliente quer?

O cliente busca, acima de tudo, um bom atendimento. Quando um vendedor atende de maneira grosseira, muitas vezes o comprador perde o interesse na compra. Por isso, além da qualidade do produto, o comprador busca por um atendimento com respeito e boa vontade da parte do vendedor.

Como saber o que o cliente quer? Para saber a resposta, basta fazer perguntas para os clientes que poderão levar até uma solução para o problema.

Analisar pesquisas de satisfação na concorrência pode te ajudar a melhorar o atendimento e como consequência, conquistar clientes fiéis para sua loja, marca ou empresa.