Atualmente, a transformação digital da indústria de viagens tornou-se uma prioridade para todos os empreendedores do setor. Afinal, com as mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus e o crescimento do mercado online, não se pode negar que a tendência virou realidade. Porém, muitos profissionais ainda não sabem o que fazer e nem por onde começar o processo.
LEIA TAMBÉM
- 7 livros para ajudar você a vender mais
- 5 tendências tecnológicas que você deve conhecer
- Montamos o site da sua empresa de turismo
Aqui, algumas questões sobre a transformação digital no setor de viagens serão discutidas para ajudá-lo a implementá-la em seu negócio o mais rápido possível. Confira:
Tópicos
O que é transformação digital?
Simplificando, o conceito combina as tecnologias digitais com os processos de uma empresa. As companhias, pequenas, médias ou grandes, precisam se adaptar às novas tecnologias para alcançar melhores resultados, maior produtividade e se manterem competitivas no mercado. A transformação digital exige repensar processos, modelos de negócios e experiências de compra e entrega de clientes por meio de novas tecnologias.
É preciso deixar claro que, quando se trata de novas tecnologias, não se trata, necessariamente, apenas de marketing digital, mas, também, de mudanças em processos e estruturas organizacionais. Empresas com maior maturidade digital tiveram maior crescimento e melhor desempenho financeiro, segundo estudo.
Como resultado, não se pode esperar que as empresas evoluam em um ambiente digital, mantendo uma mentalidade retrógrada e inteiramente baseada em processos fora de um ambiente virtual.
Como a transformação digital está afetando o setor de viagens?
O mercado de viagens não é exceção quando se trata de transformação digital. Como muitos outros negócios, o setor está sendo profundamente afetado por essa mudança. Lembre-se de que os viajantes procuram soluções personalizadas, agilidade e capacidade de resposta em todas as etapas da jornada de compra.
A oferta de produtos e serviços online tem deslocado as lojas físicas para o e-commerce, que ganha cada vez mais espaço nas preferências de compra dos consumidores. As empresas nascem inteiramente em um ambiente digital, como agências de viagens online, Airbnb, Tripadvisor, etc.
O uso de telefones celulares representa muito acesso e interação. Consequentemente, a necessidade de agilidade aumentou, pois esse tempo de resposta afeta diretamente a conversão de vendas. Hotéis, operadoras e companhias aéreas já utilizam novas tecnologias para agilizar processos, otimizar recursos e proporcionar experiências personalizadas aos clientes.
Estes são alguns exemplos de como os mercados e as preferências dos consumidores mudaram. As empresas que não se adaptarem a isso perderão cada vez mais espaço e, provavelmente, terão dificuldade em se manter abertas. Por isso, entrar em um processo de transformação digital não é apenas mais uma possibilidade de crescimento do seu negócio de viagens, mas um fator fundamental para sua empresa!
Entendendo as questões da transformação digital
Há algumas coisas importantes sobre a transformação digital para que seu negócio se integre nesse contexto. Confira:
A transformação digital não é apenas para grandes empresas
Entender verdadeiramente isso é o primeiro passo para a mudança. Sua empresa nunca será capaz de dominar o cenário digital acreditando que apenas grandes companhias devem fazê-lo. As pequenas e médias empresas também podem se beneficiar da implementação de ações e culturas amigas do digital.
Foco na experiência do cliente
A transformação digital não é só um movimento por conta da mudança tecnológica. Trata-se de um novo formato para melhor atender as necessidades dos clientes modernos, que estão cada vez mais integrados às mídias online. Segmentar seu público, adotar uma abordagem personalizada para reter essas pessoas e entregar ofertas direcionadas são alguns dos aspectos que você deve ter em mente.
Por isso, é necessário conhecer muito bem o seu público, entender suas dificuldades e suas principais necessidades, a fim de criar e ajustar estruturas que possam ser adequadas. Este processo pode levar algum tempo para ser implementado, mas, certamente, trará bons resultados!
Você tem que fazer passo a passo
A transformação digital de um negócio não acontece da noite para o dia. Esse tipo de processo costuma levar algum tempo para acontecer. Afinal, vários aspectos precisam ser modificados dentro da empresa para que tudo corra bem. De qualquer forma, o primeiro passo a ser dado é tomar consciência da mudança, entender o que deve ser feito e alinhar-se à estratégia de longo prazo do negócio.
Concentre-se em pequenas ações que podem ser feitas no menor tempo possível. Então, faça novos planos para poder ir mais longe.
Toda a empresa é responsável pelo processo
Muitas empresas acabam com a falsa impressão de que apenas o departamento de marketing é responsável pela transformação digital no turismo. Quando se trata de atrair vendas por meio da tecnologia, esse departamento é responsável por toda a comunicação e pelos mais diversos aspectos do negócio.
No entanto, a transformação digital é uma responsabilidade de toda a empresa, requer colaboração interna e é muito mais difícil alcançar bons resultados sem um esforço conjunto. Todos, desde o vendedor da empresa até o proprietário, devem fazer o possível para mudar o rumo da organização para adaptá-la ao mercado digital.
A orientação de consultores externos pode facilitar e acelerar o processo de transformação digital no turismo.
Você precisa ter uma atitude positiva
Enquanto sua empresa estiver apenas reagindo ao que está acontecendo em outros mercados, ela estará sempre em desvantagem. Um dos pontos centrais da transformação digital no turismo é justamente ter muita iniciativa e assumir a responsabilidade pela mudança, agregando novas tecnologias, fazendo um uso mais eficiente das redes sociais e iniciando processos que podem impactar a vida dos clientes e o mercado como um todo.
Conclusão
A transformação digital é inevitável dentro do turismo. Se para alguns isso é negativo, para outros – a maioria – é excelente. Porém, essa dualidade não precisa existir, já que a transformação digital se faz presente em diversos segmentos do empreendedorismo. É necessário se adaptar aos novos tempos e encarar isso com otimismo.